sexta-feira, 12 de junho de 2020

Como parar uma Crise de Asma?


As Medicinas Tradicionais como a Chinesa, a Ayurveda e outras, têm os seus métodos para resolver sintomas de Patologias que trazem sofrimento ao Homem. Uma delas é a Asma, que afeta a Respiração, uma das principais necessidades biológicas do corpo humano.

A Medicina Convencional utiliza maioritariamente fármacos (nomeadamente broncodilatadores e corticóides). Contudo, esta abordagem é relativamente recente na História do controle da Asma.

A Medicina Tradicional Chinesa, através da aplicação de agulhas em pontos dos Meridianos existentes no corpo, consegue atuar na circulação energética da pessoa e diminuir, ou mesmo parar, a crise asmática. No entanto, esta técnica tem de ser feita por profissionais experientes.

Nesta publicação, o meu objetivo é trazer-vos ajudas práticas para que consigam autonomamente, em casa, controlar estas crises, quer em vocês mesmos quer na vossa família. Sendo que a Hidroterapia oferece procedimentos simples e com resultados quase sempre positivos, é nela que me foco.

Como parar um ataque de Asma?

 Na Asma existe uma inflamação vias aéreas, com broncoconstrição e aumento da produção de muco, que dificulta a passagem de ar pelas mesmas. Isto origina os sintomas já conhecidos, como pieira recorrente, tosse e dificuldade respiratória.
Quando tomamos, por exemplo, o Salbutamol (Atrovent), atuamos através da broncodilatação. O mesmo pode ser feito de forma simples através da Hidroterapia. 
Mas há diferenças. Esta última atua de uma forma menos invasiva (com menos efeitos secundários), o que a faz demorar mais tempo a fazer efeito (30 a 60 minutos), mas também permite um efeito mais prolongado e com menor probabilidade de recorrência (outra crise) num curto espaço de tempo. 

O que vai precisar?
- Um plástico grande, pode ser uma cortina de chuveiro dobrada ao meio;
- Uma toalha turca grande de banho;
- Quatro toalhas turcas médias de rosto;
- Uma toalha turca pequena.

Procedimento:
- Colocar o plástico sobre a cama;
- Colocar, por cima do plástico, a toalha turca grande aberta;
- Molhar com água da torneira duas toalhas turcas médias, retorcê-las e dobrá-las/enrolá-las até caberem no microondas;
- Levar as toalhas ao microondas para aquecerem (leva mais ou menos 2 a 3 minutos);
- Retirar as toalhas com a ajuda de luvas de cozinha (a toalha está muito quente e pode queimar);
- Envolver cada uma das toalhas com uma das toalhas secas; 
- Colocar um destes embrulhos sobre a toalha turca grande que está na cama;
- Deitar (a pessoa com a crise de asma) em cima da toalha grande (cuidado para não queimar), com a toalha quente embrulhada na região das costas e pescoço (pode, e até convém, ter uma almofada debaixo do tronco e cabeça, para poder estar mais erguido);
- Colocar o outro embrulho sobre o peito da pessoa deitada, controlando a temperatura (há pessoas com asma que toleram muito bem o quente e outras que nem tanto- temos de ouvir sempre o corpo).
- Tapar a pessoa com a roupa de cama.

Atenção: os pés da pessoa têm de estar quentes - caso não aconteça, a asma não passa.

- Passados 30 minutos, retirar os embrulhos, esfregar rapidamente, a região das costas e do peito, com uma toalha pequena molhada em água fria e bem retorcida, numa passagem rápida. 
- Secar com uma toalha seca e vestir.

Normalmente, este tratamento, se feito no início da crise de asma, normaliza a respiração.
Durante o tempo do tratamento a pessoa deve tentar fechar a boca e respirar calmamente pelo nariz, sem inspirar grandes quantidades de ar de uma só vez.

Se for criança, os pais devem transmitir tranquilidade e confiança no tratamento, não ansiedade.

E se não passar?
Insistir.
A pessoa com Asma deve levantar-se, sentar-se e fazer um Escalda-pés.
Como?
- Colocar os pés numa bacia com água quente (o máximo de calor que a pessoa suportar, sem ser desconfortável), que chegue até aos tornozelos. 
- Quando deixar de sentir o calor da água, adicionar mais um pouco de água quente. Manter o tratamento por 20 a 30 minutos e, no final, deitar com um jarro, água fria sobre os pés, secar bem e calcar peúgas.

Neste momento, a asma ou já passou na totalidade ou, pelo menos, melhorou e muito. 
Se sentir necessidade, pode repetir o primeiro tratamento.  

Este Tratamento é uma opção para quem quer viver sem Asma, para quem tem como objectivo maior a Saúde integral do corpo.

Sem comentários:

Enviar um comentário