quarta-feira, 29 de julho de 2020

O que diz o maior estudo, que relacionou alimentação com as doenças?


O Dr. Colin Campbell tem 86 anos, é um bioquímico que se especializou a perceber o efeito que a nutrição tem na Saúde.  Com um curriculum invejável, foi um dos principais cientistas a coordenar o “China Study”, o maior estudo epidemiológico sobre a relação entre alimentação, estilo de vida e as doenças degenerativas modernas.
Em 2010, após cirurgia cardíaca, Bill Clinton adotou as recomendações alimentares do Dr. Campbell, do Dr. Esselstyn e do Dr. Dean Ornish.

Sobre o Estudo da China
O Estudo da China é o maior estudo epidemiológico jamais realizado sobre o efeito na saúde da alimentação e do estilo de vida.
Foi um empreendimento colossal realizado pelas Universidades de Cornell nos EUA, Oxford no Reino Unido e com o apoio da Academia Chinesa de Medicina Preventiva.
Uma das grandes conclusões foi que  "As pessoas que comem mais alimentos de origem animal têm mais doenças crónicas e as que comem mais alimentos de origem vegetal são mais saudáveis e tendem a escapar a doenças crónicas", relata T. Colin Campbell no seu livro.

A Alimentação que defende, é a que ele próprio e a família adotaram em prol de uma qualidade de vida superior. “O consumo de produtos animais e/ou processados fornece-nos coisas que não nos beneficiam e acarreta um consumo menor de alimentos de origem vegetal", justifica o especialista. Diz que"o nosso corpo está sempre a tentar restaurar a saúde". Alimentá-lo convenientemente é, por isso, um imperativo a ter em linha de conta nos dias que correm, a única coisa que temos de fazer é dar-lhe os recursos certos".

Colin Campbell conclui no seu livro:
-O estudo desenvolvido na China revelou que, entre a população estudada, quem comia alimentos de origem animal tinha mais doenças crónicas do que quem preferia os de origem vegetal.

- Estudos com animais revelam que dietas baixas em proteína inibem a formação de cancro, assim como bloqueia o seu crescimento.

- A proteína de origem animal não é necessariamente melhor do que a de fontes vegetais.

- A proteína é essencial para o organismo, mas não deve ser consumida em doses elevadas.

- Apenas os vegetais fornecem antioxidantes, hidratos de carbono complexos e vitaminas. Já os alimentos de origem animal são mais ricos em gordura e proteína.

- O ideal é "tentar evitar todos os produtos de origem animal, mas sem se preocupar se tiver de ingerir pequenas quantidades", defende mesmo o especialista.

-  Pode comer tudo o que quiser, com muita variedade, de qualquer alimento de origem vegetal, integral e não refinado.

Este Cientista, assim como tantos outros defendem que as doenças cronicas podem ser evitadas, tratadas, melhoradas com Estilo de vida apropriado. Neste Estilo de Vida, o grande e talvez o pilar mais importante é Alimentação. É possível reverter doenças e a cronicidade, a ideia de que é para toda a vida, é uma crença que nos contam e muitos acreditam.

Sem comentários:

Enviar um comentário