sexta-feira, 31 de maio de 2019

Ervilhas - Seus benefícios



Acredito que na etapa da evolução atual do Homem, a tendência é para cada vez mais nos encostarmos ao vegetarianismo, acredito no que Leonardo da Vinci disse: ”Chegará o dia em que todo o homem conhecerá o intimo dos animais. Nesse dia, um crime contra um animal será considerado um crime contra a própria humanidade.

Quando falamos em não comer carne, há um medo que é um mito sobre 
“…e as proteínas?”
Sabemos que a natureza nos presenteia proteína em muita variedade de alimentos, uma delas são as ERVILHAS. Estas pérolas verdes que nos chegam embrulhadas são uma das melhores fontes proteicas, pois contêm quase o dobro das proteínas da maioria dos outros vegetais.
Quando a uma refeição alguém consome ervilhas, está a incluir nessa refeição fibras, Vitaminas A, B, C, E e K, zinco, magnésio, ferro, potássio, cálcio entre outras.


Estes nutrientes se forem bem digeridos e absorvidos, vão ser de grande ajuda ao nosso organismo:

As ervilhas ajudam a melhorar a circulação e a saúde do coração
Têm propriedades benéficas para a circulação do sangue, o que ajudam a impedir a formação de placas nas artérias que causam a aterosclerose e a má circulação. O Zinco, as vitaminas do Complexo B e o ácido fólico ajudam na preservação das paredes dos vasos sanguíneos. Também apresentam algumas propriedades vasodilatadoras, o que as torna um alimento indicado na hipertensão.

 Alimento a integrar a ementa das pessoas com angina de peito ou que tiveram enfarte do miocárdio. Diminua a carne e aumente legumes benéficos para a saúde, como são as ervilhas.

Uma das causas dos problemas de circulação é a inflamação arterial, e uma substância que ajuda a desinflamar esse tecido arterial é a Vitamina C, não estou a falar de suplemento de Vitamina C, mas sim de alimentos, e as ervilhas são ricas nesta vitamina, associado a um equilíbrio de cálcio e magnésio, ricas em ácidos, como ácido fítico, málico, oleico, linoleico e em lecitina. Por todos esses motivos, a ervilha é uma ótima aliada na prevenção de uma série de doenças cardíacas.

As ervilhas são excelentes para as pessoas com diabetes tipo 2
Possuem componentes anti-glicémicos, como o cromo, o magnésio, a pectina, a niacina e o triptofano. A sua composição permite que os açucares desta verdura se incorporem lentamente no sangue, o que não requer grande dose de insulina, além de levar a uma sensação de saciedade por mais tempo.
Pelas mesmas razões, as ervilhas são um excelente alimento na alimentação das crianças, para que tenham sempre energia e se sintam satisfeitas, sem necessidade de estarem sempre a comer.

São ricas em proteína vegetal e minerais construtivos
As ervilhas ajudam a manter os tecidos corporais em bom estado, pois além de proteínas têm uma quantidade elevada de magnésio que é necessário para a síntese das proteínas.
Dentro de toda esta riqueza, as ervilhas ainda nos oferecem vitamina B2 -  riboflavina, sem ela todos os tecidos e células são afetados pela falta de energia, pela alteração do sistema nervoso, etc…

Ervilhas previnem anemia e fortalecem ossos
Contribuem para a formação de sangue e de ossos. São ricas em ferro, e ferro vegetal assimilável, necessário para a prevenção de anemias. Ricas em cálcio e fosforo para a formação de ossos.

Favorecem o transito intestinal
As ervilhas contêm fibra insolúvel, o que aumenta o peristaltismo intestinal, e fibra solúvel que se junta com a água do intestino forma um gel e previne absorção de substâncias menos boas para a corrente sanguínea. Todas as pessoas com prisão de ventre como no caso do hipotiroidismo, só se beneficiam em comer ervilhas.

As ervilhas protegem o sistema nervoso e ajudam no nosso estado de animo
Depois de tudo ainda nos ajudam a ser felizes. Elas são ricas em vitaminas do grupo B, as vitaminas do sistema nervoso.
B1 – Tiamina – é necessária para que o sistema nervoso se nutra adequadamente de glucose. Sua deficiência provoca a degradação das fibras nervosas e leva a sintomas como falta de coordenação, sensação de formigueiro nas pernas, mãos e pés.
B2, B3 e B6 – contribuem para manter o sistema nervoso em bom estado.
Folato – que o organismo transforma em B9, ou seja, ácido fólico, cuja deficiência leva ao surgimento de depressão e mau-humor.

A ervilha contém luteína, uma substância que não é produzida pelo corpo humano e é essencial para proteger os olhos dos efeitos nocivos dos raios. Por isso, também uma amiga da visão.

Alimento a ser introduzido mais frequentemente nas crianças com hiperatividade, falta de concentração, pessoas deprimidas, na TPM, pelas gravidas e por todas as pessoas.
Penso que toda esta riqueza se manifesta no nosso organismo muito mais quando é época delas, que é na Primavera, e quando as consumimos frescas, no entanto podemos durante todo o ano as saborear congeladas.
Em Portugal surgem na feira de legumes durante o mês de maio.

Normalmente uso os grãos da ervilha, assim como a sua casca, há qual retiro a película interior e os fios das laterais, e junto a pratos de legumes.







quinta-feira, 30 de maio de 2019

"Se as pessoa pudessem dançar um pouco mais..."


A dança é uma arte vinda da antiguidade, uma forma de expressar os sentimentos, uma comunicação. Não pense em quem olha, pense no que você sente e se jogue…seja você.
Dançar faz bem ao espírito, movimenta o corpo, promove hormonas do bem-estar, podíamos dizer que a dança é uma ferramenta da saúde, ela une espírito com corpo e nos dá a chance de viver mais inteiros.
Osho dizia: “ se as pessoas pudessem dançar um pouco mais….os problemas delas iriam aos poucos desaparecer

Nêsperas e seus benefícios na Saúde


A historia indica que a Nêspera é um fruto originário da China e seu nome cientifico é Eriobotrya japónica.
É reconhecida pelo seu valor Medicinal desde do tempo de Dioscórides, os Gregos eram consumidores deste fruto.

São riquíssimas nutricionalmente e aportam numerosos benefícios à nossa Saúde.
Ricas em minerais como, fósforo, magnésio, cálcio, sódio, ferro, zinco, selénio, manganês, iodo, cobre e muito potássio, portanto uma fruta ideal para qualquer idade ou condição.


Propriedades medicinais das Nêsperas

São depurativas 
É uma fruta com propriedades depurativas, como o são, a maior parte dos frutos da Primavera, possuem qualidades diuréticas e benéficas para o organismo.

A Primavera é a estação onde a energia se centra mais no órgão fígado, por isso a Natureza vem auxiliar com frutos protetores do fígado, como a Nêspera. É um dos frutos mais ricos em carotenos, em flavonoides, ácido ursólico e vitaminas. Tudo isto está envolvido na sua textura, água, doce e cor.
Uma investigação observou que as Nêsperas melhoram a função hepática, ajudam a tratar o fígado gordo e a fibrose hepática.

 Cuidam dos olhos
A visão está relacionada com a energia do fígado, as Nêsperas são boas para o fígado, logo são boas para os olhos, por isso se diz que o consumo delas previnem doenças oculares degenerativas.

- Seu alto conteúdo em potássio, junto com vitamina C fazem das Nêsperas um alimento diurético, que ajuda a eliminar líquidos.

Ajudam os rins
A Nêspera estimula a função renal, o que permite uma maior eliminação de líquidos extra que armazenamos no organismo. Uma fruta a introduzir na alimentação de pessoas com edemas, hipertensão, formação de areias nos rins e tendência a infecções do aparelho urinário.


Nêsperas são boas para o aparelho digestivo
Devido aos carotenos e às suas propriedades adstringentes, as Nêsperas protegem as mucosas digestivas, o que ajuda em situações de gastrite, acidez do estômago, ulcera de estômago e duodeno.

Diarreia – a Nêspera é um dos melhores frutos para se consumir depois de uma diarreia, de vómitos, de uma gastroenterite ou colite.
Tanto melhora a diarreia, como ajuda na obstipação, ou seja, equilibra o intestino na eliminação das fezes.

A Nêspera é uma boa fruta para quem tem diabetes – muitos estudos apontam propriedades antidiabéticas, pois têm substâncias hipoglicémicas, como glucósidos sesquiterpénicos e triterpenos, que ajudam a reduzir o açúcar no sangue.

As Nêsperas são aliadas nas dietas de emagrecimento –  seu conteúdo em fibra solúvel, promove a sensação de saciedade e ajuda a sentir o estômago cheio durante mais tempo. É uma boa fruta a introduzir na alimentação das pessoas com excesso de peso.

 Atrasam o envelhecimento 
A Nêspera é uma fruta com ação antioxidante, o que significa que mantêm em forma nossas células e tecidos, prevenindo o envelhecimento e o dano que os radicais livres produzem.

Nespereira do meu quintal
As Nêsperas são frutas deliciosas que oferecem uma variedade de benefícios à saúde. Possuem muitas vitaminas, minerais e compostos anti-inflamatórios.

Algumas pesquisas sugerem que eles podem proteger contra certas condições, como doenças cardíacas e até cancro, bem como reduzir os níveis de açúcar no sangue, triglicerídeos e insulina.

De acordo com o livro “Cozinha curativa Ayurveda para todos”, as Nêsperas afetam positivamente o sistema endócrino, digestivo, imunológico e respiratório.

quarta-feira, 29 de maio de 2019

Almoço com Ervilhas de Quebrar


Para cozinhar estas ervilhas, começo por tirar o fio em toda a ervilha, de um lado e de outro.


Usei algumas ervilhas e duas cenouras cortadas em tiras fininhas, como mostra a imagem.


Numa frigideira colocar 2 alhos picados, 1 colher de azeite, sal, curcuma e noz-moscada.


Adicionar as cenouras em ripas.


Acrescentar as ervilhas de quebrar inteiras.
Envolver bem.


Tapar e deixar cozinhar em lume brando.


Desligar o lume quando verificar que estão cozinhadas.





 Estão prontas as ervilhas e a cenoura.
Acompanhei com arroz integral cozido enfeitado com sementes de sésamo, beterraba ralada e salada.

O tempo é eterno


O sábio rei Salomão disse: “ Há um tempo para tudo debaixo do sol”.
O Medo de podermos ficar pelo caminho, leva-nos a querer vivenciar o mais que se consiga. Os incentivos são de “não perca tempo”, faça uma agenda, planifique cada minuto e obedeça, para que o dia seja o mais produtivo possível. Será?
Pergunto, se viver rápido é viver?

Quando era criança não ouvia falar “não tenho tempo”, mas hoje parece que todos sofrem com a doença do tempo, nos quais eu me incluo, a sensação de que temos de estar sempre a pedalar.



terça-feira, 28 de maio de 2019

"Paella" vegetariana de millet



Este prato é uma substituição do arroz de legumes, em lugar de usar arroz, usei millet, um cereal mais nutritivo para a nossa saúde e que resulta tão bem quanto o arroz.

 Ingredientes:
- 1 Cebola picada
- 1 Tomate picado
- 1 Cenoura cortada bem fininha
- 5 Cogumelos médios frescos laminados 
- 3 Colheres de sopa de Millet – era a quantidade que tinha em casa. 
- Algumas ervilhas de partir picadas, como mostra a imagem. Pode substituir por feijão verde (vagem) ou outro. 
- Azeite, sal, curcuma, noz-moscada e coentros picados.

Na imagem está rebentos de feijão mung, mas não usei.












Numa frigideira colocar a cebola e o tomate picado, temperar de azeite, sal, curcuma e noz-moscada.


Acrescentar a cenoura e os cogumelos.


Envolver bem.


Adicionar uma chávena de água.


 Envolver.


Adicionar o Millet.




Deixar cozinhar em lume baixo.


Acrescentar as ervilhas de partir, o que é opcional, pois pode não colocar mais nada.






Acrescentei meia chávena de água, porque achei que estava ficar seco.


Deixar cozinhar mais uns minutos em lume baixo.


Saborizar e enfeitar com coentros picados.
Fica um tipo de paella vegetariana, sem arroz. 



Recomenda-se!


segunda-feira, 27 de maio de 2019

Semente de Chia e seus benefícios na saúde


A Semente de Chia faz parte do grupo das sementes que reforçam a nossa saúde.

É uma semente muito antiga que fazia parte da alimentação dos Astecas e dos Maias,  produzida por uma planta aromática a Salvia Hispânica. Dizia-se que duas colheres de Chia mantinham um índio a caminhar um dia inteiro.

Atualmente fala-se muito desta semente porque é a fonte vegetal mais rica em ómega-3, o que nos mostra que talvez não precisemos de suplementos em forma de cápsulas de ómega-3, mas sim de alimentos, que é a forma natural de nutrir o corpo.

Segundo pesquisas, a Chia é rica em ómega-3, cálcio, magnésio, manganês, fósforo, selénio, zinco, proteínas, cálcio, fibras e antioxidantes. Junto com as sementes de sésamo,  são das mais ricas em cálcio assimilável.
Tem mais vitamina C que a laranja, mais potássio que as bananas, mais ferro que o espinafre.

Benefícios da Chia


Nos problemas cardiovasculares
O seu conteúdo em gorduras benéficas, em fibras, em cálcio e magnésio equilibrado, em ácido fólico, em antioxidantes, leva a que quando consumidas tenham uma ação em nós de propriedades anti-inflamatórias, anti-arrítmicas e anti-trombóticas, e estas características repercutem sobre a saúde cardiovascular.

Nos problemas do aparelho digestivo
Prisão de ventre - Devemos consumir as sementes hidratadas em algum liquido, o que forma um gel mucilaginoso,  que é um tipo de fibra solúvel que vai estimular o peristaltismo intestinal e levar ao aumento do bolo fecal e a evacuações mais saudáveis.

Melhora a flora intestinal É um excelente pré-biótico, a sua fibra é facilmente fermentável e serve de alimentação ás bactérias do bem, as que ajudam na produção de vitaminas, de serotonina, de neurotransmissores e do sistema imunológico.

Cancro do cólon – A melhor prevenção para o cancro do cólon é evitar a obstipação, e a presença de substâncias tóxicas como as nitrosaminas e bactérias prejudiciais do intestino, que levam a putrefações.  A Chia ajuda na prevenção destes problemas.

Ajudante do fígado – A fibra ajuda sempre o fígado, porque reabsorve substâncias no intestino que desta forma, não passam para a circulação sanguínea. Também impede que substâncias que foram eliminadas através dos sucos biliares voltem a ser reabsorvidas.
Deve fazer parte da alimentação de quem retirou a vesícula biliar.

Diabetes – Quando comemos alimentos com fibra, esta captura os açucares e os amidos e faz com que estes não entrem na circulação sanguínea de forma rápida, o que é adequado em problemas de diabetes.

Gravidez – É um excelente alimento para as grávidas, porque além de fornecer nutrientes necessários para a gestação, ainda ajuda a resolver casos de obstipação, acidez digestiva e diabetes gestacional.

Artrite e problemas inflamatórios – A Chia tem muito mais ómega-3 que ómega-6, o ómega-3 fornece as substâncias necessárias para que o corpo fabrique hormonas e componentes anti-inflamatórios.  As pessoas com problemas do tipo artrite, artrose, degeneração de disco, discopatias e fibromialgia só têm a ganhar em introduzir diariamente na alimentação Sementes de Chia.

Osteoporose – A sua composição em cálcio, fósforo e magnésio e outros minerais levam a que seja um alimento importante para a saúde dos ossos.

Hiperatividade em crianças – Um alimento fácil de consumir e de introduzir na alimentação de qualquer criança, mas especialmente nos chamados hiperativos com pouca concentração.

Mesmo que não houvesse estudos a comprovar a riqueza da Chia, havia a historia, e a historia diz-nos que a chia era um alimento de sobrevivência, o valor destas sementes era tão grande que os Astecas a utilizavam para pagar seus impostos e as tinham como moeda de troca.
Tudo isso pode explicar porque "Chia" é a palavra Maia que significa "FORÇA".






sábado, 25 de maio de 2019

Acne e seu tratamento natural - 3ª parte

Pode ver aqui - Acne e suas causas.
Pode ver aqui - Acne e Alimentação

Depois de percebermos as causas, de investigarmos qual é a nossa historia, o que pode nos ter provocado acne, depois de percebermos que alimentação tem um papel crucial e que com ela podemos fazer mal, mas também podemos fazer bem e melhorar todo o organismo, vamos ver que plantas podem ser de ajuda, que tratamentos são aconselhados para ajudar o corpo no seu todo e na parte afetada que será o rosto.


Tratamentos de uso interno
Entre estes se encontram plantas medicinais com propriedades anti-inflamatórias e depurativas com ação sobre o aparelho digestivo, fígado e pele. Também podemos fazer uso de alguns suplementos.

Em forma de infusão pode fazer uso
Alecrim – é uma das plantas mais recomendadas para a acne, pelo seu poder antibacteriano, anti-inflamatório e pela sua ação tónica sobre o fígado. Pode beber de 1 a 3 chávenas ao dia, e para aromatizar usar uma casca de citrino. Não adoçar.

Tanchagem ( Plantago major) – é uma planta que reduz o calor, elimina do sangue as toxinas que provocam problemas cutâneos crónicos e tem alantoína que ajuda na regeneração da pele. Também pode usar em chá.

Produtos que pode adquirir em farmácias ou ervanárias para tomar

Aloé Vera (babosa) – se a pessoa tem fezes duras e não evacua todos os dias ou tem dificuldade, deve tomar gel de Aloé Vera antes das 3 principais refeições. Em Portugal o supermercado Aldi, vende o gel da Aloé Vera biológico em garrafa.

Hidrastis (Goldenseal) – Esta planta é rica em berberina, o que tem uma ação anti-inflamatória e melhora a sensibilidade à insulina, em mulheres também reduz a produção de hormonas masculinas, algo que acontece na acne. Tente encontrar em tintura e siga as indicações.

Bardana – uma planta depurativa com ação na pele, vende-se como suplemento. Siga as instruções.

O que pode aplicar na pele

Deve limpar a pele com água morna, ou com chá morno, como por exemplo o chá de alecrim, eucalipto ou camomila, para dissolver melhor a gordura e depois salpicar com água fria para voltar a fechar os poros. Se conseguir folha de Aloé Vera, cortar um pouco e passar o gel pela face e só depois aplicar o creme hidratante como por exemplo, o óleo de coco.

Banhos de vapor facial – ferver alecrim ou folhas de eucalipto, deitar a infusão fumegante numa taça. Cobrir a cabeça com uma toalha e apanhar o vapor, os poros vão dilatar o que permite limpar a pele. Pode fazer todas as semanas.

Argila – fazer uma mascara de argila, misturar pó de argila com água sem cloro, ou com infusão de alecrim, eucalipto ou camomila e aplicar nas zonas da acne. Também pode picar metade de uma cebola, extrair o suco e juntar à argila, a cebola é anti-inflamatória e cicatrizante. Quando a argila estiver seca, retirar com água morna.
A argila tem sido usada desde da antiguidade pela sua capacidade de absorver toxinas e regenerar a pele. Fazer 1 a 2 vezes por semana.

Se necessitar de usar um sabonete, use de sabonete de enxofre.

Tintura de tanchagem – pode ser aplicada com um cotonete sobre as lesões.

Óleo de Rosa mosqueta – ajuda a cicatrizar a pele, de forma a não ficarem lesões.

Fazer uma pastinha de Aloé Vera com curcuma e aplicar, parece dar bons resultados.

Passar carbonato de magnésio ou cloreto de magnésio em pó nas lesões e deixar ficar o maior tempo possível. Depois lavar com água à qual se adicionou umas gotas de vinagre de sidra, para restabelecer o Ph da pele.

Receita para passar no rosto diariamente, de manha e à noite:
Bater no liquidificador um pedaço de Gel de Aloé Vera, um pedaço pequeno de gengibre, algumas folhas de hortelã, uma colher de óleo de coco e um pouco de água.  Bater muito bem e coar num passador, deitar numa garrafinha e passar de manha e à noite depois da pele lavada. Deixar ficar e aplicar o óleo de coco em cima. Esta mistura dura uma semana no frigorífico, depois tem de voltar a fazer.
Para trazer alivio, usar um cubo de gelo, após ter limpo a pele. Pode limpar com água morna e depois passar o gelo, para estreitar os vasos, melhorar a circulação e diminuir a congestão sanguínea que as lesões apresentam.

Conselhos comportamentais

Sono regular – dormir mal, a horas diferentes, aumenta o cansaço e o stress, o que leva à produção de cortisol, que agrava a acne. Ir dormir todos os dias à mesma hora, respeitando o ritmo circadiano ajuda a manter um bom equilíbrio hormonal, a reduzir a inflamação e a dar ao corpo a possibilidade de curar as lesões da acne.

Banho alternado – após se ter lavado, suba um pouco mais a temperatura da água e salpique todo o corpo usando o chuveiro por um minuto (conte mentalmente até 60), depois feche a água quente e abra água fria e comece por molhar os pés e vá subindo com o chuveiro até aos ombros e braços, por um minuto. Repita esta técnica alternada três vezes na qual a ultima é com água fria.
Não aplique a água quente no rosto, mas deve passar com a água fria.
Este banho tonifica toda a circulação sanguínea, o que ajuda na desintoxicação e na oxigenação às células de todo o corpo, é quase um ato ressuscitador.

Se quiser ir mais longe, durma com um emplastro de argila sobre o ventre. Qual é a vantagem? Regular a temperatura do aparelho digestivo e com isso a circulação, de forma haver uma boa digestão e assimilação, junto com bactérias adequadas ao meio, produtoras de muitas substâncias que precisamos. É no intestino que praticamente se forma o sistema imunitário.

Exercício físico – atividade física é excelente para a saúde do sistema linfático, que é um sistema de eliminação para purificar o corpo. Ao se exercitar é produzido hormonas do bem-estar, o que melhora o humor e o equilíbrio hormonal.

Detergentes – lave frequentemente a roupa de cama com detergentes suaves, use vinagre como amaciador.

A natureza não pára, mas não atua com a rapidez que nós queremos, ficar com uma cara limpa vai acontecer quando as condições que o organismo precisa estiverem reunidas, e então o corpo não tem porque causar acne. As aplicações externas dão uma ajuda e vão controlando o aparecimento, mas a cura vem de dentro para fora.

Pode interessar: 

sexta-feira, 24 de maio de 2019

Acne e alimentação - 2º parte


Pode ver as causas da acne, na primeira parte aqui

A acne é sempre uma eliminação, algo que o corpo está com dificuldades em eliminar e tenta-o fazer pela pele, por pústulas, por granos, com infeções, algo que não consegue eliminar pelo sistema regular.
Quando se olha para a acne percebe-se que é um problema gorduroso, provavelmente porque o corpo precisa de eliminar gordura que é produzida ou consumida.
Vimos na primeira parte que acne tem tudo haver com alimentação, se conseguir perceber e deixar de consumir os alimentos agressores ao corpo, o problema resolve-se, seja acne ou outro problema de pele.

Quando comemos alimentos que depois de digeridos são açucares, e estes entram na corrente sanguínea, o pâncreas dispara com a hormona insulina para equilibrar esses valores de açúcar no sangue, portanto quanto mais hidratos de carbono de índice glicémico alto, mais insulina é libertada. Depois da insulina fazer o seu trabalho, ela fica na corrente sanguínea e quando os valores são altos, sabe-se que o corpo produz sebo, sebo e outras gorduras, assim como produz mais hormonas masculinas como a testosterona e o cortisol. Estes valores alterados de hormonas, junto com a produção de sebo pode levar a quadros de acne.
Acontece mais na adolescência ou inicio de idade adulta, pois é altura em que há alterações hormonais e que conjugadas com o restante que já foi apresentado, leva à acne. Por isso se diz que a acne vulgar é um problema de adolescência, mas também pode surgir noutras alturas da vida.

Alimentos agressores e alimentos bem-feitores

Evitar:
Temos que evitar, ou até mesmo abolir, os alimentos que sobem a glicémia e disparam a insulina.
 Há um estudo que aponta que o leite e os alimentos que sobem os níveis de insulina agravam a acne, pode ver aqui

- Leite e produtos lácteos – há evidencias que o leite magro ainda afeta mais a acne que o gordo. Porquê? Porque como é baixo em gordura, os seus açucares entram mais rapidamente na corrente sanguínea e disparam a insulina.

- Alimentos de índice glicémico alto – farinhas refinadas, arroz branco, batata inglesa, massas, açúcar e tudo o que seja feito com estes ingredientes. Pode ver o estudo aqui ou aqui.
Neste outro estudo, conclui-se que “a dieta com carga glicémica e com frequências de ingestão de leite e sorvete foram positivamente associadas à acne vulgar.”

- Todos os alimentos pré-preparados e fritos. São produtos industrializados, processados e refinados, sem fibras, sem vida e que causam desequilíbrios na flora intestinal, com aumento da inflamação que afeta negativamente a saúde da pele.

-  Desreguladores endócrinos- são substancias químicas que dentro do nosso organismo têm uma atividade hormonal, causando alterações na saúde, como é neste caso a acne. Entre eles temos o plástico e os pesticidas. Substâncias toxicas do plástico passam para o organismo, quando se usa recipientes de plástico com alimentos ou bebidas quentes.
Quando pensamos em pesticidas, pensamos em verduras e fruta, mas o que tem sido demonstrado é que a principal fonte de pesticidas não são os vegetais, e sim as gorduras animais, porque a alimentação dos animais tem muitos aditivos, e estes por sua vez acumulam no tecido adiposo por bioacumulação e há quem diga que muito destas substâncias são excretadas no leite.

Chocolate – Afeta a maioria das pessoas com acne, mas também pode não o fazer, portanto é a própria pessoa que tem que perceber isso, mas a maioria dos chocolates apresentam grande quantidade de açúcar, o que é prejudicial.

-  Comer muito à noite - é uma das principais causas da subida da insulina.

O que consumir:
Ao retirarmos os produtos nocivos para a saúde, podemos beneficiar de uma dieta muito mais saudável e aumentar o consumo de verduras, frutas, legumes, algas, grãos integrais, sementes e frutos secos.



- Alimentos ricos em probióticos naturais : São alimentos fermentados, ricos em próbióticos naturais como missô, kefir, rejuvelac, kombucha e kimchi que quando consumidos povoam o nosso intestino com bactérias benéficas que melhoram a saúde intestinal, prevenindo a inflamação que leva à acne.
Se estes nomes lhe parecerem estranhos, faça uma pesquisa e vai ver que são fáceis de encontrar e fazer.

- Alimentos ricos em zinco: Pessoas com acne são frequentemente deficientes em zinco, por isso deve integrar na alimentação sementes de abóbora, sementes de girassol, ervilhas, castanhas de caju, espinafres, linhaça e uma colher de óleo de gérmen de trigo para melhorar a saúde da pele.

- Alimentos ricos em vitamina A: Cenouras, espinafres, abóbora, gema de ovo, salsa, repolho, batata doce, damasco e melão. A vitamina A ajuda a combater infeções e acelerar a cicatrização. O sumo de cenoura é maravilhoso.

 - Alimentos ricos em vitaminas B naturais: Pode tomar diariamente uma colher de café de Spirulina, uma de Chlorela, e uma a duas de levedura de cerveja. Outra fonte são os ovos caseiros, grão, cogumelos frescos, lentilhas, feijões, favas e farinha de alfarroba.

- Integrar nas refeições, cereais como quinoa, trigo-sarraceno e millet, assim como arroz integral.

- Alimentos ricos em ómega 3 – Esta gordura do bem além de ter propriedades anti-inflamatórias, também ajuda na regulação hormonal. Pode obter através do consumo diário de duas colheres de sementes de linhaça moídas em casa, abacate, sementes de abóbora, de girassol, chia, amêndoas, sementes de sésamo.
As pessoas que tomam isotretionina que é um medicamento para a acne severa, deveriam aumentar a ingestão de alimentos ricos em ómega 3, vitamina E, e ácido fólico através da dieta, para prevenirem a má circulação, e o aumento dos triglicéridos no sangue produzidos como efeito secundário pelo medicamento.

- Beber sumo de um limão em água morna em jejum.

- É aconselhável comer verduras do grupo das crucíferas, como os nabos, rabanetes, rabano, rúcula, brócolos e couve-flor. Todos estes alimentos têm um grande poder antioxidante.
Os alimentos ricos em enxofre também devem fazer parte da alimentação diaria como são as cebolas e os alhos.

- Evitar a prisão de ventre, deve-se evacuar todos os dias. Caso não aconteça, pode tomar farinha de linhaça, chia, gel de aloé vera e água do mar.

- Apanhar sol e produzir vitamina D – A exposição solar é muita necessária para a produção da vitamina D, que no fundo é uma hormona, que entre outras coisas vai melhorar a resistência à insulina e ajudar no tratamento da acne. Basta expor-se ao sol por trinta minutos sem protetor solar e com a maior extensão possível de corpo sem roupa.

Em forma de resumo, toda a pessoa que queira curar a acne, deve fazer uma alimentação anti-inflamatoria, baseada essencialmente em verduras e frutas, sementes, gorduras boas, e alguns cereais de índice glicémico baixo.



quinta-feira, 23 de maio de 2019

Acne e suas causas - 1ª parte



O que é ACNE?
A acne é uma condição dermatológica determinada pela obstrução dos folículos pilosos e poros da pele por óleo, células epiteliais mortas, bactérias e toxinas. Provoca cravos, espinhas e furúnculos, que geralmente aparecem no rosto, testa, peito, costas e ombros, áreas do corpo com a maior concentração de glândulas sebáceas.

É mais comum durante a adolescência, mas pode afetar pessoas de todas as idades. Em muitas mulheres, a acne pode durar décadas, muitas vezes com episódios agudos uma semana antes da menstruação.

Embora não seja uma doença grave, pode ser dolorosa e causar algum constrangimento ou nervosismo devido às marcas que pode deixar na pele.

O que causa Acne?
Cada poro da pele tem um folículo pilossebáceo, constituído por um fio de cabelo e uma glândula sebácea, esta glândula segrega gordura que vai ser expelida para a superfície da pele para a proteger e manter macia e hidratada. No caso da acne há uma produção excessiva de sebo e um fechamento dos folículos, o que promove o desenvolvimento de microorganismos que são colonizados pela bactéria Propionibacterium acnes e que provoca a inflamação.

Hormonas – durante adolescência há uma maior produção de andrógenos que são a testosterona e o cortisol e que vão aumentar a secreção de sebo, assim como o uso de anticoncecionais. Jovens que têm os ovários policísticos também tem mais propensão a acne. Os dias que antecedem o ciclo menstrual também leva a alterações hormonais e como tal ao surgimento ou agravamento de quadros de acne.

A acne é mais do que um problema de excesso de gordura na pele, e dependente da gravidade pode ou não ser rápido tratar. Os tratamentos químicos não oferecem muita satisfação porque a longo prazo tudo tende a voltar e o corpo pagou o preço de os metabolizar, por isso vale a pena investir tempo e descobrir o que existe na sua dieta e no seu estilo de vida que esteja a contribuir para este problema.

O corpo tem sempre razão, nós é que temos dificuldades em entendê-lo, a pele é um órgão de eliminação, que de forma alguma deve ser bloqueada, não podemos paralisar as atividades da derme, forçando o corpo a reter no interior substâncias toxicas. É graças à boa funcionalidade da pele que o corpo elimina seus resíduos, quando não o consegue fazer através de outras vias. A pele absorve oxigênio, luz, calor e energias vitais e eletromagnéticas da atmosfera. Suas funções são semelhantes às dos pulmões e rins, tanto que o suor é uma secreção excrementícia semelhante à urina. Todas as anormalidades da pele são resolvidas suprimindo as causas e não os sintomas que neste caso é a acne.

Para a filosofia naturopática, é prejudicial paralisar as atividades eliminatórias da pele, porque os órgãos eliminadores e excretórios devem ser respeitados. Quando os outros órgãos excretores, isto é, o intestino, o fígado, os rins, funcionam mal, a pele é forçada ajudar e a trabalhar mais para eliminar toxinas que irritam o corpo.
Não entendo a ideia de paralisar a atividade eliminatória, que é muito comum em clínica, e forçar o corpo a reter substâncias toxicas no interior que vão dar outros problemas em outros lugares.

Para a Medicina Chinesa a acne é “calor no sangue”, porque a pele está relacionada com a condição do sangue e por meio deste com o fígado, ou seja, é um desequilíbrio de superfície, do tipo yang, é como um calor que o organismo extravasa através da pele, por isso a acne é vermelha, é quente, tem purulência amarelada, e se manifesta na parte superior do corpo, porque o calor tende a subir. Deve-se perguntar o que está a provocar o calor, uma alimentação quente ou emoções quentes, ou as duas associadas?

A medicina Ayurvédica também considera que na acne, há calor, por isso diz que há uma exacerbação do dosha pitta, e pitta é o “fogo que cozinha”, diz que o fogo encontra-se no corpo em forma de líquidos quentes como o sangue e os sucos digestivos. Traduzindo podemos dizer que quando há acne, há um aparelho digestivo que está a trabalhar demais, e como nos ensina a física, quando um “corpo” trabalha de mais, aquece. Está a fazer sentido?
Porquê que o aparelho digestivo trabalha demais?
Provavelmente para conseguir digerir de forma adequada aquilo que nós comemos e que não é indicado para a nossa biologia humana. Como o aparelho digestivo não tem forma de fazer greve e dizer “eu não fui feito para digerir isto, eu não trabalho” esforça-se continuamente e de tanto trabalhar, aquece. Esta subida de temperatura, que pode ser pouca, podemos estar a falar de 1º, mas tem precursões, principalmente a nível da flora intestinal, por isso a toma de próbioticos ajuda na acne.

Até agora apontei como causas para a acne, sabedorias antigas, baseadas na observação de longo prazo, mas atualmente existem os métodos científicos, com estudos e revisões destes mesmos, e é isso que fui buscar, o que é que os estudos nos dizem e indicam como causas para a acne.
No estudo que pode ver aquiaponta-se a dieta como uma das causas para o surgimento da acne.
Diz mesmo que este artigo apresenta as últimas descobertas sobre  o “potencial de que a dieta pode ter sobre a patogénese da acne vulgar e que a associação entre dieta e acne não pode mais ser descartada. “E continua a salientar que “Evidências convincentes mostram que dietas de alta carga glicémica podem exacerbar a acne. A ingestão de laticínios parece estar francamente associada à acne.”

Este outro estudo fala do mesmo, e diz que evidências recentes sublinham o papel da dieta ocidental na patogénese da acne. Pode ver o estudo aqui ,e concluem “ o aconselhamento dietético precoce de pacientes com acne na adolescência é, portanto, uma ótima oportunidade para a dermatologia, que não só ajudará a melhorar a acne, mas também poderá reduzir os efeitos adversos da dieta ocidental a longo prazo nas doenças da civilização mais graves.”

Tudo na vida tem causa e efeito, no nosso organismo não seria diferente, cabe a nós identificar, cabe ao médico orientar a pessoa.
Não é fácil para um adolescente ter a face com acne, mas se esse adolescente perceber que pelo seu controlo e pela sua persistência em reequilibrar o seu corpo vai conseguir uma melhor saúde, e na presença desta a acne se vai. Esta ferramenta mental, dele perceber que pode ajudar o seu corpo, ficará como ensinamento para toda a vida.
Para concluir quero salientar a filosofia da mente-corpo, pois o corpo é um todo, no qual não podemos descurar a parte mental,  que defende que a acne na maioria das vezes surge no desabrochar da sexualidade, e só vai embora quando essa sexualidade é bem vivida.

Pode ver a 2ª parte - Acne e alimentação 
Pode ver a 3ªparte - Acne e seus tratamentos