domingo, 10 de fevereiro de 2019

Como mudar um hábito ruim?


Sabemos que a mudança existe, e que é possível mudar, e que é possível mudar um hábito, ainda mais quando temos a consciência de que é um hábito ruim para a nossa vida ou para a nossa saúde.

Somos seres que nos viciamos com alguma facilidade, mas se tivermos a crença de que é possível alterar hábitos e que o devemos fazer quando necessário, vamos conseguir fazer, tomemos como exemplo todos os ex-fumadores. Fumar é bem viciante e mesmo assim muitos são capazes de deixar.
Você pode estar a pensar “ mas muitas pessoas tentam deixar de fumar e não conseguem”, ou “ quantas pessoas tentam emagrecer e não conseguem?”

Quando queremos mudar algo, seja lá o que for, temos que perguntar, quanta prioridade isso tem na minha vida?
Na minha vida nunca houve tendência ao desporto, um dia inscrevi-me num ginásio e não gostei, mas nos últimos anos tomei consciência da importância da atividade física e no último ano decidi que todos os dias eu tenho de me exercitar, dentro daquilo que eu elegi ser o mais certo para mim. E faço todos os dias, porque coloquei a saúde como prioridade numero 1, e atividade física é um dos pilares da saúde.

O que quer mudar, ocupa que prioridade na sua vida?
Se ocupar o número 3, é capaz de não estar alta o suficiente, ou seja a importância que dá a este assunto não é suficiente para fazer uma alteração ao seu hábito, e é difícil fazer aquilo que não é a nossa prioridade mais essencial, não é a coisa mais importante que temos a conquistar no momento, dificilmente o vamos conseguir fazer.

Por exemplo, você não quer comer doces, mas nas suas compras e na sua despensa existem doces, pode dizer “ não são para mim, são para meus filhos, meu marido”. Não vai conseguir. Tem que falar com a família e dizer que é sua prioridade deixar de comer doces, e por isso não vai ter em casa e não vai comprar, caso o marido queira ele próprio compra e come fora, você vai passar um processo de transição, vai deixar de dar um determinado veneno ao corpo e ele vai sentir-se e vai pedir, e você tem que ter tudo planeado para fazer frente a esse desejo.


Muitas vezes usamos argumentos para nos convencer de que não temos opção, é uma justificação maravilhosa para continuarmos a fazer tudo o que sempre fizemos, só que não se consegue resultados diferentes ao se fazer as mesmas coisas.

Mudar um hábito que na esmagadora maioria dos casos está enraizado desde da infância não é fácil.
É muito falado que prevenir ou tratar doenças não se consegue com uma dieta, com um tratamento, mas sim com um Estilo de vida que leve ao desenvolvimento da saúde, e ao desenvolver a saúde a doença tende a ir embora, só que esse Estilo de vida implica varias mudanças, se não muitas. Os principais pilares são alimentação, atividade física e o bem–estar. Muitas coisas têm de ser deixadas de fazer e outras têm que se começar a fazer, então é uma alteração à norma que estamos habituados.

Mas se a sua saúde for prioridade, se ser feliz for prioridade, se atividade física for prioridade, se colocar isso no topo dos objetivos e querer e sentir que é o mais importante que tem a fazer, a coisa acontece.
Muitas vezes a nossa prioridade é reclamar que estamos doentes, e não é fazer algo pela saúde.

Eu própria levei anos, a ter outras prioridades que não eram a minha saúde, muita coisa estava à frente, tive que arrumar muitas gavetas da minha vida, para depois tomar a decisão de colocar como primeira prioridade a numero 1, a minha saúde. Isso implica eu viver com qualidade de vida, que significa estar feliz, em paz, comer dentro do que considero certo, fazer exercício, ter fé e esperança que cada dia é melhor que o anterior.


Sem comentários:

Enviar um comentário