quarta-feira, 6 de maio de 2020

Rinite Alérgica e seu Tratamento Natural


Nosso corpo vive em harmonia quando nosso sistema imunitário trabalha na perfeição, o que não acontece na Rinite Alérgica onde se encontra hiperestimulado.
A Rinite Alérgica é um distúrbio inflamatório na mucosa nasal. Resulta de uma reação hipersensível do sistema imunitário, quando a pessoa se encontra em contato com determinadas substâncias.

Sintomas da Rinite Alérgica
A inflamação da mucosa interna do nariz leva a sintomas como:
Obstrução nasal, corrimento, espirros, lacrimejamento, coceira nos olhos, coceira no palato e tosse.
Por vezes a obstrução nasal pode ser tão forte que impeça a circulação que vai do nariz ao ouvido, o que provoca sintomas no ouvido e também dor de cabeça.
Associado a estes sintomas, normalmente também há olheiras, e por vezes edema ligeiro do volume do nariz. A obstrução nasal crónica, principalmente nas crianças pode levar a otites.

Causas da Rinite Alérgica
 O que desencadeia a alergia é a exposição a determinados estímulos (alergénios), aos quais o sistema imunológico reage, ocorrendo a inflamação. 
Possíveis alergénios são os ácaros, pólen, pelos de animais, fungos, poeira, cheiros a tabaco, perfumes e detergentes, assim como aromatizantes.
O pólen, os ácaros e os cheiros são aquilo que faz exacerbar a alergia e provocar os sintomas, o que numa pessoa saudável não acontecia, mas não são a causa.

Ao pesquisarmos pelas várias vertentes da Medicina, desde a Tradicional à Convencional, encontramos como causa, uma disfunção do Sistema imunológico. Há uma reação alérgica inadequada, porque o sistema imunológico identifica pólen, poeira, pelo de animal, cheiros, coisas que não são prejudiciais, mas que ele identifica como uma ameaça e produz anticorpos contra essas substâncias o que induz as células imunes a liberar compostos inflamatórias, como a histamina, que por sua vez causam sintomas alérgicos.

O que leva o sistema imunitário a ficar alterado, deve-se a vários fatores, e todos eles se agravam ou recuperam com o Estilo de Vida que a pessoa faça. Podemos começar pelo nascimento, onde as crianças que nascem de cesariana têm muito mais probabilidade de terem alergias, também depende se foram amamentadas até tarde ou não. Que alimentos consomem, por exemplo o leite de vaca produz muito muco, o que entope o sistema linfático, e altera o sistema imunológico. Quando a digestão não é bem-feita, e a absorção de nutrientes fica pobre, quando o fígado é sobrecarregado com produtos alimentares cheio de aromatizantes e outros químicos, com medicamentos, quando o intestino tem sua microbiota alterada.
Na Rinite Alérgica, assim como nas alergias em geral há sempre um sistema imunológico com um sistema linfático alterado, produto de um mau funcionamento dos órgãos, como o intestino e o fígado que não conseguem fazer frente a um Estilo de Vida que nossa sociedade considera normal.Isto leva o corpo a ficar inflamado.

A medicina Ayurveda diz que há uma baixa capacidade digestiva, associada a combinações erradas de alimentos, o que leva a uma imunidade empobrecida, visto que 80% do sistema imunológico está localizado no intestino. Alterações no aparelho digestivo leva a acumular “ama” que são toxinas, o que provoca muco e dá origem aos sintomas alérgicos.

TRATAMENTO BASEADO EM AÇÕES QUE AJUDAM O CORPO
Para ajudar o corpo a equilibrar e a não ter episódios de Alergia, neste caso de Rinite Alérgica, podemos agir no corpo como um todo e também no local do problema.

Alimentação (1)(2)
-Retirar açúcar e produtos açucaradoso açúcar é extremamente ácido, e a acidez produz inflamação.

-Retirar produtos lácteos – beber leite de vaca prejudica qualquer pessoa com processos alérgicos. Beber leite sem lactose, não ajuda, porque estudos indicam que não é somente a lactose que não é digerida, existem outros componentes no leite que são estranhos para o organismo, entre eles a caseína que é a proteína do leite.
Substitua por “leites” vegetais (9), feitos em casa ou de compra, a oferta é muita.

- Não consumir produtos processados, pois são confecionados para terem boa aparência e um excelente sabor, para isso são adicionados aromatizantes, colorantes, melhorantes, etc.. tudo produtos químicos que prejudicam a nossa biologia e aumentam as Alergias.

- Reduza ao máximo a farinha branca, tanto em pão, como massas, pizas, etc. Prefira pão escuro, integral, a melhor opção é fazer em casa com farinhas biológicas livres de glifosato. Pode optar por fazer pão de Espelta. A Espelta é um tipo de trigo que não foi alterado geneticamente ao contrario do grão de trigo.

- A alimentação deve ser anti-inflamatória, preferencialmente baseada em verduras, legumes, sementes e frutas.

- A confeção dos alimentos deve ser simples, para que a digestão possa se elaborar da melhor forma possível.

- Beber todos os dias ao levantar um copo de água morna com sumo de um limão. Também pode experimentar juntar uma colher de curcuma, assim como usar curcuma na confeção dos alimentos. A curcumina mostrou (4) que modula a inflamação, reduzindo a sintomatologia alérgica.

- Sempre que possível passear descalço na praia, banhar o corpo e apanhar sol.  É um excelente tratamento para todo o corpo e para reforçar o sistema imunológico.

- Apanhar sol na pele nua, sempre que possível.

- Reduza os produtos químicos, como cremes hidratantes, shampoo, maquilhagem, detergentes, amaciadores de roupa, perfumes, etc.

- Fazer exercício físico diário, como caminhadas ou mesmo exercício, dança, tudo o que faça mexer o corpo. Ao se movimentar, vai ajudar a circulação do sistema linfático que por sua vez melhora a sintomatologia alérgica.
Para melhorar a circulação sanguínea, linfática e tonificar o sistema imunológico, tomar diariamente o Banho Alternado, que pode ver aqui.

- Tentar não usar medicamentos químicos no nariz, inicialmente dão alivio, mas depois lesam a mucosa nasal o que agrava o quadro de inflamação. Prefira lavar e desentupir o nariz com água do mar, caso não tenha, misture uma colher de sopa de sal marinho num copo de água.
Pode colocar vários paus de canela em água do mar, ou água salgada, deixar por 15 dias e depois usar como spray no nariz. Um estudo (3) diz que a canela diminui a inflamação e os sintomas da alergia.

- O tratamento convencional usa medicamentos como Anti-histamínicos, descongestionantes, agentes anticolinérgicos e corticoides, isoladamente ou em combinação.
Os efeitos colaterais adversos relatados incluem sedação, com aprendizado e memória prejudicados e arritmias cardíacas. As crianças que tomam antihistaminicos podem não ser bons alunos. (5)

- Uma planta para a Rinite Alérgica é a Urtiga (Urtica Dioica), segundo um estudo é uma planta bastante eficaz. (7)
A Rinite alérgica surge na maioria das pessoas na Primavera, altura em que as Urtigas estão prontas para serem colhidas. Pode beber em chá de planta fresca ou seca, ou fazer suco com elas. Também pode fazer tintura de urtiga e beber.

- A Quercetina é um fitoquímico que existe em grande quantidade na cebola roxa. Experimente fazer um xarope no qual coloca alternadamente rodelas de cebola roxa, mel, rodelas de limão, mel, agrião e mel. Deixar 8 horas e tomar 1 colher de sopa de 2 em 2 horas. Fazer o xarope diariamente em recipiente de vidro e tomar durante vários dias seguidos.
As maçãs e os Kiwis são uma excelente fruta na Rinite Alérgica.

- Antigamente recomendava-se comer ovos de codorniz, para fazer frente a alergias. Atualmente este estudo mostra que consumir estes ovos tem efeitos benéficos (8). Porque não? Ovos de codorniz são fáceis de encontrar, estão à venda nos supermercados e pode cozê-los e consumir.

- Durante o Inverno, pode tomar pólen. Começar com uma dose muito pequena e ir aumentando. Deve colocar na boca e mastigar, não engolir os grãos inteiros. Não tomar na Primavera, tomar no inicio e durante todo o inverno. Também pode tomar Geleia Real, mas comprada ao produtor.

- Pode tomar suplemento de Próbioticos ou fazer em casa, por exemplo tomar Rejuvelac com sumo de limão.

- Banho de Pés alternado:
Colocar uma bacia com água quente, de forma a suportar.
Colocar uma bacia com água bem fria.
Ficar 3 minutos na água quente e 1 minuto na água fria.
A água deve tapar os tornozelos.
Acrescente água quente e água fria de acordo com a necessidade.
A ultima água é a fria. Secar os pés e calçar rapidamente meias.
Este método feito de inicio, melhora imediatamente.
Este banho de pés também pode ser usado quando está com os pés frios. Na Rinite Alérgica, a pessoa não deve ter nenhuma parte do corpo fria, quando isso acontece deve massagear ou mesmo aquecer, pois agrava os sintomas alérgicos.

- Muito útil é aplicação da Compressa Alternada no rosto. Aplique uma toalha molhada e aquecida no micro-ondas, enrolada numa seca e colocada sobre o rosto por 5 minutos, seguida por uma toalha molhada em água gelada por 1 minuto. Repita a alternância 3 vezes e pode fazer o tratamento 2 a 3 vezes ao dia. É um tratamento local com ação antiinflamatória na mucosa do nariz.

- Há um medicamento homeopático que geralmente dá resultado na hora da crise.
Pulmon-Histamina 15CH em grânulos.
No momento da crise, colocar 3 grânulos debaixo da língua. Nas crianças é sensacional e sem efeitos secundários. Compra-se nas farmácias homeopáticas. Também serve para asma ou pieira de componente alérgico.

A lista do tratamento é longa, porque é introduzir um estilo de vida que vai equilibrar o organismo, aumentar a saúde para que o problema vá embora. As crises só existem porque algo não está bem, então vamos começar a pouco e pouco a reequilibrar, a colocar em ordem e a Rinite e outros problemas deixam simplesmente de se manifestarem. Mesmo que as Alergias sejam somente na Primavera, comece a fazer mudanças agora, escolha aquelas que faz mais sentido para si, experimente e continue, porque temos um corpo feito maravilhosamente.
Caso faça algum tratamento, se deu ou não resultado, deixe aqui o seu comentário, para que mais pessoas possam ler. Caso tenha tratamentos diferentes que resultaram, também pode indicar e com isso fazemos uma corrente da Saúde, porque todos nós temos muita Vida a correr no nosso corpo.


(8)https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5773610/




Sem comentários:

Enviar um comentário