sexta-feira, 19 de janeiro de 2018

Hipertensão Arterial - Suas possíveis causas


Vamos começar pelo princípio e perceber a circulação do sangue. O sangue circula continuamente no nosso corpo dentro de "mangueiras” e tem como destino chegar a todos os tecidos e células do organismo. Esta circulação implica alguma pressão sobre as paredes das artérias. Esta pressão que é normal e até necessária para que o sangue atinja o seu destino, é a chamada "tensão arterial".
Para que esta circulação e esta tensão ocorra dentro da normalidade, é necessário vários fatores e quando algum deles se desequilibra, ou quando existe outros desequilíbrios não diretamente relacionados com a tensão mas que podem interferir secundariamente, teremos um quadro de hipertensão.

Se você é hipertenso, é importante que saiba porquê que é hipertenso. É assunto médico? Pode ser, mas também é de quem tem este problema, repare que o remédio pode ajudá-lo, pode remediar num determinado momento, mas o tratamento, que significa tratar o problema para que ele não surja, vai além da toma de uma pilula.
Ter Saúde, viver com saúde é das coisas mais importantes da vida, e nós buscamos tantas coisas, esforçamo-nos para ter um curso, para arranjar emprego, para ter uma casa, para criar os filhos, e a saúde? Também precisamos de nos focar em querer ter saúde, sem ela não há felicidade e bem-estar.

O que pode provocar  hipertensão?
Talvez, você possa estar a pensar...,"mas eu vou ao medico, ele medicou-me, diz que não tem cura, é para toda a vida, e agora vem pessoas na net dizer que é possível a cura ou a melhoria a ponto de não necessitar de tomar medicamentos"?
O que posso lhe dizer, é que tenho este blogue de saúde, porque estudo continuamente e tudo o que escrevo tem apoio científico.

Do que estudei, várias podem ser as causas da hipertensão, vamos ver uma a uma:

- A primeira causa está relacionada com Alimentação.
Há alimentos que sobem muito a glicémia, são os mesmos que requerem muita insulina, são os alimentos que engordam, como o pão, a farinha branca, arroz branco, a batata, tudo o que tem açúcar, leite, toda a doçaria. Comer um bolo ou comer um pão, dentro do corpo, o bolo vai ser mais prejudicial, mas o pão feito de farinha branca, também vai virar açúcar, passa ao sangue como um açúcar, o que sobe a glicemia, quando o pâncreas recebe a mensagem de que há muita glicemia a circular no sangue, produz  mais insulina para que este açúcar entre nas células, e quanto mais açúcar houver mais insulina se produz, e um dos problemas da hipertensão está na insulina.
A hormona insulina é muito poderosa, uma das coisas que ela faz é reduzir o açúcar no sangue, mas ao mesmo tempo manda mensagem aos rins para que não deixe o sódio sair, e o que faz este sódio?  Retém líquidos no corpo da pessoa e aumenta e pressão arterial.
Estudos mais recentes apontam que esta hormona insulina é muito inflamatória, e que continuamente alta dentro do organismo, provoca inflamação que é a causa da maioria das doenças, entre elas a hipertensão.

- A segunda causa, é o Hipotiroidismo.
A hipertensão é um dos sintomas do hipotiroidismo, se tem as mãos e pés frios, pele seca, obstipação, esquece de tudo com facilidade, pode ter hipotiroidismo, a glândula tiroide pode não estar a funcionar ao nível que devia. No hipotiroidismo produz-se um resíduo proteico chamado mucina, que se produz tanto na pele como dentro dos vasos, o que aumenta a pressão arterial. Além disso no hipotiroidismo o rendimento cardíaco está reduzido o que também aumenta a resistência periférica e a pressão arterial.

- A terceira causa está no consumo de alimentos ricos em purinas
Os principais alimentos são as carnes, desde as vermelhas ao frango, sendo que as vermelhas têm mais purinas, assim como os mariscos e a cerveja.
O que é que tem haver a carne com purinas, com a hipertensão? Tudo, porque as purinas são um tipo de ingrediente que é vasoconstritor, quer dizer que contrai os vasos sanguíneos, os vasos e capilares apertados não deixam passar o sangue e o coração bombeia com mais força e sobe a pressão arterial.

 - Na quarta causa temos a deficiência de minerais.
 Muitas vezes o corpo está deficiente de minerais como o magnésio e o potássio. Se a hipertensão agravou ou a pessoa ficou com este problema a seguir ao parto, tem de certeza, deficiência de magnésio. Sem magnésio as artérias, veias e capilares não relaxam, ficam tensas. O magnésio e o potássio também excretam sódio do organismo e com ele líquidos, o que diminui a tensão arterial.

- Como quinta causa aponta-se o aumento do acido úrico.
 Sabe-se que o ácido úrico aumenta com os alimentos ricos em purinas, mas também com açúcar. Como é que o acido úrico aumenta a pressão arterial? Porque inibe o oxido nítrico nos vasos sanguíneos e é o oxido nítrico que mantem a elasticidade dos vasos. Acido úrico tem sido relacionado com a gota, mas também com a hipertensão.

 - A sexta causa é a deficiencia de vitamina D3, é o não apanhar sol.
Estudos feitos, relacionam os mecanismos da Vitamina D com a rigidez das artérias, está-se a estudar a influencia de suplementos com altas doses de vitamina D, coloca-se a hipótese que ao normalizar os valores da vitamina D no sangue, haverá uma redução significativa da pressão arterial.
Resumindo, apanhar sol na pele, produz vitamina D, que por sua vez inibe o sistema renina-angiotensina-aldosterona. Quem é hipertenso sabe que toma um medicamento para inibir todo este processo, aquilo que a apanhar sol e produzir vitamina D, faria.

Estão referidas as causas mais faladas, cabe a cada um de vós que tem este problema pensar qual é a causa ou as causas, porque muitas vezes é um acumular de desequilíbrios, mas a minha intenção é mostrar que se pode ir levantando o véu a cada caso e ir percebendo as causas e muitas vezes a causa é a mesma, é como uma árvore com muitos ramos. A doença também é só uma, tem é várias manifestações, e quando vamos à causa, não tratamos somente uma, mas a doença em si, e só conseguimos isto aumentando a saúde.

Também pode ver:


Como prevenir e reverter a doença cardiovascular








O Alimento que regride a placa Aterosclerótica










A Planta mais importante para o Coração

Sem comentários:

Enviar um comentário