sexta-feira, 6 de setembro de 2019

Couve-Galega


A Couve-galega é um bem da Natureza, é a couve do caldo verde Português.
É uma Couve rústica, onde não se colhe a couve, mas se tira folhas ao longo do ano. 

Costumo comprar em molhos, e custa-me entre 50 a 70 cêntimos, isto porque não há muita procura. Este tipo de Couve não precisa de muitos cuidados, por isso não leva muitos químicos, o que me agrada bastante. É uma folha muito boa para os sucos verdes. 
Pessoalmente uso-a muito como couve refogada.
Corto as folhas fininhas.
Levo ao lume dois alhos picados e azeite, deixo fritar um pouco e junto a couve cortada fininha.
Deixo ficar por uns minutos e está pronta.


Acompanha qualquer prato.
Na imagem temos um dos meus almoços com 2 hambúrgueres de lentilhas, com puré de abacate com alho, sal e sumo de limão e a couve refogada.


Este tipo de couve é muito rica em carótenoides e clorofila, sendo uma boa fonte de pró-vitamina A, vitamina C, B1, B2, cálcio, ferro, magnésio e potássio.
Como a maioria das couves, previne a incidência de alguns tipos de cancro, pois tem na sua constituição glucosinolatos.

Pela sua historia, sabemos que é um alimento adequado ao ser humano, pois sabe-se que é consumida desde de tempos pré-históricos. Se temos que escolher o que comer em cada refeição, vamos preferir alimentos mais antigos, que provaram os seus benefícios na nossa Saúde.

Na antiga Roma comia-se muita Couve após estados de embriaguez, mais tarde percebeu-se que a Couve tinha efeito desintoxicante sobre o fígado.

Se Hipócrates renascesse, ele vinha de certeza, com folhas de couve na sua mão direita, para sempre ser lembrada como grande alimento para o corpo humano.

Sem comentários:

Enviar um comentário