domingo, 12 de julho de 2020

Maçã e seus Beneficios

As Macãs ( Malus domestica) são provavelmente a fruta mais universal que existe. Pensa-se que as macieiras, talvez fossem as primeiras árvores a serem cultivadas.

Os nutrientes das Maças estão significativamente mais concentrados na pele, por isso devemos de as lavar muito bem e comer a Maça com casca.
Todas as cozinhas podiam ter escrito algures “uma maçã por dia, mantém o médico afastado.”

Maçãs são nutritivas, têm na sua composição hidratos de carbono complexos, fibra, Vitamina C, potássio, vitamina K, manganês, cobre e vitamina A, E, B1, B2 e B6.

Ajudam nas dietas de emagrecimento, porque conseguem saciar a vontade de comer, que na maioria das vezes não é fome. Quando apetece mastigar, podemos sempre recorrer de uma maçã e comê-la sem pressa e bem mastigada. (1)

Comer Maças nos pequenos lanches durante o dia, mostrou que ajuda a perder peso e a baixar os níveis de gordura no sangue. (2)
Seu conteúdo em potássio facilita a diurese, o que é um alimento a considerar nos problemas de retenção de líquidos.

As Maçãs são ricas em polifenóis. Estes compostos bioativos tem um peso molecular mais alto e não conseguem ser absorvidos no intestino delgado e chegam inteiros ao intestino grosso. Lá eles servem de pré-biótico à microbiota do cólon e se convertem em compostos ativos que vão circular no corpo. Estudos epidemiológicos identificaram associações entre consumo frequente de Maçã e risco reduzido de doenças crónicas, como doenças cardiovasculares. (3)

Podemos consumir suplementos de pró-bióticos, mas se não dermos a eles alimentos adequados, que são os pré-bióticos, neste caso a fibra da Maçã, os pró-bioticos morrem. Qualquer Ser, só fica e se desenvolve se o meio for adequado. Não interessa estarmos a ingerir bactérias boas, se não dermos a elas o alimento apropriado. As Maçãs têm pectina, um excelente alimento para as bactérias boas.

São ricas em flavónoides e estes mostram reduzir o risco de AVC, (4), além de terem uma ação benéfica na prevenção de doenças cardiovasculares. (5)

Uma pessoa com cancro que queira iniciar uma alimentação saudável, fica muitas vezes indecisa com o que comer, há muita opinião controversa.
Um estudo constatou que um maior consumo de Maçã foi associado a menor risco de mortalidade por cancro em mulheres com mais de 70 anos. (6)

Experimentos com animais mostrou que consumir uma a duas Maçãs diariamente previne o cancro de pele, de mama e de cólon. (7)
Baseando-me em tudo o que sei, não acredito que o fato de comer Maçãs diariamente previna o cancro, mas é uma peça no puzzle da Alimentação da Saúde. Se temos que comer alguma coisa no lanche da manhã ou da tarde, que não seja produto animal, onde não há estudos a comprovar os seus benefícios, mas há com a Maçã e com outros alimentos.

Um estudo feito com mais de 66 000 mulheres e mais de 36 000 homens mostrou que o consumo de frutas inteiras, particularmente mirtilos, uvas e Maçãs, está significativamente associado a um menor risco de diabetes tipo 2. (8)
Um outro estudo mostrou que comer uma maçã por dia reduzia a probabilidade de desenvolver diabetes tipo 2 em 28%. (9)

As Maçãs regulam a atividade intestinal. Por um lado, têm um efeito laxante, provocado pelas fibras, enxofre e frutose, por outra parte contêm zinco e ácido málico o que exerce propriedades adstringentes. Por isso as Maçãs contribuem para regular o intestino, tanto para frear uma diarreia como para ajudar na obstipação.
Tanto o ácido málico como a quercetina presente nas Maçãs possuem propriedades bacterianas, que impedem o desenvolvimento de bactérias nocivas, responsáveis por muitas putrefações intestinais, causadoras de gases, colite, etc.

Beneficia o fígado e a vesícula biliar. Limpa o fígado e suaviza as pedras da vesícula biliar. (10)



Evita as caries dentárias – Ao mastigar a Maçã estimula-se um fluxo de saliva alcalina que neutraliza os ácidos produzidos na placa dentária após a ingestão de hidratos de carbono. (11)

Um estudo mostra que o consumo de Maçãs protege contra vários fatores do envelhecimento, entre eles a doença de Alzheimer. (12)
  
Vários estudos e relatórios indicam que a ingestão de Maçãs está associada a risco reduzido de asma e sintomas relacionados. (13)
As crianças com alergias e asma deviam ser incentivadas a consumir Maças, 1 ou 2 por dia.

A Maçã e outras frutas exercem uma proteção óssea, são alimentos importantes na  osteoporose.
Estudos transversais mostram que um maior consumo de frutas leva a uma maior densidade mineral óssea. (14)

Maçãs contêm compostos que podem ajudar a proteger o revestimento do estômago de lesões causadas por analgésicos. (15)

Segundo estudos em animais, o suco de Maçã pode ajudar a impedir o declínio de neurotransmissores envolvidos na memória. (16)
Pessoas idosas devem comer Maçãs diariamente.
As Maçãs podem ser cozidas e servem uma refeição quente e saborosa.

Segundo a Medicina Tradicional Chinesa, a Maçã fortalece o coração, diminui a sede, lubrifica os pulmões, diminui o muco e aumenta os líquidos corporais e ajuda a eliminar as toxinas.


Na Medicina Ayurveda, a Maçã melhora a qualidade e a quantidade dos espermatezoides. Considera-se que equilibra Vata e Pitta e aumenta Kapha.

Na mitologia nórdica, diz-se que as Maçãs deram aos Deuses sua Eterna Juventude.


Os Naturopatas antigos consideravam a Maçã a Rainha das Frutas, pelas suas propriedades curativas e construtoras. Era muito receitada, como “cura das Maçãs” onde durante 3 ou mais dias a pessoa comia unicamente Maçãs. Podiam ser cruas, raladas, em suco ou cozidas, isso dependia da constituição da pessoa e do poder digestivo.
Os sais de potássio da Maçã, ajudam a eliminar ácido úrico.

A Maçã tem indicação especial nos artríticos. É alcalinizante e equilibra acidez presente no corpo das pessoas que sofrem com este problema.
Recomendava-se comer Maçãs com a pele, ao pequeno almoço e no jantar, pelos seus bons efeitos antiartríticos. Também se podia recorrer do chá de casca de Maçã, sendo que esta tinha de ser biológica.

O Doutor Ernst Schneider curou casos graves de disenteria durante a segunda guerra mundial, exclusivamente com dieta de Maçãs, à falta de outros tratamentos.
Quando as pessoas ficavam muito debilitadas, sem conseguir comer, recomendava-se beber o liquido do cozimento de duas Maçãs cortadas em pedaços num litro de água. O doente ia bebendo este liquido durante o dia, até melhorar e conseguir ingerir comida sólida.

Também em casos de hipertensão resistente, ou problemas renais recomendava-se comer unicamente maçãs e arroz integral cozido. Parece que dava bons resultados, assim como nos edemas.

A Mãe Natureza comunica o que é certo através da beleza, e a Maçã com seu aspeto convida-nos a comê-la. A Maçã é um compêndio de virtudes Medicinais, conhecidas desde tempos antigos.

Sem comentários:

Enviar um comentário