quinta-feira, 2 de julho de 2020

Divertículos e seu Tratamento Natural


Na doença Diverticular temos a Diverticulose e a Diverticulite.
A Diverticulose caracteriza-se pela presença de vários Divertículos em diferentes áreas do trato gastrointestinal.

Os Diverticulos são bolsas, ou melhor são saliências parecidas à ponta de um dedo de uma luva que se localizam entre as fibras musculares das paredes do intestino.

A Diverticulite é quando os Divertículos ficam inflamados ou infectados. Pode ver aqui o que fazer neste caso.
A maioria das pessoas com Divertículos, não tem Diverticulite. Têm as bolsas, mas estas não infetam e não dão sintomas. São identificadas em exames de rotina, como a colonoscopia.


Quando um destes Divertículos inflama, temos como principais sintomas a dor abdominal (habitualmente localizada no quadrante inferior esquerdo), diarreia, cólicas, alteração dos hábitos intestinais (obstipação ou diarreia) e, ocasionalmente, hemorragia rectal. Estes só correm numa pequena percentagem de doentes, sendo semelhantes aos encontrados na síndroma do intestino irritável.

Porque se formam os Divertículos?
Não se sabe exatamente porque os Divertículos se formam. Uma das teorias é que dietas pobres em fibras contribuem para que eles se desenvolvam. Com pouca fibra na dieta, as fezes ficam muito duras, o que causa a obstipação intestinal. Com isso, é necessário um esforço maior para evacuar, o que provoca uma pressão no interior das paredes do cólon resultando na formação de Divertículos. O aumento da pressão junto com a fraqueza da parede intestinal são provavelmente fatores significativos.

Uma das causas da Diverticulite, e das complicações da doença Diverticular são alguns medicamentos, entre eles os anti-inflamatórios, que se tomam de ânimo leve e sem receita médica. Medicamentos como a aspirina e o paracetamol.
Nesta Revisão de estudos, foram avaliados vinte e três artigos e concluiu-se que vários medicamentos comuns estão implicados em complicações da doença Diverticular. (8)


O que fazer em caso de Diverticulose?
O que fazer quando há Divertículos, sem Sintomas?

Quando no intestino há Divertículos, o objetivo da prevenção é a NÃO inflamação dessas bolsas.
Como vamos prevenir essa Inflamação?

Se o problema se localiza no trato gastrointestinal, faz todo o sentido olharmos a Alimentação. O que é ou não digerível, o que é ou não inflamatório, o que ajuda as fezes a movimentarem-se mais rápido, o que evita as putrefações intestinais, e o que ajuda o intestino a expelir as fezes o mais rápido possível e sem esforço. Mostrou-se que a inflamação desempenha um papel fundamental em todas as formas desta doença, por isso a necessidade de ações anti-inflamatórias.

Medidas no Estilo de Vida
O funcionamento normal do sistema digestivo é direcionado pelo sistema nervoso parassimpático e é altamente influenciado pelo stress.  Não basta comer bem e fazer exercício físico, é preciso cuidar do corpo e da mente. É preciso estarmos bem, é preciso sentirmos bem diariamente, desejar muita Vida com Saúde.

-  A maioria dos estudos sugere que os fumantes estão em risco aumentado de complicações da doença Diverticular, particularmente perfuração, mas também abscesso e hospitalização.

- O consumo habitual de álcool está associado a episódios de Diverticulite aguda. Como prevenção, o ideal seria não consumir bebidas alcoólicas.

- A obesidade aumenta os riscos de Diverticulite e sangramento Diverticular, logo é preventivo manter o peso ideal de acordo com a Constituição pessoal. (1)

-  Atividade física diminui complicações diverticulares. Como prevenção e tratamento há necessidade de caminhar, correr, cultivar uma horta, fazer exercício físico prazeroso. (2)
Além de uma atividade física que ative todo o metabolismo e ajude o sistema linfático a trabalhar e a “limpar” os dejetos celulares, é importante fazer um exercício localizado. Os abdominais e outros exercícios que movimentam e tonificam a região abdominal e do baixo ventre, são importantes. Pessoas de qualquer idade podem fazer, se não conseguirem fazer dez vezes, fazer cinco. Este tipo de exercício aumenta a circulação sanguínea em todo o abdómen e massaja os órgãos internos.

 - Respirar profundamente e expor o corpo ao Sol, são dois Recursos anti-inflamatórios para ganhar mais Saúde e se proteger contra a doença.
O papel da Vitamina D foi recentemente explorado na doença Diverticular e mostrou que quanto mais baixo eram os níveis no sangue, maior a probabilidade de ter Diverticulite, colocando-se a possibilidade da deficiência em Vitamina D ser uma das causas da Diverticulite. (7)

- Tomar Banho Alternado diariamente. Concentrar a alternância da temperatura da água na zona abdominal, seguindo a localização do intestino grosso. Rodar com o chuveiro tanto de água quente como fria, no sentido dos ponteiros do relógio, da esquerda para a direita.

- Massajar a região abdominal com óleo. Pode ser óleo de sésamo, óleo de coco ou azeite de alecrim. Não usar substancias químicas.

- Colocar sobre o ventre uma toalha pequena dobrada e molhada em água fria. Por cima uma toalha grande e seca. Enrolar bem e vestir o pijama ou algo que segure a toalha de cima. Dormir toda a noite com esta aplicação. Fazer uma vez por semana.

Alimentação
- A principal e mais importante ação é ingerir alimentos com fibra. (4)
Uma alimentação à base de frutas, verduras, legumes, e cereais integrais, que são ricas em fibras pode proteger contra doenças Diverticulares.
A fibra promove a regularidade intestinal e funciona como prébiótico, o que significa que fornece combustível para os organismos próbióticos benéficos. Além disso, a fibra promove a formação de ácidos gordos de cadeia curta, como o butirato, que são essenciais para a saúde do cólon. Na verdade, o butirato tem sido estudado como um tratamento para a doença Diverticular.

- A falta de fibra e a inflamação persistente leva a alterações na flora intestinal, como a disbiose. Os próbioticos podem ajudar a restaurar o equilíbrio da flora intestinal prevenindo a inflamação. (5)
Se a variedade e a quantidade de probioticos que forma a flora intestinal, for lesada, o intestino tende a inflamar. A toma de antibióticos mata a maior parte dessa “reserva ecológica interna “, e pode levar o intestino a estados inflamatórios.
Os próbióticos são microrganismos vivos, com efeitos imunológicos e anti-inflamatórios, e impedem a colonização intestinal por microrganismos nocivos.

- Prefira sempre alimentos integrais e não processados, ricos em fibras e fluidos, os quais ajudarão a motilidade intestinal.

- A recomendação de não consumir sementes como nozes, pipocas para não inflamarem as bolsas parece não ter apoio cientifico. (6)
Um estudo que acompanhou mais de 47 mil homens por 18 anos e mostrou que a ingestão desses alimentos não aumentava o risco de inflamação Diverticular; de fato, os participantes do estudo que comeram mais nozes realmente tiveram um risco menor de complicações Diverticulares.

- Beber água.

- Sempre que sentir gases, beber chá de Erva-Doce.

- Tomar em jejum água morna com sumo de meio limão. Verificar se lhe é confortável.

- Tomar diariamente uma ou duas colheres de sopa de linhaça triturada com bastante água.

- No pequeno-almoço, substituir o pão branco por papas de aveia e chia.

- Reduzir ou se possível eliminar a carne. A carne causa putrefações intestinais que podem inflamar os divertículos.

- Consumir ameixas secas. À noite colocar três ameixas secas num copo com água. No outro dia de manhã, beber a água e comer as ameixas.

- Comer alimentos com Quercetina – Pode contribuir para a prevenção de doença Diverticular.
A Cebola, as maçãs, os brócolos, cerejas, uvas, trigo sarraceno, amêndoas, pistachos, aveia e tomates, têm Quercetina.

- Tomar Gel de Aloé Vera. É laxante, cicatrizante e anti-inflamatória. Pode comprar o gel ou cortar uma tira com dois centímetros de uma haste da planta e comer diariamente.

- Adicionar aos cozinhados Curcuma pela sua ação anti-inflamatória.
Estudos em animais, mostram que a curcumina pode inibir o fator de necrose tumoral alfa, um dos mensageiros químicos inflamatórios associados à doença Diverticular e Diverticulite aguda.

- As gorduras ómega-3 são benéficas pela sua atividade anti-inflamatória. Alimentos ricos em gorduras ómega 3 são as sementes de linhaça trituradas, sementes de chia, sementes de cânhamo, nozes, gema de ovo, todas as oleaginosas, abacate e beldroegas.

- Chá de Malva. Esta planta é rica em mucilagem, tem ação laxante, emoliente e suavizante sobre o aparelho digestivo.
Outras plantas com mucilagens são as sementes de linhaça triturada e a planta Olmo.
As mucilagens formam uma barreira ou revestimento na mucosa intestinal, protegendo contra infeções e lesões, o que acalma a irritação e promove a cicatrização tecidual.
O chá de Camomila tomada à noite também pode ter o seu efeito positivo, na prevenção da inflamação intestinal e na pressão do intestino.

- Tomar chá de Gengibre após a refeição do almoço tem ação digestiva e anti-inflamatória.

- Não encontrei nenhum estudo que relacionasse o consumo de lácteos com o desenvolvimento de Divertículos. Mas, se considerarmos que os lácteos e as farinhas refinadas são prejudiciais ao intestino, podemos considerar não os consumir como medida preventiva.

Mesmo na presença de Doença Diverticular, os conselhos referenciados acima quando colocados em prática, previnem a inflamação intestinal e a inflamação dos Divertículos. Também promovem um aumento da Saúde.
Se compararmos a Saúde com a Luz, e a Doença com a Escuridão, a Escuridão vai embora quando a Luz aparece, e a Doença vai embora quando a Saúde aumenta.

O Dr. John McDougall diz” A Diverticulite aumenta à medida que o consumo de vegetais e frutas diminuem.”

Sem comentários:

Enviar um comentário