segunda-feira, 18 de fevereiro de 2019

Repolho Roxo e seus benefícios na saúde



Todos nós conhecemos o repolho. Há os verdes e os roxos. Porquê que a natureza fez uma variade roxa? Para ser um vegetal rico em antocianinas, um pigmento responsável por dar essa cor à couve.

As antocianinas, ou melhor, as frutas e vegetais que têm esta cor entre vermelho escuro, roxo e azulado têm propriedades para restaurar a saúde dos capilares. Isto é extremamente importante, porque sendo as doenças de circulação as que mais trazem prejuízo, é de nossa conveniência incorporar à nossa alimentação estes alimentos.

Todos precisamos que o repolho roxo entre na nossa alimentação, mas há pessoas que precisam mais dele, como:
- Pessoas com vista cansada, glaucoma e diabetes.
A maior parte dos problemas oculares devem-se a uma má circulação no olho, por isso proteger e aumentar a vida desses capilares por onde o sangue chega a todas as células do olho, é manter a nossa vista em níveis adequados de visão. O repolho roxo dá uma boa ajuda. Já pensou em juntar à sua salada diária um pedaço de repolho roxo cru fatiado bem fininho? A salada fica mais bonita e nós mais ricos em substâncias saudáveis.

- Pessoas com ulceras de estômago, ou com colite ulcerosa.
O repolho é rico em glutamina, que é um aminoácido que tem entre outras funções a de regenerar o epitélio intestinal e a proporcionar uma melhor absorção de nutrientes. A glutamina também neutraliza a acidez que resulta do exercício físico e previne a perda de massa muscular.

- Mulheres gravidas.
Esta verdura é rica em folato, o que é muito importante para uma mulher durante a gravidez, onde a necessidade desta vitamina é aumentada. Também para situações pontuais de diabetes gestacional.

- Mulheres – prevenir cancro de mama e miomas.
Os compostos enxofrados da couve se decompõem em índoles como são os famosos sulforafano e o indol-3-carbinol que intervêm na regulação dos estrogénios e ajudam a prevenir todas doenças dependentes do estrogénio, como o cancro de mama, os miomas ou fibromas.

- Mulheres na menopausa e mulheres com osteoporose
A couve é rica em cálcio e em boro que ajuda a ter ossos saudáveis.

- Pessoas com retenção de líquidos.
O alto conteúdo de potássio, além de nos relaxar, tem uma ação diurética e ajuda a eliminar líquidos, o que é conveniente nas dietas de emagrecimento, de desintoxicação, nas doenças artríticas, nos edemas e na retenção de líquidos.

Provoca gases?
Em algumas pessoas pode provocar. Caso isso suceda é favorável seguir o conselho da Medicina Ayurvédica que recomenda cozinhar a couve cortada fininha com alho, cebola e gengibre, com um fio de azeite.
Não deve misturar na mesma refeição outras couves crucíferas, como por exemplo couve-flor ou brócolos.

Por tudo isto e por muito mais que ainda não se descobriu, eu sempre que posso junto à minha alimentação repolho roxo, é uma “caixa redonda” de substâncias que a natureza elaborou com uma determinada informação, que quando chega dentro de nós, nosso corpo a reconhece e a aceita.
Introduzir repolho roxo na alimentação é mais uma das ações para o desenvolvimento da nossa saúde.


Sem comentários:

Enviar um comentário