domingo, 17 de fevereiro de 2019

Estas quatro Especiarias reduzem a inflamação


O que há em comum com a obesidade, diabetes, doenças cardiovasculares, cancro e processos inflamatórios dolorosos?
É a inflamação cronica.

Uma das ações para o desenvolvimento da saúde e que é extremamente importante na diminuição da inflamação cronica é ter uma alimentação adequada. No poste de hoje venho falar de algumas especiarias que aumenta a qualidade anti-inflamatória da nossa comida diária.
As especiarias apresentam uma grande variedade de antioxidantes, minerais e vitaminas e ajudam a maximizar a densidade dos nutrientes nos alimentos da refeição. Além disso direcionam e modulam as vias inflamatórias dentro do nosso corpo e desta forma podem prevenir as doenças neuro degenerativas tão associadas à inflamação.

Num estudo feito pelo Dr Michael Greger, ele mostrou que quatro especiarias são muito eficazes em reprimir a resposta inflamatória, são: O CRAVINHO, O GENGIBRE, O ALECRIM E A CÚRCUMA.
São especiarias que encontramos facilmente e que podemos de forma simples adicionar à nossa alimentação.

Os resultados do estudo que Dr. Greger fez, mostrou o que acontece quando as células do nosso corpo são expostas às muitas substâncias destas especiarias, que circulam na corrente sanguínea após um consumo diário normal. O estudo não foi feito com megadoses, apenas a quantidade normal para temperar a nossa comida.

Há muitos outros alimentos que precisamos consumir, que são igualmente antiinflamatorios, mas hoje vamos nos centrar nestes quatro:

Cravinho – Pode beber em chá, adicionado a cascas de citrinos e canela, fica uma delícia. Este chá e esta especiaria não deve ser bebida de verão.
Conheça mais do cravinho aqui.

Gengibre – Pode beber em chá, ou ralado na comida. Pessoalmente bebo diariamente em chá com casca de laranja, tangerina ou limão. Não bebo chá de gengibre no verão, porque mais uma vez estamos a falar de uma especiaria de natureza quente. Gosto muito do sabor picante do gengibre, uso em vários pratos e sopas, podem ver aqui a minha sopa de abobora com gengibre, que é uma deliciosa sopa de inverno.

Alecrim – Tenho a planta no meu jardim, e tenho-lhe dado pouca atenção.  O alecrim é um tónico do fígado, por isso ele não deve ser usado em todos os problemas hepáticos, mas sim em situações em que o fígado tem que fazer o seu trabalho e não tem energia. Por isso é bom nas TPM, na miopia, na concentração, etc.
Alecrim podemos adicionar à comida, e beber em chá. Pessoalmente gosto aromatizado com casca de limão.
Normalmente tenho sempre feito azeite de alecrim, que consiste em deixar num frasco ramos de alecrim dentro do azeite, num lugar escuro e passados 15 a 30 dias, filtrar e obtemos um azeite com o cheiro e as propriedades do alecrim. Serve para quê? Uso na pele do corpo após o banho, sim cheiro a alecrim, sinto que minha pele o absorve rapidamente, é como se me dissesse “eu gosto disto”, e eu respeito.
Também uso alecrim no sabão com que lavo os cabelos, mas isso fica para outro dia.

Cúrcuma – Usada em minha casa, quase todos os dias. Estudos, científicos, investigadores, todos defendem que a curcuma é das especiarias mais anti-inflamatórias que conhecem, vão mais longe dizem que é a substância mais anti-inflamatória. Aconselham nos processos dolorosos, como artrites, fibromialgia e outros a colocar 1 colher de chá em água e beber. Eu somente a uso na comida e em proporções normais de tempero, mas já não vivo sem a cor amarela da curcuma.
A natureza da curcuma é quente ou morna, por isso mais uma vez, devemos a reduzir no tempo quente.

Estas quatro especiarias ajudam nosso corpo a reduzir a inflamação sistémica que é comum na maioria das doenças cronicas.
A inflamação é um processo normal e benéfico do nosso corpo que tem uma ação protetora, mas quando esta inflamação sai fora de controlo, ela pode ser fonte da maioria das doenças incluindo cancro, obesidade, doenças cardiovasculares e todos os processos dolorosos, e nossa dieta diária tem muito a ver com essa cadeia de eventos.

Sem comentários:

Enviar um comentário