quinta-feira, 6 de junho de 2019

Rama dos Rabanetes e seus beneficios


Já falei aqui sobre os benefícios dos rabanetes ao fazerem parte da nossa alimentação, mas hoje venho falar sobre a rama, que muitas vezes é descartada.
As folhas dos rabanetes têm concentrações altas de diversos nutrientes.

As folhas verdes dos rabanetes podem nos dar:
- Vitamina C, vitamina B6, magnésio, fósforo, ferro, cálcio e vitamina A.
- Antioxidantes como o Indol-3-Carbinol um fitonutriente promissor na prevenção e auxiliar no tratamento do câncer, especialmente de mama.

- Potássio, ácido fólico assimilável e fibra.

As folhas verdes dos rabanetes podem contribuir para:
- Devido à sua capacidade antioxidante, podem ajudar nosso corpo a lutar contra o stress oxidativo e  assim ajudar a prevenir, controlar e tratar doenças crónicas.
Ter uma alimentação rica em antioxidantes ajuda na beleza na pele, nas condições inflamatórias e de uma maneira geral a termos mais saúde.

- Ajudam o aparelho digestivo – todos os alimentos que contribuam para um melhor funcionamento do aparelho digestivo devem estar no topo das nossas escolhas, é no aparelho digestivo que começa a saúde ou a doença.  As folhas dos rabanetes têm muita fibra o que ajuda na prisão de ventre, e faz delas um excelente pré-biótico, o que leva à produção de bactérias intestinais benéficas e consequente a uma melhor absorção intestinal e a um corpo mais nutrido. A fibra também tem ação direta no controle do açúcar no sangue, porque regula a liberação de insulina e glicose no corpo, o que é importante para diabéticos que sofrem de picos regulares e quedas nos níveis de açúcar no sangue.

- Porque são ricas em vitamina C aumentam a imunidade, para podermos fazer frente ás mais diversas infeções.

- Ajudam a saúde do fígado – Sempre que um alimento ajude o fígado, ele é importante para nós e para nossa família. O fígado filtra tudo o que nos incomoda, é encarregado de limpar as toxinas do sangue e ainda de filtrar as emoções negativas, tudo o que podermos fazer para o ajudar vem em nosso favor e bem-estar.

Todas as semanas compro um ramo de rabanetes, custa entre 1 euro e 1,5, e diariamente coloco 2 rabanetes por pessoa na salada. Ao comprar tenho em atenção a rama, para poder mais tarde consumir.

Sem comentários:

Enviar um comentário