domingo, 28 de junho de 2020

As Vitaminas e os Alimentos importantes na Saúde Ocular



Os olhos são órgãos complexos.
Para termos uma visão perfeita, as células dos olhos precisam de ser alimentadas corretamente de forma a que todas as suas funções sejam exercidas. Para isso é necessária uma boa circulação sanguínea com vários nutrientes incluindo vitaminas.

Várias condições podem afetar os olhos, como retinopatia diabética, degeneração macular relacionada à idade, glaucoma e catarata. Todos estes problemas podem ter várias causas, mas estudos indicam que a nutrição tem influencia sobre eles.

Nutrientes e Vitaminas essenciais para manter a Saúde Ocular

Vitamina A
A vitamina A é um nutriente da visão, mantêm a cobertura externa do olho limpa. Também é um componente da rodopsina, uma proteína dos olhos que permite ver em condições de pouca luz. (1)

Estudos sugerem que dietas ricas em vitamina A podem estar associadas a um risco reduzido de catarata e degeneração macular relacionada à idade. (2)

Para obter a Vitamina A, recomenda-se ingerir alimentos como a Batata-doce, que é uma excelente fonte de Vitamina A, assim como vegetais de folhas verdes, cenourasabóboras e pimentos.

Vitamina E
Estudos mostram que doenças oculares podem estar relacionadas com o stress oxidativo, que entre outras coisas é um desequilíbrio entre antioxidantes e radicais livres. Cria-se um estado de acidez, ou como a Medicina Natural defende, desenvolve-se um estado de toxicidade que o corpo não consegue eliminar, o que leva a acumulações que prejudicam a livre circulação energética e sanguínea, provocando os mais variados problemas oculares.(3)

A Vitamina E, é um bom antioxidante e está presente nas sementes de girassol, nozes, avelãs, castanha do Pará, amêndoas, azeite, abacate e também nas folhas verdes.

Vitamina C
A vitamina C, além de ser um poderoso antioxidante é necessária para produzir colagénio, uma proteína que fornece estrutura aos olhos, principalmente à córnea e à esclera.
Esta vitamina, pode ajudar a diminuir o risco de desenvolver catarata, uma condição que faz com que o olho fique turvo, e que prejudica a visão. (4)

Para aumentar a ingestão desta Vitamina tão importante basta consumir laranja, limão, kiwi, pimentos, brócolos e couves.

Vitaminas B2, B3, B6, B9, B12
 Esta combinação de vitaminas, onde se inclui o folato (B9), são importantes para a Saúde Ocular porque diminuem os níveis de homocisteina, que é uma proteína que está ligada à inflamação.
A inflamação sistémica, que circula pelo corpo interfere nos olhos e prejudica-os. Tudo o que seja anti-inflamatório beneficia os olhos.
Um estudo mostra que há inflamação na degeneração macular, tão presente nas pessoas de mais idade. (5)

A Vitamina B2 e B3 também são importantes. Como fontes temos as Sementes de Sésamo, ovo cozido e aveia. Um excelente suplemento que reúne a maior parte do Complexo B, é a Levedura de Cerveja.

 A Luteína e a Zeaxantina
São dois carotenoides, atualmente muito importantes, porque ajudam a filtrar a luz azul potencialmente prejudicial vinda dos écrans e protegendo os olhos de danos. (6)

Estes compostos vegetais também ajudam a prevenir as cataratas e impedir ou retardar a progressão da Degeneração Macular da Idade. (7)

Uma dieta rica em frutas e vegetais naturalmente fornece a quantidade necessária. Os espinafres e as couves são os mais ricos nestes compostos.

Ómega – 3
A Retina humana contém altas concentrações de Ómega-3.
Além de ajudar a formar as células do olho, as gorduras Ómega-3 têm propriedades anti-inflamatórias que podem desempenhar um papel na prevenção da retinopatia diabética. (8)
A gordura Ómega-3 também beneficia as pessoas com a doença do olho seco, ajudando-as a produzir lágrimas. (9)

Para aumentar as gorduras Ómega-3 na alimentação, podemos incluir linhaça, sementes de chia e nozes. Como fonte vegetal temos a planta Beldroegas, que é rica em Ómega – 3.

Zinco
Segundo a Associação Americana de Optometria, o Zinco é um mineral essencial, porque é uma molécula auxiliar.  Traz a vitamina A, a Luteína e a Zeaxantina do fígado para a retina, a fim de produzir melanina, um pigmento protetor nos olhos. O Zinco é altamente concentrado no olho.
Problemas na visão, como ver mal no escuro e catarata, têm sido associadas à deficiência de Zinco.

Boas fontes de Zinco são as Sementes de Abóbora, sementes de sésamo, castanha do Pará, amêndoas, ervilhas, grão de bico, tofu, lentilhas, espinafres, aveia, cogumelos e gérmen de trigo.

Para haver uma boa Saúde Ocular, nosso corpo tem de absorver determinados nutrientes, que mantêm saudáveis os tecidos biológicos que permitem a visão.

A Saúde não é estática, somos um organismo em dinâmica, por isso todos os dias podemos estar a entrar e a sair do Estado Saudável do nosso corpo e dos nossos olhos. 
A Visão tanto pode piorar como melhorar.
Os nutrientes referidos são importantes em todos os problemas de visão. Usar óculos não melhora a visão, é simplesmente uma ferramenta maravilhosa que se inventou e que ajuda a ver. Mas, se conseguirmos melhorar os tecidos do olho, levando até ele uma boa oxigenação e nutrientes apropriados, vamos conseguir melhorar a visão , podemos até regredir a graduação ou pelo menos não aumentar, assim como prevenir outros problemas futuros.

Também pode ver:







Sem comentários:

Enviar um comentário