terça-feira, 19 de maio de 2020

Hipertensão e seu Tratamento Natural



Neste poste falei sobre as causas apontadas pela Ciência para se desenvolver Hipertensão.

Tratamento Natural Não invasivo e Regulador
A esmagadora maioria dos tratamentos abaixo, das plantas a tomar, dos alimentos a comer, têm estudos a comprovar a sua ação benéfica na Hipertensão.
Tudo o que está referido baseia-se na Medicina Natural usada há muito, mas também na comprovação atual avaliada pelo método cientifico, como podem verificar.

Quando a Pressão arterial está acima do normal, o que fazer?
- Respirar – Aprender técnicas de respiração, existem várias disponíveis no youtube, de forma a concentrar a mente e a respiração.
Uma respiração muito simples é a 5-5-5, ou seja, inspira e conta até 5 mentalmente, retém outros 5 e expira em 5.
Este recurso funciona quando a causa da subida da tensão é por stress, nervosismo. 
Estudo a comprovar.

- Tomar banho de imersão quente
Este é um grande recurso, pois a água quente vasodilata e a pressão desce. Por isso se recomenda a natação em piscinas aquecidas para pessoas com Hipertensão.
Em casa, nas ocasiões que a pressão arterial tende a ficar alta, faça banhos de imersão de 20 minutos de 3 a 5 vezes por semana.
Caso a sua pulsação seja acima de 80, ao fazer o banho quente, enrole uma faixa de pano molhada em água fria em volta da cabeça, passando da nuca até à testa. Mantenha a toalha fria. 
Estudo a comprovar

  O que fazer para prevenir e controlar a Hipertensão?

- Meditar – Se sente medo, se sente pressão ou outras emoções que tendem a criar tensão, traga para a sua vida a Meditação, também pode ser a oração.

- Apanhar sol sempre que possível, reduz a pressão arterial e diminui os problemas cardiovasculares. 
Estudo a comprovar

- Fazer Banho de pés alternado diariamente. Pode ser feito à noite, por 30 minutos.
Precisa de duas bacias, uma com água quente e outra com água fria. Colocar os pés por três minutos na água quente, retirar e colocar um minuto na água bem fria. Voltar à água quente assim sucessivamente por 30 minutos. Vai precisar de ter ao lado água quente disponível para colocar na bacia de forma a sentir sempre o muito quente e o muito frio, no frio pode colocar umas pedras de gelo. Terminar rapidamente com água fria, limpar os pés e calçar meias ou aconchegar os pés.

- Emagrecer, caso o peso esteja acima do recomendado.

- Fazer exercício. Estudos mostram a importância de se fazer exercícios aeróbicos como caminhar, mas também de resistência, como corrida e musculação. Fazer  diariamente.
O exercício torna-se mais eficaz, se junto com a Pressão alta também tiver diabetes tipo 2.

 - Sempre que possível andar descalço sobre a terra ou areia.
Estudo a comprovar

- Um habito diário que podemos ter para ajudar a circulação sanguínea e linfática e diminuir a inflamação sistémica é fazer o Banho Alternado, pode ver aqui.

 A Alimentação na Hipertensão
A alimentação deve ser simples baseada mais em frutas, legumes, verduras, cereais e sementes.

Nos dias em que por qualquer motivo, a pressão está mais alta, além do banho de imersão, dos banhos de pés alternados, de respirar profundamente, pode aptar por uma dieta bem restrita e que mostra dar bons resultados.
Consumir unicamente três coisas: suco verde, arroz integral cozido e maçãs. 
Pode fazer este regime por 3 dias.

O que não comer? O que comer?

- Não usar cloreto de sódio, o sal comum da cozinhe. Substituir por Sal Marinho Integral.

- Reduzir a níveis mínimos a carne, principalmente a de mamíferos.
Estudo indica que a carne sobe a pressão arterial.

- Ao levantar, beber sumo de um limão num copo de água morna.

- Consumir regularmente sementes de chia.
Estudo indica que o consumo regular de chia desce a pressão arterial.

- Não consumir açúcar, o estudo indicado a seguir mostra que consumir açúcar eleva a pressão arterial, independentemente de a pessoa aumentar de peso ou não.

 - Consumir linhaça – 1 a 2 colheres de sopa diariamente. Não coma a semente inteira, deve triturar de forma a ficar farinha de aveia.
Estudo a comprovar os benefícios da linhaça na Hipertensão.

- Consumir sementes de Sésamo

- Consumir Trigo Sarraceno, estudo mostra que desce a pressão arterial.

- O tomate e a melancia são alimentos benéficos na Hipertensão, desde que consumidos na época deles, que será no fim da Primavera e Verão. Estudo o confirma.

Fitoterapia para regular a Pressão Alta

- Chá de Barbas de Milho – É para ser usada quando os níveis estão mais altos. Pode tomar de 3 a 4 chávenas.

 - Beber diariamente um Chá composto por 3 Plantas em partes iguais – Folhas de Oliveira + Crataegus (Espinheiro Branco) + Bétula. As plantas compram-se com facilidade, inclusive em alguns supermercados.
Beber 3 chávenas ao dia.
Estudos:

- O alho foi desde de sempre indicado na Pressão alta, atualmente estudos também o referem. Use a Tintura de alho, pode comprar ou fazer.

- Como suplemento, tomar magnésio, ou magnésio com potássio.
Estudos indicam que o magnésio é o suplemento mais importante para a hipertensão.

- O aipo é um vegetal para a hipertensão. Pode juntar um talo de aipo diariamente ao suco e também ingerir sementes de aipo.

- O suplemento de Ginko Biloba não mostrou descer a pressão arterial, mas melhorou a função vascular em idosos. É uma substituição natural para o Ácido Acetilsalicílico.


Dar atenção ao intestino, se tem prisão de ventre ou fezes pastosas, pois tanto uma condição como outra aumenta a inflamação sistémica, normalmente presente na pressão alta. Não faz sentido tentar tratar a hipertensão sem promover o bom funcionamento intestinal.

Uma das causas da hipertensão é o Hipotiroidismo, o que neste caso, a Hipertensão é uma defesa do corpo, ou seja, é uma forma de compensação, por isso cuidado a descê-la demasiado. Penso ser importante controlar, mas não forçar a descida, antes ajudar a tiroide.


Acima está descrito um conjunto de fazeres direcionados a devolver a Homeostase ao corpo, de forma a que a Pressão Arterial se mantenha normal.
O que está indicado é mais do que um tratamento de Hipertensão, é antes um estilo de Vida que vai aumentar a Saúde, e quando a Saúde aumenta a doença vai embora.

Sem comentários:

Enviar um comentário