quarta-feira, 10 de janeiro de 2018

Propriedades do Espinheiro Alvar/ Crataegus Oxyacanta


Trago-vos a planta do coração.
 E porquê que digo que é a planta do coração?
- Cuida da saúde do coração e das artérias.
- Possui propriedades vasodilatadoras das artérias coronárias, mas também cardiotónicas.
- Pode ser usado em taquicardias e arritmias, enxaquecas, arteriosclerose e pressão arterial alta.
- Tem propriedades calmantes para os nervos, também ajuda em casos de insónia.

Desde de há muito que o Espinheiro Alvar (espinheiro branco), tem sido usado para cuidar da saúde do coração e das artérias, porque esta planta junto com outros recursos de saúde previne doenças cardíacas.
Esta planta foi usada pelos Gregos e na América pelos Nativos, para tratamento de problemas relacionados com o coração.

A planta tem na sua composição flavonoides ( quercetina, rutina, vitexina e catequinas) junto com minerais como o potássio, magnésio e cálcio, o que leva a uma ação  vasodilatadora das artérias coronárias, que favorece a circulação de sangue.

Mas o Espinheiro não só dilata as artérias mais importantes do coração, como possui propriedades cardiotónicas, ajuda a energia do coração e este bombeia o sangue com mais força. É a planta ideal em caso de insuficiência cardíaca, debilidade cardíaca, acumulação de líquidos por problemas cardíacos, etc...



Em que desequilíbrios de saúde esta planta pode ser usada?
 Enfarte do miocárdio - é uma excelente planta a ser tomada por todas as pessoas que sofreram um enfarte do miocárdio. Porquê? Porque a planta devido ás suas propriedades,vai aumentar a irrigação do músculo cardíaco, o que além de prevenir futuros ataques ainda ajuda a função cardíaca.

Taquicardias  e arritmias - Regula o ritmo do coração, por isso ela pode ser usada nas arritmias cardíacas ou taquicardias.

Insuficiência cardíaca - Tanto a insuficiência cardíaca direita como a esquerda beneficiam com as propriedades do Espinheiro, porque ele é capaz de aumentar a potencia do coração, o que ajuda a bombear mais sangue, para poder chegar a todas as partes do corpo.

Arteriosclerose - Ao dilatar as artérias, melhora a circulação e os problemas relacionados com a arteriosclerose.

Enxaqueca - Porque melhora a circulação, também melhora a circulação na cabeça, logo é uma planta que pode ser usada nas enxaquecas.

Regula a Tensão Arterial - Pode ser tomado tanto na pressão arterial alta como na baixa, porque ação da planta é de equilibrar.


Ajuda a controlar o sistema nervoso simpático - O sistema nervoso simpático é aquele que nos faz fazer frente  a um "leão". E como faz isso? Aumenta os batimentos cardíacos, o nível de açúcar no sangue, dilata os brônquios, deixa-nos em estado de alerta, tudo para salvaguarda da nossa integridade física, estamos frente a um "leão", há que ter força e tudo o resto para fugir. Vivermos episódios neste estado de alerta não nos prejudica, viver todo o dia como se o leão estivesse à nossa frente, mata-nos, é o tão famoso estado de stress, que leva uma diminuição da saúde e a futuros desequilíbrios como neuroses cardíacas, hipertensão, espasmos, insonia, etc. Então o Espinheiro, o nosso amigo possui propriedades sedantes do sistema nervoso simpático.

Você pode estar a perguntar, se tomar esta planta só traz benefícios para quem tem problemas cardiovasculares, porquê que o meu médico não me receita?
Boa pergunta.
O medico faz 6 anos de curso de medicina, depois faz mais de especialidade, e durante todo esse tempo não estuda plantas, ele se falar em plantas é porque estudou extra-curso. Depois existe associação dos cardiologistas, com protocolos mais ou menos específicos para cada patologia e novamente as plantas não entram.
Mas, o Mundo é muito grande e hoje a informação chega, e há estudos, e este aqui que podem ver, é uma meta-analise: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3249900/
E diz-nos que o Crataegus, "o Espinheiro demonstra baixa toxicidade e um alto índice terapêutico". E conclui assim:
"Os resultados registados indicam que os preparativos de Crataegus possuem potencial significativo como remédio útil no tratamento da doença cardiovascular."


Vai um cházinho de Espinheiro, para tonificar o coração?

Sem comentários:

Enviar um comentário