quinta-feira, 21 de fevereiro de 2019

Olhos cansados – o que pode fazer para ajudar?



Temos cinco sentidos, mas aquele que atualmente é mais exigido estar ativo é a Visão. Nossos olhos trabalham muito, é normal que às vezes os sintamos cansados. Como sintomas podemos ter, suaves dores nos olhos, ou na cabeça, olhos vermelhos, dificuldade em ler, visão borrada, lágrimas, fadiga ocular e sensibilidade à luz.

A grande causa dos olhos cansados é a nossa exposição atual aos aparelhos eletrónicos, mas também pode dever-se a uma má iluminação, ter que fixar a vista a curta distancia por um longo período, estar em ambientes secos, como o de ar condicionado, etc.
O problema em passar muitas horas frente de um ecrã, é que diminuímos a frequência de piscar os olhos, por exemplo quando falamos piscamos em média umas 20 vezes por minuto, frente à televisão umas 12 vezes e ao olhar o telemóvel umas 9 vezes por minuto. A natureza deu-nos o reflexo de piscarmos os olhos para os podermos hidratar adequadamente, porque tudo foi feito maravilhosamente.

Quando nossos olhos estão cansados, cabe a nós cuidarmos deles, para que desta forma eles sempre possam nos servir.
Diversas coisas podemos fazer para os ajudar, dependendo da situação em que se encontram.

Exemplos de várias situações de olhos cansados e o que podemos fazer para ajudar

- Quando usamos a vista demasiado tempo, quando estamos horas frente a um computador a trabalhar ou estudar, os olhos podem ficam avermelhados. As células para fazerem frente ao seu trabalho, requerem um maior suprimento de sangue, o que muitas vezes pode aumentar ligeiramente a temperatura do olho, o que leva a uma pequena vasodilatação, mas suficiente para que o sangue circule mais devagar, por isso se vê a parte branca do olho com veiazinhas vermelhas.
O que podemos fazer para ajudar?
Podemos chegar a casa após um dia de trabalho e banhar os olhos várias vezes seguidas com água fria da torneira, os banhos frios tonificam os olhos, no sentido que o frio vai fazer uma vasoconstrição nos capilares oculares e restabelecer a circulação de forma natural e normal.
Também pode aplicar sobre cada olho um saquinho de chá molhado e frio. Pode ser de chá de camomila ou de cavalinha.

- Há casos em que a pessoa além dos olhos cansados, tem agitação mental, não se consegue concentrar, está em frente ao ecrã, mas não realiza mais nenhuma tarefa produtiva, e também tem os pés frios. Isto indica que há um excesso de energia e de sangue na parte superior do corpo em relação à extremidade inferior.
O que fazer?
Este desequilíbrio da temperatura resolve-se com um escalda-pés, que consiste em colocar os pés em água bem quente por 15 a 20 minutos, e aplicar na zona ocular ou em volta da cabeça uma toalha molhada fria. É uma aplicação simples, mas com grande ação fisiológica, que é de trazer o sangue para a extremidade inferior e aliviar a congestão venosa na cabeça, assim como nos olhos.

- Caso sinta que banhar os olhos com água fria não lhe traz muito alivio, faça aplicações alternadas de saquinhos de chá mornos e frios. Aplica um saquinho de chá de camomila que foi molhado em água morna e deixa por 5 minutos em cima de cada olho. Aproveite para ouvir uma boa música. Depois aplique um saquinho de chá molhado em água fria por 1 minuto. Se possível volte a fazer o mesmo uma segunda vez, 5 minutos com quente e termina com 1 minuto com o saco de chá frio.

A vista cansada ou presbiopia, é vista como um processo natural de envelhecimento. Os músculos dos olhos ficam enfraquecidos e impedem o cristalino de se adaptar às necessidades de foco. Mas, nós podemos sempre fazer a nossa parte, todas as células se renovam e se tiverem uma boa circulação exercem melhor a sua função, por isso tão importante os banhos frios alternados com mornos.

Outro procedimento que podemos fazer para ajudar a circulação na face e nos olhos, é após o banho diário com água quente, deixar correr pela face água fria, fecha um pouco a pressão da água e banha toda a face e os olhos por alguns segundos. Esta aplicação beneficia os olhos,  toda a área cerebral, assim como a própria face, porque aumenta a circulação energética e sanguínea.

As técnicas que referi, fazem parte dos tratamentos de Hidroterapia, usados desde o tempo de Hipócrates. Tão fáceis, tão simples e com tão bons resultados.


Hoje é o melhor dia da minha Vida



Hoje é o início da minha nova vida
Eu estou começando novamente hoje
Todas as coisas boas estão vindo para mim hoje
Eu sou grata por estar viva
Eu vejo beleza ao meu redor
Eu vivo com paixão e propósito
Eu dedico tempo para rir e brincar todos os dias
Eu estou acordada energizada e viva
Eu me foco em todas as coisas boas da vida
Eu agradeço por elas
Eu estou em paz e uno com todas as coisas
Eu sinto o amor, a alegria e a abundância
Eu sou livre para ser eu mesma
Eu sou magnífica na forma humana
Eu sou a perfeição da vida
Eu sou grata por ser Eu
Hoje é o melhor dia da minha vida.
 Retirado do livro "O Segredo"

Durante muito tempo recitei diariamente as afirmações acima. Na altura, não estava a dizer a verdade, eu ainda não me focava nas coisas boas, eu não estava a ser livre, eu não vivia com tanta paixão e propósito, nem tirava tempo para rir e brincar todos os dias. Havia outras tarefas que me ocupavam a mente, e não me traziam tanta leveza. Isso não me impediu de continuamente acreditar e repetir, que era assim, porque realmente era o que eu queria que fosse. Algumas dessas coisas eu consegui, mas outros desejos se instalaram, porque nós nunca estamos prontos, nunca estamos acabados, e o processo de construção nunca acaba.
Hoje, é sempre o melhor dia da minha vida, e nada é mais importante do que ser livre para ser eu mesma e viver a vida como a sinto dentro de mim.


quarta-feira, 20 de fevereiro de 2019

Despedaçar os problemas



Há noticias que nos tiram do conforto do nosso bem-estar. Quantas pessoas entram num consultório médico e saem com o semblante em baixo, o que ouviram não era esperado. Pode ser o médico, o patrão, o conjugue, as vendas que não foram feitas, o comportamento da criança na escola, muita coisa pode ter força para tirar o tapete debaixo dos nossos pés. E porquê? Meu Deus, porquê?
 A mente corre e tenta dar resposta, justificar com coisas que fizemos, outras que deixamos de fazer. É normal! Queremos entender. 
Mas, não podemos ficar neste enrolado, quanto mais focarmos nele como problema, mais aumenta, tanto dentro de nós, como exteriormente.
O foco é para a frente, o que fizemos que levou a isto ou aquilo já deixou de existir, é somente uma lembrança na nossa mente, então o importante é olhar para a frente, é lá que vamos viver. É como se aquelas notícias que não foram boas fossem o inverno, e nós temos toda a confiança de que vai chegar a primavera e o verão.
Sabe como é que nosso corpo metaboliza e aceita os alimentos? E tem que aceitar todos aqueles que nós entendemos engolir!
Despedaçando eles, em pedacinhos muito pequenos. O que é que uma coisa tem haver com outra? Se fraturarmos o nosso problema, seja ele qual for em pedaços pequenos, vamos conseguir com maior facilidade fazer frente a cada um deles, vamos resolvendo passo por passo, acreditando sempre.
Primeiro passo é aceitar, depois agarrar tudo o que somos, tudo o que temos e seguir, acreditando que lá à frente algo muito bom nos espera.


terça-feira, 19 de fevereiro de 2019

Receita de Leite Vegetal


Faço leite com as sementes que tenho, atualmente repito muitas vezes a receita que vos vou dar a seguir.

Faço uma mistura de sementes de melão e abóbora que sequei na época do melão, mas para quem não tem, pode fazer igualmente o leite sem colocar estas sementes. Junto sementes de sésamo devido à sua riqueza nutricional e aveia para dar mais textura e sabor. Também se pode fazer só de sésamo e só de aveia.

Ingredientes:
- 6 Colheres de sopa de sementes de melão
- 2 Colheres de sopa de sementes de sésamo
- 2 Colheres de sopa de aveia em flocos
- Meio litro de água


Colocar a mistura no liquidificador.


Juntar a água. Podemos juntar água morna e deixar por uns 30 minutos para amolecer as sementes, mas se necessitar do leite no momento não hesite em fazer todo o processo seguido.


Bater até tudo estar bem triturado, o que será de uns 30 segundos.


Coar com um passador normal.



Apertar bem com uma colher para que saia todo o extrato das sementes.


Está feito o leite, se achar que ficou muito grosso, pode adicionar água. Eu gosto do tomar quentinho com canela, com alfarroba e com café solúvel.


Guardo em frasco de vidro, até três dias no frigorífico.
Quando o volto a beber, normalmente aqueço-o e adiciono o que me apetecer na altura, pode ser café, alfarroba ou canela.




Ser feliz é uma escolha


Há dias que acordo, e não estou feliz, não estou satisfeita, algo me perturba. Com a idade aprendi a dar-me a volta, e tenho ferramentas que me tiram dessa menos boa vibração e me colocam na que eu escolhi viver. Estar feliz não é o resultado de recebermos o que queremos, mas sim aceitarmos o que temos e persistir diariamente a sentir o bom. Viver feliz, com alegria é uma escolha nossa e diária.

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2019

Repolho Roxo e seus benefícios na saúde



Todos nós conhecemos o repolho. Há os verdes e os roxos. Porquê que a natureza fez uma variade roxa? Para ser um vegetal rico em antocianinas, um pigmento responsável por dar essa cor à couve.

As antocianinas, ou melhor, as frutas e vegetais que têm esta cor entre vermelho escuro, roxo e azulado têm propriedades para restaurar a saúde dos capilares. Isto é extremamente importante, porque sendo as doenças de circulação as que mais trazem prejuízo, é de nossa conveniência incorporar à nossa alimentação estes alimentos.

Todos precisamos que o repolho roxo entre na nossa alimentação, mas há pessoas que precisam mais dele, como:
- Pessoas com vista cansada, glaucoma e diabetes.
A maior parte dos problemas oculares devem-se a uma má circulação no olho, por isso proteger e aumentar a vida desses capilares por onde o sangue chega a todas as células do olho, é manter a nossa vista em níveis adequados de visão. O repolho roxo dá uma boa ajuda. Já pensou em juntar à sua salada diária um pedaço de repolho roxo cru fatiado bem fininho? A salada fica mais bonita e nós mais ricos em substâncias saudáveis.

- Pessoas com ulceras de estômago, ou com colite ulcerosa.
O repolho é rico em glutamina, que é um aminoácido que tem entre outras funções a de regenerar o epitélio intestinal e a proporcionar uma melhor absorção de nutrientes. A glutamina também neutraliza a acidez que resulta do exercício físico e previne a perda de massa muscular.

- Mulheres gravidas.
Esta verdura é rica em folato, o que é muito importante para uma mulher durante a gravidez, onde a necessidade desta vitamina é aumentada. Também para situações pontuais de diabetes gestacional.

- Mulheres – prevenir cancro de mama e miomas.
Os compostos enxofrados da couve se decompõem em índoles como são os famosos sulforafano e o indol-3-carbinol que intervêm na regulação dos estrogénios e ajudam a prevenir todas doenças dependentes do estrogénio, como o cancro de mama, os miomas ou fibromas.

- Mulheres na menopausa e mulheres com osteoporose
A couve é rica em cálcio e em boro que ajuda a ter ossos saudáveis.

- Pessoas com retenção de líquidos.
O alto conteúdo de potássio, além de nos relaxar, tem uma ação diurética e ajuda a eliminar líquidos, o que é conveniente nas dietas de emagrecimento, de desintoxicação, nas doenças artríticas, nos edemas e na retenção de líquidos.

Provoca gases?
Em algumas pessoas pode provocar. Caso isso suceda é favorável seguir o conselho da Medicina Ayurvédica que recomenda cozinhar a couve cortada fininha com alho, cebola e gengibre, com um fio de azeite.
Não deve misturar na mesma refeição outras couves crucíferas, como por exemplo couve-flor ou brócolos.

Por tudo isto e por muito mais que ainda não se descobriu, eu sempre que posso junto à minha alimentação repolho roxo, é uma “caixa redonda” de substâncias que a natureza elaborou com uma determinada informação, que quando chega dentro de nós, nosso corpo a reconhece e a aceita.
Introduzir repolho roxo na alimentação é mais uma das ações para o desenvolvimento da nossa saúde.


O Amor cura




Quando abrimos o coração e confiamos no desenrolar da Vida, quando o medo deixa de estar presente ficamos abertos a todas as possibilidades humanas. Quando surge algo que nos faz sair da zona de conforto, temos que em primeiro lugar aceitar, depois perceber através do conhecimento "o que podemos fazer?", confiar que tudo na vida tem solução e que amanhã, ou mesmo agora é sempre uma nova oportunidade.
Se surgir um problema de saúde, não tenha medo, é só um desequilíbrio do seu corpo que você pode ajudar. Arranje todas as ferramentas para se sentir positivo, porque nenhum pessimista conseguiu sair das suas maleitas físicas, porque corpo e mente estão interligados.
Abrir o coração significa confiar mais nos nossos instintos, significa não ter medo, mas antes ganhar amor, no caso de problemas de saúde, ganhar amor a nós, ter amor a cada célula, a cada tecido que nos forma, e com essa atenção pelo corpo vamos conseguir nos afastar de tudo o que nos prejudica e fazer jus à frase que diz que o “Amor cura tudo”.


domingo, 17 de fevereiro de 2019

Estas quatro Especiarias reduzem a inflamação


O que há em comum com a obesidade, diabetes, doenças cardiovasculares, cancro e processos inflamatórios dolorosos?
É a inflamação cronica.

Uma das ações para o desenvolvimento da saúde e que é extremamente importante na diminuição da inflamação cronica é ter uma alimentação adequada. No poste de hoje venho falar de algumas especiarias que aumenta a qualidade anti-inflamatória da nossa comida diária.
As especiarias apresentam uma grande variedade de antioxidantes, minerais e vitaminas e ajudam a maximizar a densidade dos nutrientes nos alimentos da refeição. Além disso direcionam e modulam as vias inflamatórias dentro do nosso corpo e desta forma podem prevenir as doenças neuro degenerativas tão associadas à inflamação.

Num estudo feito pelo Dr Michael Greger, ele mostrou que quatro especiarias são muito eficazes em reprimir a resposta inflamatória, são: O CRAVINHO, O GENGIBRE, O ALECRIM E A CÚRCUMA.
São especiarias que encontramos facilmente e que podemos de forma simples adicionar à nossa alimentação.

Os resultados do estudo que Dr. Greger fez, mostrou o que acontece quando as células do nosso corpo são expostas às muitas substâncias destas especiarias, que circulam na corrente sanguínea após um consumo diário normal. O estudo não foi feito com megadoses, apenas a quantidade normal para temperar a nossa comida.

Há muitos outros alimentos que precisamos consumir, que são igualmente antiinflamatorios, mas hoje vamos nos centrar nestes quatro:

Cravinho – Pode beber em chá, adicionado a cascas de citrinos e canela, fica uma delícia. Este chá e esta especiaria não deve ser bebida de verão.
Conheça mais do cravinho aqui.

Gengibre – Pode beber em chá, ou ralado na comida. Pessoalmente bebo diariamente em chá com casca de laranja, tangerina ou limão. Não bebo chá de gengibre no verão, porque mais uma vez estamos a falar de uma especiaria de natureza quente. Gosto muito do sabor picante do gengibre, uso em vários pratos e sopas, podem ver aqui a minha sopa de abobora com gengibre, que é uma deliciosa sopa de inverno.

Alecrim – Tenho a planta no meu jardim, e tenho-lhe dado pouca atenção.  O alecrim é um tónico do fígado, por isso ele não deve ser usado em todos os problemas hepáticos, mas sim em situações em que o fígado tem que fazer o seu trabalho e não tem energia. Por isso é bom nas TPM, na miopia, na concentração, etc.
Alecrim podemos adicionar à comida, e beber em chá. Pessoalmente gosto aromatizado com casca de limão.
Normalmente tenho sempre feito azeite de alecrim, que consiste em deixar num frasco ramos de alecrim dentro do azeite, num lugar escuro e passados 15 a 30 dias, filtrar e obtemos um azeite com o cheiro e as propriedades do alecrim. Serve para quê? Uso na pele do corpo após o banho, sim cheiro a alecrim, sinto que minha pele o absorve rapidamente, é como se me dissesse “eu gosto disto”, e eu respeito.
Também uso alecrim no sabão com que lavo os cabelos, mas isso fica para outro dia.

Cúrcuma – Usada em minha casa, quase todos os dias. Estudos, científicos, investigadores, todos defendem que a curcuma é das especiarias mais anti-inflamatórias que conhecem, vão mais longe dizem que é a substância mais anti-inflamatória. Aconselham nos processos dolorosos, como artrites, fibromialgia e outros a colocar 1 colher de chá em água e beber. Eu somente a uso na comida e em proporções normais de tempero, mas já não vivo sem a cor amarela da curcuma.
A natureza da curcuma é quente ou morna, por isso mais uma vez, devemos a reduzir no tempo quente.

Estas quatro especiarias ajudam nosso corpo a reduzir a inflamação sistémica que é comum na maioria das doenças cronicas.
A inflamação é um processo normal e benéfico do nosso corpo que tem uma ação protetora, mas quando esta inflamação sai fora de controlo, ela pode ser fonte da maioria das doenças incluindo cancro, obesidade, doenças cardiovasculares e todos os processos dolorosos, e nossa dieta diária tem muito a ver com essa cadeia de eventos.

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2019

Cogumelos com especiaria antiinflamatória



Referi neste poste que a curcuma era uma das especiarias com grande poder anti-inflamatório. Neste almoço de cogumelos, podem verificar como é fácil e saborosa de incorporar.

Ingredientes:
- 1 Taça de cogumelos cortados, os meus estavam congelados.
- 1 Cebola picada
- 1 Colher de sopa de azeite
- 4 Colheres de sopa de sementes de girassol descascadas
- Sal, noz-moscada, curcuma, salsa seca

Colocar de molho por uma a duas horas as quatro colheres de sopa de sementes de girassol.

Numa frigideira colocar uma cebola picada com uma colher de sopa de azeite. Deixar até a cebola ficar transparente.



Juntar os cogumelos.
Envolver bem com a cebola.


Adicionar o sal a gosto, a noz-moscada e a curcuma.
Tapar, baixar o lume, para que os cogumelos cozinhem e tomem gosto.

Enquanto os cogumelos cozinham, pode colocar as sementes de girassol lavadas e escorridas no liquidificador com um pouco de água, de forma a bater e formar um creme, tipo natas.


Juntar ao preparado dos cogumelos.


Envolver bem. Enfeitar com salsa seca.


Para acompanhar fiz folhas de couve-galega e folhas de beterraba na frigideira, que é simplesmente colocar 2 dentes de alho com um fio de azeite e as folhas cortadinhas. Tapar e passados 5 minutos estão murchas e cozidas. Simplesmente assim.

A ementa do dia foi, os cogumelos, couve refogada, meio abacate em cubos, tudo salpicado por sementes de cânhamo acompanhado de salada de alface, agrião e rabanete.
Gostam?
Penso que pode parecer estranho para algumas pessoas, mas posso-vos garantir que gosto imenso, porque a comida é bem saborosa e feita com tanto amor que só me pode nutrir da melhor maneira.


Viver um dia de cada vez



É tudo o que precisamos, é de todos dias mais um dia, e um grande sentimento de confiança. Confiar que neste dia tudo vai dar certo. Osho dizia que quando você confia de que tudo vai dar certo é porque tudo já está certo. Se tudo está certo, bora viver.


domingo, 10 de fevereiro de 2019

Como mudar um hábito ruim?


Sabemos que a mudança existe, e que é possível mudar, e que é possível mudar um hábito, ainda mais quando temos a consciência de que é um hábito ruim para a nossa vida ou para a nossa saúde.

Somos seres que nos viciamos com alguma facilidade, mas se tivermos a crença de que é possível alterar hábitos e que o devemos fazer quando necessário, vamos conseguir fazer, tomemos como exemplo todos os ex-fumadores. Fumar é bem viciante e mesmo assim muitos são capazes de deixar.
Você pode estar a pensar “ mas muitas pessoas tentam deixar de fumar e não conseguem”, ou “ quantas pessoas tentam emagrecer e não conseguem?”

Quando queremos mudar algo, seja lá o que for, temos que perguntar, quanta prioridade isso tem na minha vida?
Na minha vida nunca houve tendência ao desporto, um dia inscrevi-me num ginásio e não gostei, mas nos últimos anos tomei consciência da importância da atividade física e no último ano decidi que todos os dias eu tenho de me exercitar, dentro daquilo que eu elegi ser o mais certo para mim. E faço todos os dias, porque coloquei a saúde como prioridade numero 1, e atividade física é um dos pilares da saúde.

O que quer mudar, ocupa que prioridade na sua vida?
Se ocupar o número 3, é capaz de não estar alta o suficiente, ou seja a importância que dá a este assunto não é suficiente para fazer uma alteração ao seu hábito, e é difícil fazer aquilo que não é a nossa prioridade mais essencial, não é a coisa mais importante que temos a conquistar no momento, dificilmente o vamos conseguir fazer.

Por exemplo, você não quer comer doces, mas nas suas compras e na sua despensa existem doces, pode dizer “ não são para mim, são para meus filhos, meu marido”. Não vai conseguir. Tem que falar com a família e dizer que é sua prioridade deixar de comer doces, e por isso não vai ter em casa e não vai comprar, caso o marido queira ele próprio compra e come fora, você vai passar um processo de transição, vai deixar de dar um determinado veneno ao corpo e ele vai sentir-se e vai pedir, e você tem que ter tudo planeado para fazer frente a esse desejo.


Muitas vezes usamos argumentos para nos convencer de que não temos opção, é uma justificação maravilhosa para continuarmos a fazer tudo o que sempre fizemos, só que não se consegue resultados diferentes ao se fazer as mesmas coisas.

Mudar um hábito que na esmagadora maioria dos casos está enraizado desde da infância não é fácil.
É muito falado que prevenir ou tratar doenças não se consegue com uma dieta, com um tratamento, mas sim com um Estilo de vida que leve ao desenvolvimento da saúde, e ao desenvolver a saúde a doença tende a ir embora, só que esse Estilo de vida implica varias mudanças, se não muitas. Os principais pilares são alimentação, atividade física e o bem–estar. Muitas coisas têm de ser deixadas de fazer e outras têm que se começar a fazer, então é uma alteração à norma que estamos habituados.

Mas se a sua saúde for prioridade, se ser feliz for prioridade, se atividade física for prioridade, se colocar isso no topo dos objetivos e querer e sentir que é o mais importante que tem a fazer, a coisa acontece.
Muitas vezes a nossa prioridade é reclamar que estamos doentes, e não é fazer algo pela saúde.

Eu própria levei anos, a ter outras prioridades que não eram a minha saúde, muita coisa estava à frente, tive que arrumar muitas gavetas da minha vida, para depois tomar a decisão de colocar como primeira prioridade a numero 1, a minha saúde. Isso implica eu viver com qualidade de vida, que significa estar feliz, em paz, comer dentro do que considero certo, fazer exercício, ter fé e esperança que cada dia é melhor que o anterior.


sábado, 9 de fevereiro de 2019

Siga o seu coração



Esta frase de Buda é muito exigente. Ele não aconselha seguir o que já está feito, nem o caminho de ninguém, ele diz para termos coragem e seguir o que nosso coração diz.
O que vejo ao olhar estes montes, mais ninguém vê, se você tivesse aqui ao meu lado, eu não sentia, nem via o mesmo que você. Porque nós não vemos o mundo como ele é, nós vemos como somos. E o que somos pode ser sondado por cada um.
Porque temos que ter todo este trabalho de nos conhecer? Quando todos os outros são diferentes de nós?
Talvez porque tudo na nossa vida começa e acaba em nós, e talvez porque estar em sintonia consigo próprio seja a única maneira de estar em sintonia com o outro, com o mundo e com a Existência.

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2019

Cravo-da Índia - efeitos terapêuticos comprovados em estudos


O Cravo-da-índia ou melhor, o cravinho é uma especiaria muito antiga, sabe-se que antes de Cristo já os chineses o usavam para combater o mau hálito. Nos sarcófagos dos Egípcios foram encontrados colares feitos com cravinhos.

O cravo tinha a sua importância como remédio natural na Medicina Oriental, era utilizado para tirar a dor e como antisséptico. Nesta altura sem os fármacos químicos, as pessoas conheciam de perto as propriedades daquilo que a Natureza criou. O cravo era um dos principais antibióticos naturais e um dos recursos para combater doenças infeciosas como a malaria, a tuberculose e a cólera.
Também se usava para erradicar parasitas internos e externos como a sarna e doenças de pele e unhas produzidas por fungos.

Atualmente é usado em determinadas receitas, em chá, em vinhos e licores. As propriedades medicinais são estudadas e aplicadas através do seu óleo essencial obtido por destilação.
 As propriedades terapêuticas do cravo eram tantas, que levou a que na atualidade se fizessem estudos para comprovar se realmente correspondia aquilo que era indicado pela sabedoria popular, que na realidade é o maior e o melhor estudo, que é a comprovação milenar das suas ações na pratica.

Pesquizei e encontrei vários estudos atuais que considero bastante interessantes. 

Estudos feitos que comprovam os benefícios terapêuticos do cravinho


 -Tem uma grande ação antimicrobiana contra cepas multirresistentes como a Escherichia coli, Klebsiell pneumoniae e candida albican.
Pode ver o estudo aqui: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/19214149

-Um estudo mostrou que o eugenol, um composto natural presente no cravinho, assim como no mel, têm atividade molecular que leva células do cancro do colon humano a suicidarem-se. Pode ver o estudo aqui:

- O óleo de cravo e o eugenol (substância natural do cravo) têm considerável atividade antifúngica contra fungos clinicamente relevantes, incluindo cepas resistentes ao fluconazol. Pode ver o estudo aqui:
                                                            
- O cravo e o óleo de cravo é um poderoso antioxidante e antifúngico, pode ver o estudo aqui: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/17714361

- O cravo tem uma atividade semelhante à insulina, que pode ser benéfico no controle da diabetes tipo 2.

- Pode ajudar a inibir e a controlar a Helicobacter pylori, uma bactéria acusada de ser a responsável pelo desenvolvimento de gastrite, dispepsia, úlcera péptica e cancro gástrico.

- O cravinho contém compostos que têm um bom efeito na inibição da agregação plaquetária.
Além disso o cravinho contém polissacarídeos antitromboticos que são relativamente seguros quando comparados à heparina.

Este estudo feito em ratos, confirmou a eficácia do extrato de cravo como antimicrobiano natural e sugeriu a possibilidade de seu uso no tratamento de infeções por pielonefrite.

- O cravo é afrodiasico para homens. Um estudo com ratos mostrou  que o extrato etanolico do cravo-da-india, produziu um aumento signifcativo e sustentado na atividade sexual de ratos machos normais, sem qualquer ulceração gástrica ou outros efeitos adversos. Este estudo dá suporte ás alegações de seu uso tradicional em desordens sexuais.
Pode ver o estudo aqui -

- O cravo apresentou ter uma atividade inibitória de crescimento de patógenos orais periodontais.

Até aqui só mencionei benefícios, mas ele é de natureza quente o que o torna contraindicado em pessoas com os seguintes problemas de saúde: é contra-indicado em crianças, menores de seis anos, na gravidez, na lactância, na gastrite, úlcera gastroduodenal, doença de Crohn, Síndrome intestino irritável, colite ulcerosa, doenças de fígado, alergia respiratória, no Parkinson, e na epilepsia.

Para concluir, posso dizer que uso o cravinho em chá, junto com canela e casca de limão, mas só de inverno, em dias frios. Naqueles dias em que se apanha muito frio na garganta e depois custa a engolir, aqui está um excelente chá para beber e para fazer gargarejos.


Frase de Santo Agostinho



Esta é uma daquelas frases que me toca cá dentro, porque eu sinto igual.
Como não nos maravilhamos com a máquina biológica que somos, se tudo em nós é tão perfeito? A montanha que vemos, o cheiro das ruas da cidade que visitamos, os sorrisos das crianças, a refeição de sabor tão diferente, tudo isso só é possível ver, sentir, apreciar, graças ao corpo que habitamos. As cores, os aromas, os sons, as texturas, tudo se torna real pela perspetiva das caraterísticas humanas. Nós somos muito maravilhosos. No dia em que for ensinado nas escolas, a maravilha que somos enquanto habitantes de um corpo que temos que conhecer, respeitar e cuidar, acredito que é outro passo na evolução. Quando tivermos esse amor de assombro a nós, não nos vamos prejudicar, vamos ajudar o planeta, e o Caminho dos humanos será de certeza mais harmonioso.


quarta-feira, 6 de fevereiro de 2019

Tofu e Batata-doce


Ingredientes para fazer este almoço:
- 1 Pedaço de Tofu
- 1 Batata-doce
- Folhas de couve-galega e algumas de beterraba
- 2 Dentes de alho
- Azeite, sal, curcuma, noz-moscada, sumo de meio limão, tomilho, alho em pó.

Sempre que uso Tofu é biológico, não aconselho a comer soja, tanto em leite como em iogurtes, sem ser biológica.


O pacote acima dá-me para 4 vezes.


Cortar a porção desejada em cubos pequenos.
Fazer um molho com 2 colheres de sopa de água, 1 de azeite, curcuma, alho em pó, noz-moscada, tomilho seco e sumo de meio limão.


Envolver o Tofu neste preparado.
Deixar por uma a duas horas, para o tofu tomar gosto.



Cozer a batata-doce. Não gosto de tirar a pele, esfrego a batata com um esfregão de alumínio e fica bem lavada.


Cortar às rodelas grossas e cozer com um pouco de água e sal.
Deixar a batata firme.


Numa frigideira colocar o preparado do tofu.



 Em poucos minutos e em lume brando, o molho desaparece e os cubos ficam tostados. Deve virar os cubos de tofu dos vários lados para que fiquem por igual.


Retirar e reservar
Na mesma frigideira, acrescentar, caso haja necessidade 2 colheres de sopa de agua, e a batata-doce cortada em palitos grossos. Temperar com um fio de azeite, alho em pó, e tomilho seco. Deixar assar os palitos. Virar para que tostem de todos os lados.


Compor o prato.


Além do tofu e das batatas-doces, também fiz um refogado de couve, que é simplesmente colocar numa frigideira, 3 dentes de alho picado com uma colher de sopa de azeite, deixar ferver um pouco e juntar a couve cortadinha, no meu caso foi de folhas de couve-galega e folhas de beterraba, tapar e deixar cozinhar em lume baixo por 5 minutos. Está pronto.
Também juntei uma salada de alface roxa e agrião.
Meu objectivo ao mostrar os meus almoços, é para incentivar quem quer comer de forma vegetariana, com bons alimentos, bem confecionados e por isso saudáveis e saborosos.


Qual é o seu Dom?



Todos temos um Dom, um jeito especial e único de Ser e de Fazer as coisas. O Dom é quando fazemos uma coisa e ficamos felizes, Tão felizes e concentrados que até esquecemos o tempo.
Todos temos, se for esse o desejo, de descobrir o nosso Dom e trabalhar com ele, penso que será a melhor forma de fazermos um excelente trabalho e deixar no Mundo algo nosso.
O meu Dom, talvez seja o transbordar da minha busca em me melhorar, não sei se melhorar ou lembrar e viver o que já está dentro de mim.
Viver de forma a vivenciar o que mais se gosta de fazer, pede que olhemos para dentro, que  oiçamos aquela vozinha que vem do coração.



terça-feira, 5 de fevereiro de 2019

Sopa de Abóbora aromatizada com gengibre.,


É uma excelente sopa para esta época fria de inverno. Feita com legumes riquíssimos e de baixo índice glicémico, é uma sopa de energia quente, mas anti-inflamatória.
Convém especialmente ás pessoas com diabetes, com processos dolorosos como artrite, artrose, fibromialgia, dores generalizadas que afetam durante o tempo frio. Não aconselho esta sopa no verão.

Ingredientes:
- 1 Cebola
- 3 Dentes de alho
- 1 Pedaço de abóbora
- Meio Abacate
- ¼ de Xuxu
- 1 Colher de sopa de azeite
- 1 Pedaço de raiz de gengibre para ralar
- 1 Ramo de coentros
- Sal e noz-moscada


Levar ao lume num tacho, a cebola e os alhos picados, um bom pedaço de gengibre ralado e a colher de sopa de azeite.
Deixar refogar até a cebola murchar.



Juntar a abóbora e o xuxu cortado em cubinhos pequenos.
Temperar com sal e noz-moscada.
Deixar por 5 minutos, mexer constantemente, para que os sabores se juntem.


Adicionar água até cobrir todo o preparado.


Deixar cozinhar.
Usei uma metade de abacate, mas é opção, podem não usar abacate, nem o xuxu, ou substituir por outro legume. No meu caso, tinha meio abacate que estava um pouco verde, por isso aproveitei para a sopa.

Cortar o abacate em cubos.



Depois da abóbora e do xuxu bem cozidos, juntar o abacate.




Deixar ferver uns minutos.
Passar com a varinha mágica.
Enfeitar e enriquecer com coentros picados.
Esta sopa é muito simples de fazer,  benéfica para a saúde e muito saborosa.