quinta-feira, 12 de setembro de 2019

O exercicio fisico é um dos meios para se conseguir ter Saude ou vencer doença


Todos queremos ter mais saúde, ou melhorar os sintomas desta ou daquela doença, todos nós gostamos de nos sentir bem, para podermos usufruir a vida de forma mais intensa.
Muitos estudos apontam que é possível melhorarmos, e ainda sentirmo-nos melhor em todos os aspetos da nossa vida. Basta adicionar ao nosso dia-a-dia o exercício físico.

Há quem pense que seja uma moda, mas talvez seja antes uma necessidade, a do corpo se exercitar. Minha mãe nunca fez uma atividade física, mas se exercitava muito, caminhava quilómetros, fazia exercício de força muscular quando tinha de andar quase um quilometro para ir aos tanques lavar roupa, e depois trazer o alguidar com ela molhada à cabeça. Ainda me lembro quando ela trazia na cabeça um alguidar e na mão um balde cheio de roupa lavada e ainda assim parava a conversar. Depois vinha fazer o almoço, tratar dos animais, regar a horta, etc . Era todo o dia a circular, pouco se sentava. A vida hoje é diferente, mas o corpo e as suas necessidades são as mesmas, então se o trabalho ou a distância já não exigem do nosso corpo físico, temos de inventar novas atividades, e entre elas está o tão falado exercício físico.

O se exercitar não tem como objetivo apenas fortalecer o corpo, mas também garantir que o cérebro continue a funcionar bem o resto da vida. Em todas as idades o exercício físico traz benefícios na aprendizagem, na qualidade de sono, na redução da ansiedade.

Alguns defendem que a atividade regular é uma das coisas mais importantes para a saúde e para a longevidade, para mim o tipo de alimentação é mais importante que o exercício físico, mas é só a minha opinião, muitos no meio cientifico defendem precisamente o contrário. No entanto quero reforçar que o exercício físico deve fazer parte de um estilo de vida saudavel, tanto para aumentar os níveis de saúde, como para ajudar no controle das doenças, e aumentar a longevidade. Pode ver um estudo bem interessante aqui.

Trago-vos um exemplo inspirador, o de Jeanne Daprano que tem 81 anos, corredora desde os 50, e detentora de vários recordes, o que demonstra que nunca é tarde para começar. Numa entrevista diz acreditar que o melhor ainda está para vir. Que maravilha! A mim estas pessoas me entusiasmam, talvez não a bater recordes em atletismo, mas fazer mais exercício físico. Diz que passou a olhar com interesse a atividade física, quando percebeu que seus alunos (era professora) aprendiam com mais facilidade quando faziam desporto.


Você que leu este texto até aqui, faz exercício físico? Pensa seriamente em fazer? Sabe, eu também não era muito adepta, mas me esforço. A internet tem vários videos com aulas, que cada um de nós pode escolher a seu gosto, além disso quase todas as povoações têm zonas de exercício com percursos para caminhar, não há desculpa para quem realmente quer conquistar a Saúde.

A senhora Daprano diz: “ quando aqui na Terra, eu chegar no fim da linha, eu quero que este corpo esteja desgastado, que não haja mais nada dele, eu vivi tudo. Eu não estou a fazer isto para viver 100 anos, eu estou a fazer isto para ser o melhor que eu posso ser, hoje.”



Sem comentários:

Enviar um comentário