terça-feira, 25 de junho de 2019

Feijão Mungo e seus benefícios


O Feijão Mungo, de nome cientifico, Vigna Radiata, é também conhecido como soja verde, por isso seus rebentos são chamados de rebentos de soja, mas nada tem haver com a soja. Os rebentos que normalmente encontramos nos supermercados são rebentos deste Feijão Mungo.
É uma leguminosa de uso tradicional tanto na cozinha chinesa como na Indiana, cultiva-se há mais de 5000 anos.
Propriedades
A nível nutricional é uma das leguminosas mais ricas em proteínas, 25 % é proteína vegetal, especialmente ricos em lisina.
Lisina é um aminoácido essencial para a formação do colagénio, prevenção da osteoporose, artroses e entre outras funções aumenta a imunidade e atrasa o envelhecimento.

São ricos em fibra e em hidratos de carbono complexos, com assimilação lenta, importante na diabetes tipo 2, porque dão energia estável e previnem os picos de glicose seguidos de hipoglicemia.

São ricos em vitaminas do grupo B, particularmente folato e também ferro, por isso são indicados nas anemias e no antes e durante a gravidez.

Seu aporte de lisina, cálcio e magnésio faz destes feijões um alimento indispensável para manter ossos fortes e prevenir a osteoporose, também casos de periodontite.

São de fácil digestão. Esta característica é extremamente importante, um alimento pode ser muito rico, mas se não o conseguirmos digerir na perfeição, pode criar problemas em vez da sua função de nutrição.
Fazer bem a digestão é um requisito para se ser Saudável. Se existem algumas dificuldades nesse sentido, então temos de dar prevalência a alimentos digeríveis, como estes feijões. Por alguma razão eles, foram indicados pela a Medicina Ayurveda como os melhores feijões.

Sempre que alguém está doente, deve priorizar alimentos e pratos de fáceis digestões, não alimentos densos, que permanecem horas no estômago.
São óptimos para crianças pequenas e pessoas mais idosas.

São muito usados na Macrobiótica, relacionam esta leguminosa com o elemento fogo, por isso este feijão pequeno é indicado nos problemas de coração e de circulação.
Na forma de germinados, eles expressam melhor a sua energia e tornam-se mais ricos em nutrientes, apropriados na alimentação de quem tem arteriosclerose.

Ao contrario da maioria dos outros feijões, o Feijão Mungo é refrescante, por isso uma boa opção proteica para os meses mais quentes.

Modo de consumo
Vende-se em casas de produtos naturais ou em hipermercados, no meu caso compro avulso no Supermercado Jumbo.
Preparam-se como outras leguminosas, deixam-se de molho por 8 horas, troca-se a água e cozem-se com água e sal. Na cozedura pode adicionar uma folha de louro, ou um pedaço de alga Kombu. O seu cozimento é rápido.


Outra opção é germinar. Pode ver aqui como se germina sementes.  O Feijão Mungo germina muito rápido, em 2 ou 3 dias, temos os rebentos.

Para concluir o Feijão Mungo é um alimento usado há mais de 5000 anos, já mostrou que pertence à alimentação dos humanos, sua historia mostra que ele traz benefícios a quem o come.

Receitas com Feijão Mungo
- EStufado de FEijão Mungo Germinado
- Como Germinar Sementes?


Sem comentários:

Enviar um comentário