domingo, 10 de maio de 2020

O Leite é Prejudicial para o nosso Organismo?


São muitas as vozes que chamam atenção para os problemas causados pelo consumo de leite. (1)
O leite é uma secreção da vaca para alimentar o seu filho, é um alimento rico, como todos os leites de todos os mamíferos. É rico em água, gordura, proteínas, hidratos de carbono, vitaminas e minerais. Podemos dizer que o leite é rico em nutrientes.

Ao olharmos a Natureza vemos que cada mamífero mama na teta da sua mãe, que é da sua espécie, os gatinhos na gata, os porcos na porca, o bezerro na vaca, os leõezinhos na leoa, etc. E cada leite tem a composição adequada à sua espécie e todos eles são ricos em nutrientes, visto ser o primeiro alimento que vai servir de combustível para o crescimento do mamífero em questão.

Se compararmos o leite da vaca com o da mulher, verificamos que há diferenças na proporção proteica, o leite de vaca tem quatro vezes mais caseína, ou seja, proteína do que o leite materno. Está relacionado com o tempo que cada espécie leva para crescer, os bezerros precisam de mais proteína, para crescerem rapidamente;  por lado os bebés humanos precisam de mais gordura, para o desenvolvimento do cérebro, medula espinal e nervos.  

Na industria do leite, as vacas têm de estar continuamente grávidas para produzirem leite, mas junto também produzem hormonas como a estrona e o estradiol, e estas estão associadas a cancros do aparelho reprodutivo, como o cancro de mama e o de próstata. (2)
Quando compramos um pacote de leite provavelmente bebemos mistura de leite de vaca prenha e de vaca não prenha, no qual hormonas que nos prejudicam. 

Fomos treinados associar o consumo de leite de vaca com ossos fortes. As escolas distribuíam leite como um alimento necessário para o crescimento humano. Durante muito tempo se falou que o leite prevenia a osteoporose, no entanto as estatísticas dizem que os países com menor consumo de leite como o Japão, China ou Vietname são os que têm a menor estatística de osteoporose.
Um estudo mostra que o consumo de lácteos não beneficia a saúde óssea de crianças ou jovens. (3)
O cálcio do leite da vaca está adequado para ser absorvido pelo bezerro para formar os  ossos do ruminante, mas não os nossos ossos humanos, parece mas não é a mesma coisa, nós precisamos de junto com o cálcio ter magnésio, por isso o leite materno tem nove vezes mais magnésio que o da vaca, também precisamos de Vitamina D, boro, K2 e talvez outros nutrientes ainda não descobertos.
Os mamíferos não produzem minerais, a vaca não produz cálcio, ela come o cálcio da erva, das folhas verdes. Nós não precisamos da vaca, podemos comer as folhas verdes e ter o nosso próprio cálcio, direto da planta a nós.

Atualmente, vende-se leite sem lactose. A lactose é o açúcar do leite, muitas pessoas o bebem a pensar que sem lactose o leite não as prejudica, mas esta é somente um pequeno problema do leite. A lactose é quebrada por uma enzima chamada lactase em galactose e glicose, caso a pessoa tenha esta enzima diminuída, não vai conseguir digerir bem este tipo de açúcar e vai ter intolerância.
O grande problema apontado atualmente ao leite é a inflamação que ele causa não por causa do seu açúcar, mas sim das suas proteínas, como a caseína e a betalactoglobulina. O leite materno não tem a proteína betalactoglobulina, talvez por isso o leite seja o que mais causa alergia em crianças e manifestações gastrointestinais em qualquer idade, com amplo espetro de gravidade, isto é o que diz um artigo de revisão da revista pediátrica Nascer e Crescer do Hospital do Porto, que pode ver aqui.

Todos já bebemos leite, a maioria de nós gosta do sabor, fomos habituados com sopinhas de leite, galão, pudins, e simplesmente um copo de leite morno. Beber leite tem além do sabor reconhecido por nós, uma memoria afetiva, só que entendamos que atualmente é uma bebida prejudicial para nós. Muitos podem dizer que sempre se bebeu leite, que as tribos bebem leite. Sim! É verdade, mas deve haver diferenças, provavelmente bebem leite cru, não uma bebida que está empacotada à seis meses; não bebem de vacas grávidas.

Abaixo estão alguns estudos, mas há muita informação sobre o leite que podem pesquisar. Quem está doente e quer ficar saudável tem de trabalhar no sentido saúde, mesmo que dê trabalho, tem de separar o trigo do joio, tem de perceber aquilo que fez e prejudicou e aquilo que tem de fazer para melhorar, e o leite é certamente um produto a retirar.   
             
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC1113290/                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                     

Sem comentários:

Enviar um comentário