quinta-feira, 21 de fevereiro de 2019

Olhos cansados – o que pode fazer para ajudar?



Temos cinco sentidos, mas aquele que atualmente é mais exigido estar ativo é a Visão. Nossos olhos trabalham muito, é normal que às vezes os sintamos cansados. Como sintomas podemos ter, suaves dores nos olhos, ou na cabeça, olhos vermelhos, dificuldade em ler, visão borrada, lágrimas, fadiga ocular e sensibilidade à luz.

A grande causa dos olhos cansados é a nossa exposição atual aos aparelhos eletrónicos, mas também pode dever-se a uma má iluminação, ter que fixar a vista a curta distancia por um longo período, estar em ambientes secos, como o de ar condicionado, etc.
O problema em passar muitas horas frente de um ecrã, é que diminuímos a frequência de piscar os olhos, por exemplo quando falamos piscamos em média umas 20 vezes por minuto, frente à televisão umas 12 vezes e ao olhar o telemóvel umas 9 vezes por minuto. A natureza deu-nos o reflexo de piscarmos os olhos para os podermos hidratar adequadamente, porque tudo foi feito maravilhosamente.

Quando nossos olhos estão cansados, cabe a nós cuidarmos deles, para que desta forma eles sempre possam nos servir.
Diversas coisas podemos fazer para os ajudar, dependendo da situação em que se encontram.

Exemplos de várias situações de olhos cansados e o que podemos fazer para ajudar

- Quando usamos a vista demasiado tempo, quando estamos horas frente a um computador a trabalhar ou estudar, os olhos podem ficam avermelhados. As células para fazerem frente ao seu trabalho, requerem um maior suprimento de sangue, o que muitas vezes pode aumentar ligeiramente a temperatura do olho, o que leva a uma pequena vasodilatação, mas suficiente para que o sangue circule mais devagar, por isso se vê a parte branca do olho com veiazinhas vermelhas.
O que podemos fazer para ajudar?
Podemos chegar a casa após um dia de trabalho e banhar os olhos várias vezes seguidas com água fria da torneira, os banhos frios tonificam os olhos, no sentido que o frio vai fazer uma vasoconstrição nos capilares oculares e restabelecer a circulação de forma natural e normal.
Também pode aplicar sobre cada olho um saquinho de chá molhado e frio. Pode ser de chá de camomila ou de cavalinha.

- Há casos em que a pessoa além dos olhos cansados, tem agitação mental, não se consegue concentrar, está em frente ao ecrã, mas não realiza mais nenhuma tarefa produtiva, e também tem os pés frios. Isto indica que há um excesso de energia e de sangue na parte superior do corpo em relação à extremidade inferior.
O que fazer?
Este desequilíbrio da temperatura resolve-se com um escalda-pés, que consiste em colocar os pés em água bem quente por 15 a 20 minutos, e aplicar na zona ocular ou em volta da cabeça uma toalha molhada fria. É uma aplicação simples, mas com grande ação fisiológica, que é de trazer o sangue para a extremidade inferior e aliviar a congestão venosa na cabeça, assim como nos olhos.

- Caso sinta que banhar os olhos com água fria não lhe traz muito alivio, faça aplicações alternadas de saquinhos de chá mornos e frios. Aplica um saquinho de chá de camomila que foi molhado em água morna e deixa por 5 minutos em cima de cada olho. Aproveite para ouvir uma boa música. Depois aplique um saquinho de chá molhado em água fria por 1 minuto. Se possível volte a fazer o mesmo uma segunda vez, 5 minutos com quente e termina com 1 minuto com o saco de chá frio.

A vista cansada ou presbiopia, é vista como um processo natural de envelhecimento. Os músculos dos olhos ficam enfraquecidos e impedem o cristalino de se adaptar às necessidades de foco. Mas, nós podemos sempre fazer a nossa parte, todas as células se renovam e se tiverem uma boa circulação exercem melhor a sua função, por isso tão importante os banhos frios alternados com mornos.

Outro procedimento que podemos fazer para ajudar a circulação na face e nos olhos, é após o banho diário com água quente, deixar correr pela face água fria, fecha um pouco a pressão da água e banha toda a face e os olhos por alguns segundos. Esta aplicação beneficia os olhos,  toda a área cerebral, assim como a própria face, porque aumenta a circulação energética e sanguínea.

As técnicas que referi, fazem parte dos tratamentos de Hidroterapia, usados desde o tempo de Hipócrates. Tão fáceis, tão simples e com tão bons resultados.


Sem comentários:

Enviar um comentário