sábado, 22 de junho de 2019

Damascos e suas propriedades nutricionais


Damasco é um fruto consumido pelo Homem, desde do tempo antes de Cristo
Os gregos os chamavam de “ovos de ouro do sol”.

Numa região remota dos Himalais, há um povo chamado de Hunza. Este povo foi estudado pelo Dr. Paul White e o Dr. Edward Toomey que demonstraram que estas pessoas tinham uma maior Esperança de Vida, tinham boa saúde, viviam entre os 90 e os 110 anos, não tinham doenças do aparelho cardiovascular, nem problemas de visão. É um povo estudado pela sua longevidade com qualidade de vida. Muitos fatores podem  contribuir para isso, como a dieta simples que levam, a falta de stress e de poluição. Mas também comem muitos, muitos Damascos. No antigamente os Hunza consideravam a riqueza de uma pessoa pelo número de damasqueiros que tinham.

Porquê que os Damascos são um dos alimentos Pró-Saúde?
É uma fruta cheia de antioxidantes. São riquíssimos em betacaroteno, que é o que dá a cor alaranjada, e é o que dentro de nós quando bem comidos e assimilados nos ajudam a neutralizar a ação negativa dos radicais livres responsáveis pelo envelhecimento celular. Também libertam vários carotenos essenciais para uma boa visão, para uma pele saudável e para mucosas sadias, entre outros benefícios.

Ricos em ferro - Antigamente os médicos chineses aconselhavam esta fruta a quem estava muito branco, com falta de ferro, uma excelente fruta para mulheres que têm menstruações abundantes e prolongadas ou tendência a ter hemorragias.

Ricos em potássio O potássio age nos fluidos corporais e ajuda a regular a frequência cardíaca e a pressão arterial, por isso são ótimos para as pessoas com retenção de líquidos, hipertensão e caibras.

Como vitaminas, têm além da vitamina A, C, E, a vitamina B3 ou niacina, uma vitamina importante para manter o sistema nervoso saudável. Crianças com sistema nervoso alterado devem consumir damascos. Referi crianças e não todas as pessoas, porque nos adultos normalmente há vários fatores que contribuem para um sistema nervoso alterado, e nas crianças é mais simples, pode ser simplesmente a falta de vitaminas. Quando digo falta de vitaminas refiro-me a alimentos saudáveis e ricos, não a suplementos.

Resumindo os Damascos são uma fruta com grande conteúdo de água, vitaminas, minerais e fibra, é recomendada para qualquer etapa da nossa vida pelos benefícios que aporta à nossa saúde.

É uma fruta que deve ser consumida na época dela, na sua colheita que é no final da primavera e principio do verão.

Há Damascos à venda nos supermercados  que me parecem “meio sintéticos”. O Damasco é uma fruta carnuda, doce, que amadurece, e há muitos dos que estão à venda simplesmente apodrecem sem amadurecer, algo fora do natural para mim.  Portugal tem muitos Damasqueiros, o que me leva crer que se vendem bons Damascos nas feiras de legumes. Considero um bom Damasco, o que amadurece e se abre ao meio com facilidade, como mostra a imagem.


Sem comentários:

Enviar um comentário