domingo, 15 de setembro de 2019

Linhaça e seus Benefícios


Nos dias de hoje, todos conhecemos as Sementes de Linhaça, elas estão nas prateleiras de todos os supermercados.
Tornou-se famosa, graças à sua riqueza em ómega -3. Há quem diga que são as sementes mais ricas em ómega-3. O que são Omega-3? São ácidos gordos que ajudam a fabricar hormonas, substâncias anti-inflamatórias, que permitem entre outras funções o bom funcionamento do sistema nervoso e imunológico.

Benefícios das Sementes de Linho
São consideradas um Superalimento, mas para isso têm de ser consumidas em forma de farinha. Não se aconselha a compra da farinha de linhaça já preparada, preferível comprar as sementes e em casa triturar num moedor, a quantidade para uma semana e guardar num recipiente fechado dentro do frigorífico.
Além da fibra, nutricionalmente é composta por ácido alfa-linoleico, lecitina, ácido oleico, pectina, lignina e minerais como o cálcio, o cobre e o magnésio.

Como dose terapêutica, recomenda-se a tomar 2 a 3 colheres de sopa por dia, nos problemas corporais abaixo enumerados:
- Doenças inflamatórias como dor, fibromialgia, artrite, artrose e todos os demais sintomas dolorosos.
- Obesidade, obstipação e hemorroidas
- Problemas de pele como dermatites, secura, psoríase, etc…
- Lúpus e Alzheimer
- Insuficiência renal e sintomas da menopausa
- Problemas de demência, crianças hiperativas, com défice de atenção, crianças do espectro autista.


 Propriedades Terapêuticas da Linhaça
É uma pequena semente, riquíssima em fibra mucilaginosa ou seja do tipo solúvel, por isso quando a tomamos com bastante água, retém essa água e promove um efeito regulador intestinal.

Linhaça para a Saúde Cardiovascular
Alguns estudos mostram que consumir diariamente estas sementes, baixa o colesterol “mau” e ajuda a dissolver coágulos da corrente sanguínea. Por isso é importante nos problemas de arteriosclerose, ateroesclerose e angina de peito e ainda em pessoas que fizeram o “cateterismo”.

O Ómega-3 é uma gordura responsável pela formação das prostaglandinas, que são substâncias anti-inflamatórias, como tal têm a capacidade de dilatar as artérias, prevenir agregação plaquetária na corrente sanguínea e diminuir a pressão arterial. Tudo ações que beneficiam a circulação sanguínea, o que ajuda o coração no seu trabalho.
Esta ação antiinflamatoria também pode ajudar na Artrite reumatóide, no Lúpus, e na Tensão pré-mentrual.

Linhaça e sua ação na prevenção do Cancro
A farinha de Linhaça que trituramos em casa e consumimos é um dos alimentos indicados para prevenir o cancro, apontadamente o de mama e de cólon.
A Linhaça é rica em mucilagem e pectinas, estas fibras, uma vez no organismo têm a capacidade de absorver grande quantidade de água, o que forma uma “pasta” que aumenta o volume das fezes e envolve toxinas, para depois serem expulsas na evacuação.

As fibras da Linhaça também contribuem para a prevenção ou normalização da diabetes tipo 2, a fibra ajuda na retenção do açúcar no intestino, para que não haja picos, nem de açúcar, nem de insulina no sangue.

A Linhaça é rica em lignanas, que quando consumidas e através das nossas bactérias intestinais, se convertem em substâncias com ação hormonal, que são capazes de neutralizar outras hormonas, como as de procedência animal. Se comprovou que as lignanas neutralizam o excesso de estrogénios que se produzem no organismo devido à ingestão de produtos animais, ricos neste componente.
Acredita-se que os estrogénios animais contribuem para a formação do cancro de mama e problemas de endometriose e que comer sementes de linhaça pode fazer prevenção. Muitos investigadores defendem a ingestão de alimentos ricos em fitoestrogénios, ou seja estrogénios de origem vegetal em mulheres saudáveis, mas têm alguma prudência quando já há na mulher cancro de mama declarado, visto que não há suficientes estudos, então a pessoa pode escolher não consumir estas sementes.

Linhaça é uma ajudadora do aparelho digestivo
É suavizante das mucosas digestivas irritadas.
Na gastrite, ajuda a melhorar o sintoma inflamatório do estômago, seus betacarotenos promovem um efeito gastroprotetor.
Ajuda na acidez gástrica, como na sintomatologia de azia e refluxo.
É muito utilizada para prevenir ou tratar diverticulite, tomar de 1 a 3 colheres de sopa bem moídas e com bastante água.
É indicada desde de sempre, pela Medicina Tradicional como remédio para a prisão de ventre. Normalmente associava-se à Linhaça algumas ameixas secas demolhadas do dia anterior.

Linhaça é rica em Fito-estrogénios Naturais
Estes componentes devem fazer parte da alimentação da mulher na menopausa, principalmente as que sofrem com afrontamentos.

Para concluir podemos dizer que a Linhaça tem nutrientes que podem diminuir o risco de algumas doenças, aumentar a defesa do organismo e reduzir o ritmo de envelhecimento celular.


Sem comentários:

Enviar um comentário