terça-feira, 16 de janeiro de 2018

Gota e seu Tratamento Natural


A Gota é uma das mais dolorosas formas de artrite. Ocorre quando se acumula demasiado ácido úrico no corpo, o que provoca depósitos de cristais nas articulações.

Causas Possíveis
 O ácido úrico surge pelo metabolismo das purinas, uma subclasse de proteínas que são abundantes nos tecidos humanos e em determinados alimentos, como carnes e órgãos de animais.
Também existe alguns fármacos, que podem aumentar os níveis de ácido úrico no sangue, e a formação de cristais irritantes. Estes incluem os Salicilatos, um componente da aspirina, diuréticos que podem estar prescritos para a hipertensão, edema ou doenças cardiovasculares. Outros são Ciclosporina (utilizado para prevenir a rejeição de órgãos transplantados) e a Levodopa usada na doença de Parkinson.
 O consumo de álcool, excesso de peso, a exposição ao chumbo no ambiente também aumenta o risco de Gota em indivíduos geneticamente suscitáveis.

É possível ter níveis elevados de ácido úrico e nunca desenvolver gota.
Normalmente o ácido úrico dissolve-se no sangue, passa pelos rins e sai do corpo através da urina. O que acontece na Gota é uma acumulação excessiva de ácido úrico que o corpo não consegue eliminar, ou porque comemos muitos alimentos ricos em purinas, ou porque o corpo aumentou a produção de ácido úrico, ou porque os rins não eliminam suficientemente ácido e este acumula-se no corpo.

O primeiro ataque de gota geralmente ocorre no dedo grande do pé, que fica dolorido, inchado, quente e vermelho, no entanto pode afetar outras articulações, como tornozelos, calcanhares, punhos, dedos e cotovelos.

Antigamente, associava-se a Gota à riqueza, quem tinha Gota, só a tinha porque era rico e tinha uma alimentação rica, de tal forma que juntava cristais.
Penso que nos dias de hoje não precisa de ser rico para ter Gota. Mas para a não ter, precisa como primeira linha de defesa, hábitos e estilo de vida saudáveis, associado a uma dieta anti-inflamatória.

O que evitar:
 - Evitar carnes (principalmente carnes jovens), que são fontes particularmente ricas em ácido úrico, assim como reduzir leguminosas, como feijões e ervilhas. Também não deve comer o caldo do cozimento de carnes, nem a água onde cozeu os feijões.

- Evitar o café ou outras fontes de cafeína.

- Não consumir álcool. O álcool leva o organismo a produzir grandes quantidades de ácido úrico, principalmente a cerveja. Além de reduzir o ritmo de eliminação do ácido a cerveja tem um maior teor de purinas que o vinho.

- Não beber bebidas gaseificadas, como refrigerantes, pois têm gás carbónico que entra na formação da estrutura de bases nitrogenadas e pode levar a desencadear uma crise.

- Perder os quilos que tem em excesso.

O que fazer:
 - Beber água.

- Linhaça - os ácidos gordos da linhaça limitam a produção de leucotrienos pró-inflamatórios que são os mediadores da inflamação e da lesão tecidular que se observa na gota.
Pode comprar sementes de linhaça, triturar em casa o suficiente para consumir numa semana e guardar num recipiente no frigorífico. Consumir de uma a duas colheres de sopa da farinha de linhaça por dia. Basta levar a farinha à boca e engolir com água.

- Cereja - demonstrou-se que o consumo abundante de frutas frescas como cerejas, morangos e outras, ricas em antocianinas é muito eficaz na redução dos níveis de ácido úrico e na prevenção da Gota. Antigamente recomendava-se monodietas, onde a pessoa ficava 1 a 3 dias a comer unicamente a mesma fruta, sendo as mais indicadas, melancia, morangos, mas a com mais resultado na Gota é a cereja.

- Abacate - sabe-se que o abacate baixa os níveis de ácido úrico no sangue.

- Cúrcuma - Esta especiaria tem um composto - a curcumina - que inibe a síntese das prostaglandinas que se encontram no organismo e que exacerbam a dor. A curcumina também estimula as supra-renais para que libertem cortisona no organismo, a qual é um aliviador potente da inflamação e da dor que esta pode causar.

- Um excelente suco é o de Beterraba, Cenoura, Pepino e Agrião, bater tudo no liquidificador, coar e beber em jejum por 21 dias, depois medir novamente os níveis de ácido úrico. Use unicamente os legumes de época, por exemplo não deve usar pepino durante o inverno.

 Plantas para a Gota
 Limão - O sumo de limão alivia as dores reumáticas e a Gota. Como depurativo atua eliminando o ácido úrico. Beba em jejum 1 copo de água com sumo de 1 limão maduro.
Todos os cítricos são bons.

retirada da net
Sementes de Aipo - Ferver por 5 minutos, 1 colher de sementes de aipo em 2 chávenas de água. Deixar repousar tapado por 10 minutos, coar e beber durante o dia, dependendo da gravidade dos sintomas.
Há quem consiga manter os níveis de ácido úrico normais com este chá, tem ação anti-inflamatória.

Harpagophitum ( Garra do Diabo) - Esta planta diminui os níveis de ácido úrico e como tem ação anti-inflamatória, também diminui a dor. Pode tomar em chá, tintura  ou cápsulas.

Outras plantas a beber são: Cavalinha, Urtiga, Dente-de-leão, Carqueja, Salsaparrilha e Bétula. Estas plantas encontram-se com facilidade em locais de venda de produtos naturais

Tratamentos Externos:
 - Aplicações de argila, que diminuem a inflamação e aliviam a dor.
 Pode dormir todas as noites com aplicação de argila.

retirada da net
- Banhos de temperatura progressiva - colocar a articulação afetada em água morna e ir acrescentando água quente. Se esta água for de um cozimentos de Espigas de Pinheiro, Urtigas, Rosmaninho ou Alecrim, mais benéfica se torna. Pode alternar estes banhos com compressas de água fria, 15 minutos o pé em água quente e depois 15 minutos com toalha fria na zona, volta à água quente e termina com aplicações frias. Esta é a melhor forma de desinflamar a zona.

Tudo se pode tratar ou pelo menos melhorar porque o foco é a Saúde.

Sem comentários:

Enviar um comentário