domingo, 26 de julho de 2020

Uma Especiaria e um chá para a Angina de peito



A Angina de Peito manifesta-se como um conjunto de sintomas, que indicam que há uma má irrigação sanguínea do coração, quase sempre provocado por um bloqueio ou estreitamento das artérias coronárias.

A Ciência atual aponta, que a grande causa é a inflamação das artérias. Dependendo da situação, esta inflamação pode ser revertida. Um estilo de Vida adequado, com a diminuição de alguns alimentos e a introdução de outros, pode ajudar qualquer pessoa com angina de peito. Um dos alimentos a introduzir, porque as Medicinas Tradicionais o apontavam, e agora a ciência comprovou os seus efeitos, é o Gengibre.

O Gengibre é considerado um medicamento na Medicina Tradicional Chinesa e na Ayurveda. Aquece o estômago, o que significa que na maioria dos casos ajuda nas digestões e afasta o frio, por isso um chá de Gengibre no inverno, protege contra os resfriados.

Atualmente têm sido feitos muitos estudos, para perceber o potencial do Gengibre na nossa Saúde, e tem se comprovado a sua atividade anti-trombótica, pois inibe a agregação plaquetária. (1)

A Doença Cardiovascular normalmente está relacionada com o sistema circulatório, onde os vasos se estreitam e são afetados pela aterosclerose, que resulta em Angina de Peito ou em enfarte cardíaco.

A pessoa normalmente é medicada com betabloqueadores e bloqueadores dos canais de cálcio (2)
Estes medicamentos têm efeitos secundários. Resumidamente os betabloqueadores não devem ser tomados por asmáticos, podem induzir a hiperglicemia, insónia e edemas. É um medicamento prescrito para o coração que pode levar a enfarte cardíaco. (3)

Os bloqueadores dos canais de cálcio, entre muitos outros efeitos, pode desenvolver a hiperglicemia. A pessoa pode desenvolver diabetes tipo 2 devido há toxicidade dos antagonistas dos canais de cálcio. (4)

É importante identificar medicamentos substitutos sem efeitos colaterais graves, precisamos de substâncias que ajudem desequilíbrios do nosso corpo, sem provocar outros ainda piores e mais letais.

O extrato puro de Gengibre induziu o relaxamento das artérias coronárias, aumentou a vasoproteção, além de apresentar atividade antioxidante, o que diminuiu a inflamação.
Ao diminuir a inflamação nas paredes das artérias e veias, diminui a aterosclerose, ao diminuir aterosclerose o sangue passa em maior quantidade e sem dificuldade, e a pessoa deixa de ter os sintomas da angina de peito, além de descer muito a probabilidade de enfarte do miocárdio. (5)

Como usar o Gengibre?
A raiz do Gengibre pode ser ralada e adicionada à confeção de pratos. É preferível usar a raiz, a Gengibre já ralado.
O Gengibre pode ser bebido diariamente como uma decocção de Gengibre. Cortar de três a cinco rodelas de raiz de Gengibre e ferver, até o líquido diminuir para metade. Beber a quantidade de uma chávena de café, de chá de Gengibre após as refeições.

O Gengibre tem sabor picante, o que significa, que tem uma ação dispersora, ou seja, dirige a circulação para as extremidades, diminuindo a concentração sanguínea/energética na zona do peito, muito presente após as refeições.

No verão e nos dias muito quentes, não é aconselhável o Gengibre, devido à sua Natureza quente.
Pode-se recorrer à Melancia. 
A Melancia tem na sua constituição L-citrulina, que se converte em L-arginina, um precursor da síntese do óxido nítrico, que promove a vasodilatação. Ajuda a descer os valores da pressão arterial e a prevenir a angina de peito. (6)

Não há soluções rápidas para melhorar a Saúde e diminuir o risco de doença cardiovascular. Mas, vários cardiologistas defendem que um Estilo de Vida "consciente" através de uma alimentação saudável e escolhas sábias de Estilo de vida, é um bom começo para nos afastarmos dos problemas cardiovasculares rumo à Saúde.


Sem comentários:

Enviar um comentário