segunda-feira, 3 de junho de 2019

Rabanetes e seus benefícios na Saúde



Seu nome científico é Raphanus sativus, conhecido como alimento saudável, desde do tempo dos Egípcios. Os romanos os conservavam numa mistura de mel, sal e vinagre e na Grécia eram tão apreciados,  que se faziam imagens de ouro de rabanetes. É um alimento com historia, que nós podemos ter certeza de que é um alimento feito para a alimentação humana.

É uma raiz de sabor picante, tanto o tubérculo como as suas folhas são comestíveis. Os meses da grande colheita dos rabanetes é durante a primavera, entre os meses de Abril a Julho, altura que nosso fígado precisa deles.

VALOR NUTRICIONAL
São ricos em vitaminas e minerais como a tiamina, niacina, riboflavina, vitamina B6, Vitamina A, C, folato, potássio, cálcio, sódio, magnésio, fosforo e zinco.

PROPRIEDADES DOS RABANETES
Têm propriedades antiespasmódicas, antibacterianas, antissépticas, antiparasitárias, laxativas, diuréticas e depurativas.

Propriedade Hepatoprotetora
São benéficos para o fígado, eles estimulam a produção de bílis, bilirrubina, ácidos, enzimas e com isso ajudam na eliminação de toxinas e resíduos no sangue. É um excelente remédio em casos de icterícia, pois ajudam a reduzir e a estabilizar os níveis de bilirrubina no sangue.
O seu consumo regular ajuda a prevenir e a quebrar pedras na vesícula biliar.
É importante ter uma boa produção e eliminação de bílis, para que que haja boas digestões e boas assimilações. Precisamos de bílis para digerirmos as gorduras e absorvermos algumas substâncias muito importantes como é o caso da Vitamina E, da Vitamina A. Como vai ficar a nossa vista se não absorvermos vitamina A?

Propriedades Gastrointestinais
O intestino são as nossas raizes, nele se constrói a Saúde ou a doença. Os rabanetes contribuem para aumentar a Saúde. A sua fibra contribui para a formação de fezes mais solidas contrariando episódios de diarreia e fezes mal formadas, assim como ajuda nos casos de obstipação. São um dos aliados das pessoas com hemorróidas.

Propriedades para o Sistema Urinário
Rabanetes têm propriedades diuréticas, anti-inflamatórias e anti-bacterianas. São excelentes em caso de sensação de queimação durante a micção, ou em caso de infeções bacterianas dos rins e do trato urinário.
Os Rabanetes também têm propriedades antifúngicas. Descobriu-se que bloqueiam o crescimento da Candida albicans, bicharoca envolvida em infecções orais e genitais geralmente conhecidas como candidíase.

Transtornos Respiratórios
Rabanetes têm propriedades que descongestionam os pulmões, sendo um auxílio válido em caso de irritação do nariz (sinusite), garganta, infeções pulmonares e alergias.
Sob a forma de infusões e decocções, são um excelente supressor da tosse e são úteis contra infeções respiratórias.
Ajudam a remover o excesso de muco da garganta.

Saúde da Pele
Os nutrientes contidos nos Rabanetes, como vitamina C, fósforo, zinco e vitaminas do complexo B ajudam a manter a pele saudável. Os Rabanetes também podem ser aplicados como uma máscara com propriedades purificantes e desinfetantes em caso de pele seca e erupções cutâneas. Têm propriedades que aliviam o prurido (comichão), reduzem a dor e o inchaço em áreas da pele que estejam inflamadas.


Outros Benefícios 
Sendo uma excelente fonte de potássio, ajudam a combater a hipertensão, a relaxar as paredes dos vasos sanguíneos e a promover o fluxo sanguíneo. Têm na sua composição antocianinas que contribuem para uma melhor circulação sanguínea.

Os Rabanetes fazem parte dos alimentos que quando consumidos, apresentam ação preventiva contra o cancro. Investigações defendem que os Rabanetes têm a capacidade de induzir a apoptose em algumas linhas celulares de cancro. (1)

Pesquisas defendem que as Sementes dos Rabanetes podem ser usadas com efeito terapêutico na doença de Alzheimer, devido há presença de uma gordura chamada ácido erúcico, um ómega 9, que parece ajudar nas doenças com défice cognitivo. (2)

As folhas dos Rabanetes são uma verdura que pode ser consumida, pois apresentam  vários benefícios para a Saúde.


 Segundo a Medicina Tradicional Chinesa, os Rabanetes têm um sabor doce e picante, são de natureza fresca, por isso eliminam o calor, limpam a humidade, eliminam toxinas, e resolvem catarros, como mucosidades pulmonares.
Estimulam a circulação de energia, o que leva a uma melhor circulação sanguínea que é a chave para uma boa Saúde.



Sem comentários:

Enviar um comentário