terça-feira, 4 de junho de 2019

A grande faculdade da vida é a perfetibilidade


Perfetibilidade não é poder ou querer ser perfeito, é se aperfeiçoar
Todos nós temos esta grande qualidade, está imprimida no mais intimo de nós, a do aperfeiçoamento. É partirmos melhor do que aquilo que chegamos. Rousseau, o autor da palavra disse que era esta a faculdade que distinguia o Homem do animal.

Todas as filosofias e religiões da historia, de uma forma ou de outra incentivaram a este crescimento, de tal forma que na medicina Ayurveda, na Medicina Chinesa, na Medicina Grega, todas tinham em comum o conceito de “mente sã em corpo sano”. Percebiam que a mente para ser saudável precisava de um corpo saudável.

 Atualmente o objetivo de um corpo saudável passa muito pelo nível estético, por ter bons músculos, abdominais perfeitos, o que sinceramente não sei se é sinonimo de saudável, mas lá atrás, a procura e o esforço para conseguir ser saudável, tinha como propósito o suporte da mente, para que a mente conseguisse aprender mais, conhecer mais, discernir mais e que levasse esse Ser ao seu maior grau de Perfetibilidade. 

Na Ayurveda onde se indicava o que comer, como comer, o exercício como a ioga, tudo tinha o sentido de elevar a consciência.
Quando há doença, não há paz, há pouco desenvolvimento, o corpo com as suas maleitas, como dor, falta de energia, depressão, não permite à mente trabalhar proveitosamente.
Ter conhecimento do corpo, perceber como esta maquina biológica trabalha, aprender, buscar viver numa harmonia entre corpo, mente e alma, para que haja equilíbrio consigo mesmo, com a natureza e com os outros seres, só assim é possível ser saudável e só assim podemos sentir que estamos a fazer algo para nossa perfetibilidade.

1 comentário:

  1. Como o próprio Texto, simples e direto
    PERFEITO.... ASSIM É A VIDA
    sem perfeição não há evolução

    ResponderEliminar