quarta-feira, 19 de junho de 2019

O banho alternado é um recurso para aumentar a Saúde


O Banho Alternado faz parte das técnicas da Hidroterapia, que eram usadas pela maior parte das culturas de todo o Mundo. Há séculos que o homem usa a água para tratar problemas de Saúde.
Água para tratar problemas de saúde? Como? Pensemos unicamente na característica de que o corpo humano é composto pelo menos em 70% de água. Se temos um corpo que é feito de água, faz sentido usarmos água para agir sobre essa água interna.

Como se faz o banho alternado?
Após tomar o duche normal, subir ligeiramente a temperatura da água, até suportar, sem queimar e tendo em conta as partes mais sensíveis, como face e órgãos genitais. 

Este tipo de banho não deve ser feito com chuveiros fixos, mas chuveiros tipo telefone, de forma a pessoa poder movimentar a direção da água. Com a água bem quentinha, banhar o corpo de um lado para o outro, direcionar o chuveiro para as pernas, para a barriga, costas, ombros, braços e vai sentir-se muito bem. Por quanto tempo? Contar até sessenta, o que dá um minuto.

Depois fechar a água quente e ficar unicamente com água fria. A água fria é mais difícil de suportar, por isso começar pelos pés, subir ás pernas, barriga e movimentar rapidamente a água de um lado para o outro, o que faz com que não haja um choque intenso, quando a água fria começa a doer já está com o chuveiro noutra direção e novamente conta até 60.
A primeira vez que usar a água fria pode não conseguir a trazer até ao peito, ou ás costas, se não se sentir confortável não o faça.


Esta alternância de um minuto entre água quente e água fria deve ser feita no mínimo três vezes para proporcionar algum efeito, como máximo seis, a partir daqui também já não interessa.

Na primeira volta de água fria, eu pessoalmente não consigo molhar o peito, começo pelos pés, subo para as pernas frente e trás, barriga, braços, rosto e inclusive boca.
Depois volto à água quente e passo em todo o corpo, exceto a face, porque a água é muito quente e a pele do rosto é sensivel para água muito quente, mas pode com água fria.
Normalmente repito a alternância três vezes e acabo com água fria e na ultima volta já estou mais resistente ao frio, facilmente trago água fria ao peito e por ultimo ás costas e acabo.
É assim o Banho Alternado.

Porquê que o Banho Alternado é um recurso para aumentar a Saúde?
O Banho Alternado é das melhores técnicas que a pessoa pode fazer em casa, para fazer frente a todos os problemas do corpo humano. Eu digo a todos os problemas, porque a ação que este banho tão simples tem no nosso corpo, faz com que tudo se equilibre. Penso que não cura doenças, também não faz milagres do tipo a pessoa tem este problema, toma o banho e fica bom, nada na Natureza funciona assim.
A alternância da temperatura da água estimula a circulação energética, sanguínea e linfática e com isso diminui a inflamação sistémica do corpo, que está presente em todas as doenças.

Quem tenta perceber doenças compreende que todas elas têm um processo inflamatório, que muitas vezes não é inflamação local, é sistémica, é um quadro inflamatório que percorre todo o corpo. Que doença existe que não tenha inflamação?
Para melhorar a Saúde, para aliviar a intensidade de uma doença, seja ela uma diabetes, uma hipertensão, uma fibromialgia, uma prisão de ventre, qualquer processo doloroso, a pessoa tem de fazer frente e diminuir tudo aquilo que agrava, principalmente a inflamação, e muita coisa pode fazer por si, entre elas está este maravilhoso recurso, que deve ser feito diariamente.
Acredito, que quem o começar a fazer, não o larga mais, é que tudo melhora após o banho, é um ativador energético.

Este banho e outros tratamentos semelhantes de alternância entre quente e frio, entre vapor e frio, com aplicações só de quente ou só de gelo, são técnicas que fisiologicamente podem ser explicadas, ou seja, o que acontece no corpo quando se aplica quente ou frio, por um determinado tempo e numa certa intensidade.
Não vou dar explicações exaustivas, mas para aqueles que duvidam porque é simplesmente água, veja o seguinte:
- Quando aplica água quente os vasos sanguíneos superficiais dilatam, ativam as glândulas sudoríparas e o corpo tem mais facilidade em remover os resíduos dos tecidos, além disso porque há uma chamada de sangue para a superfície do corpo, o sangue tem de sair dos órgãos mais profundos, o que proporciona alivio a algum tipo de estase que possa existir.
- Quando aplica água fria faz com que os vasos sanguíneos superficiais se contraiam, deslocando o fluxo sanguíneo da superfície do corpo para os órgãos.

O que acontece no corpo é muito mais do que acabei de referir, porque há uma ação primária quando aplicamos quente e depois o frio, para de seguida haver uma ação secundaria contraria, tudo isto aumenta a circulação, leva mais oxigénio e mais nutrientes ás células e trazem mais resíduos do metabolismo dessas mesmas células, o corpo a pouco e pouco fica mais nutrido, oxigenado, limpo e saudável. Tudo o que ocorre é estimulado ou reduzido por meio das temperaturas utilizadas e pelo comprimento da sua aplicação.

É uma ferramenta de Saúde, é um "banho que levanta mortos" tudo melhora com a sua toma continuada.

2 comentários:

  1. Gostei pacas, de teu artigo. Eu tenho 69 anos, estou em isolamento social devido aquele virus e de uma hora pra outra, sem planejar, comecei à tomar banho quente e ao final desligo o quente e tomo o frio por alguns poucos minutos. Me sinto muito bem!!! Por isso resolvi pesquisar no prof. GOOGLE até encontrar o teu blog. Estou mais feliz agora. Xô pandemia!

    ResponderEliminar
  2. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar