terça-feira, 23 de janeiro de 2018

Como cozer arroz integral?


Numa alimentação pró-saúde, um dos cereais a consumir é o arroz integral, o cereal preferido de George Ohsawa, o pai da Macrobiótica.
É de fácil digestão, rico em fibra o que ajuda no funcionamento intestinal, e não sobe demasiado a glicémia, dando uma sensação de saciedade. É rico em vitaminas do complexo B, vitamina E, cálcio, fósforo e magnésio.

Como o vamos cozer?
O segredo para fazer um bom arroz integral cozido, está em demolhá-lo ou hidratá-lo.

No dia anterior coloca-se a quantidade de arroz  a cozer num recipiente com água, e fica assim toda a noite.


Lavamos em água corrente, como mostra a imagem.


Colocamos, o arroz já lavado num tacho com o dobro da água, fica normalmente 2 dedos acima do arroz, como mostra a imagem.
Adicionar 1 colher de sal marinho.


Deixar cozer em lume brando por cerca de 20 a 25 minutos. A meio tempo verificar a quantidade de água. Se necessitar pode juntar um pouco de água quente, o que normalmente não acontece.
Quando o arroz estiver cozido, desligamos o lume e deixamos tapado por mais 10 minutos de forma a que a restante água evapore, e o arroz fique seco.
Há quem coloque cebola, ou alho na confeção do arroz, eu não o faço, porque quando cozo arroz integral, faço-o em quantidade maior e serve para várias refeições, entre elas fazer leite de arroz, o que não seria necessariamente apetecível se tivesse sido adicionado cebola ou alho.
Temos desta maneira fácil, o nosso arroz integral cozido, que pode ser adicionado a imensos pratos e sopas.


Bom apetite...

Também pode ver:
Sopa de Millet




Sem comentários:

Enviar um comentário