quarta-feira, 24 de janeiro de 2018

Hidroterapia - técnicas que funcionam


Quero-vos falar de uma técnica muito antiga, usada por vários povos, mas também muito atual - A Hidroterapia.
Como seu nome indica é uma técnica, ou melhor são um conjunto de tratamentos simples que se fazem com água, mas com grande estimulo fisiológico e por isso funcionam.

A água tem ação terapêutica cujos efeitos derivam da diferença entre a temperatura do corpo e da água, e da pressão exercida pela água sobre o corpo. A água à temperatura de 35º ou 37º não tem praticamente qualquer efeito terapêutico, pois essas temperaturas correspondem às do corpo, no entanto uma aplicação com água fria ou quente ou alternadas, vai atuar através de estímulos, o que leva a prevenir, a melhorar e a curar problemas de saúde.
Por exemplo: Ao tomarmos o nosso banho matinal a ação da água sobre o nosso corpo não tem nada de terapêutico, mas se subirmos um pouco a temperatura da água, o mais quente possível durante 1 minuto, e depois usarmos 1 minuto de água fria, depois 1 minuto de quente e terminarmos com fria, garanto que não é a mesma coisa. Este tipo de banho com temperaturas alternadas, ativa toda a circulação e outras funções fisiológicas, que são benéficas para promover a saúde.

Pessoalmente, já trabalhei com acupuntura, já vi várias formas de manipular o corpo, massagens, mas eu gosto muito das técnicas de hidroterapia, primeiro porque são simples e a pessoa que queira se tratar realmente pode aprende-las e usá-las consigo mesma, depois porque é realmente um conjunto de técnicas curativas, visto atuarem diretamente no corpo: nos vasos sanguíneos, linfáticos, estimula os nervos, os leucócitos, o tecido conectivo, mecanismos bioquímicos e propriedades imunes.

Efeitos da Hidroterapia

Quando aplicamos um tratamento causamos as reações escritas abaixo, estas podem ser feitas localmente, por exemplo num joelho, ou pelo corpo todo.

Reação térmica - um aumento de calor vai aumentar o metabolismo dentro da célula.
Reação circulatória - Aumenta a quantidade de sangue e o fluxo da linfa.
Reação do sistema nervoso - Um sistema que fica com mais energia.

Qualquer que seja a doença, ela existe num determinado lugar, esse lugar é um órgão, um tecido, uma mucosa, que é constituído por células, que para viverem precisam de boa respiração, nutrientes e de circulação sanguínea e linfática. Quando surge a doença, é porque a célula por qualquer motivo deixou de estar saudável. O que acha que podíamos fazer? Atuar, melhorar todos os processos fisiológicos básicos, podíamos aumentar a circulação para levar mais oxigénio e nutrientes, drenar os tecidos com aumento da circulação linfática, tentar eliminar tudo o que fosse prejudicial, e fazer tudo o que beneficiasse aquele órgão, mucosa, tecido, etc...e depois esperar com confiança, que o corpo ative os seus maravilhosos recursos recuperativos.  Como se faz isso? Muito facilmente com a Hidroterapia.

Mas, se os tratamentos de Hidroterapia são tão bons, porque se fala tão pouco?
Primeiro porque ao serem simples de fazer, qualquer pessoa que queira pode aprender e fazer, não é necessário haver uma especialidade, haver um técnico de saúde que os faça, e isto não é rentável economicamente. A fisioterapia assumiu alguns, mas poucos.
Depois porque são fáceis , mas requerem tempo e atenção, por isso ficaram para trás, não que sejam menos efetivos, mas porque são tratamentos exigentes e que devem ser repetidos continuadamente. Por exemplo:
Uma pessoa com febre. Qual é o melhor tratamento?
Para mim, para a pessoa e para o corpo da pessoa, é deixar o sistema imune funcionar com a febre que é um excelente meio de defesa, e ir controlando os seus valores, e ir ajudando a pessoa a suportar a febre. Como? Com Hidroterapia. Temos de lhe aquecer os pés, e arrefecer a cabeça ou o corpo. Como fazemos isto? Com aplicações de panos com água, ora uns quentes, outros frios. Numa criança, este tratamento resolve a febre rapidamente. 
Com as dores a situação é igual, a Hidroterapia dá excelente resultados se aplicada continuamente.


Sem comentários:

Enviar um comentário