segunda-feira, 9 de setembro de 2019

Pode a Depressão ser contagiosa?


O Bom Humor e a Positividade são contagiosos, será que a Depressão também é contagiosa?
A Depressão não pode ser contagiosa, a Depressão é uma manifestação mental de desequilíbrios no corpo.

O fisiologista francês Claude Bernard descreveu um fenómeno do nosso corpo, que é o de tender para o equilíbrio, para manter a homeostase, que é uma condição de relativa estabilidade, a qual o organismo necessita para realizar as suas funções, tanto físicas, como mentais. No livro “A estranha ordem das coisas” o neurologista António Dâmaso, aponta a Homeostasia como o fundo necessário para ter bons sentimentos ou boas emoções. De forma direta podemos dizer que aquilo que pensamos, sentimos, como agimos, como nosso semblante está, depende do estado do nosso corpo físico.

A Depressão pode ter um contributo da vida exterior, mas ela só existe devido a desequilíbrios do corpo, só existe devido a essa falta de Homeostasia física. A inflamação cronica é apontada como uma das causas da depressão. Análises clínicas mostram que pessoas com transtorno bipolar ou depressão pós-parto têm níveis elevados de citocinas inflamatórias.
Problemas intestinais com desequilíbrios na flora intestinal, levam a uma menor produção de serotonina. O intestino é o segundo cérebro, está ligado ao primeiro pelo nervo vago. Lezaeta, um mestre da Naturopatia dizia, que todos as pessoas deprimidas, tinham de dormir com emplastro de argila sobre o ventre para regularizar todas as funções e parece que tinha razão.
Deficiência de vitamina D é outra causa apontada, quando no nosso corpo, os niveis estão baixos, há mais tendencia a pensamentos depressivos. 

A Depressão não é contagiosa, é a ponta do iceberg de vários desequilíbrios do corpo, que podem ser resolvidos. Com um Estilo de Vida que traga Homeostasia ao corpo, qualquer pessoa pode criar os alicerces de uma mente em paz, onde nascem emoções e sentimentos de alegria, de felicidade e de entusiasmo pela Vida.



Sem comentários:

Enviar um comentário