quarta-feira, 26 de junho de 2019

O que são alimentos processados? Porque deve evitá-los?


Chegar a casa no final do dia, e ter de cozinhar para a família, não é para muitos uma tarefa apetecível. Percebe-se perfeitamente porque há tanta oferta de comida processada, pré-feita, porque a procura é grande. Todos queremos simplificar a vida e se chegarmos a casa e podermos colocar algo no forno ou no micro-ondas e dali a 20 minutos o jantar ficar pronto, é como os brasileiros dizem “uma mão na roda”.

O problema é que estes produtos alimentares têm consequências negativas na nossa Saúde.

Exemplos de alimentos processados:
- Refeições pré-cozinhadas, como pizzas, hambúrgueres, lasanhas, salgadinhos, etc.
- Batatas fritas.
- Carnes processadas como salsichas, chouriços, alheiras, fiambre, mortadela, salame, etc…
- Refrigerantes.
- Bolachas e biscoitos.
- Caldos de galinha, vegetais, de carne, etc…
- Puré de batata instantâneo, massa instantânea, patés.
- Cereais de pequeno-almoço, autenticas bombas de açúcar.
- Pão de forma, todo o tipo.

Porque estes alimentos têm consequências negativas na nossa saúde?
 Porque todos eles, uns mais do que outros, estão sujeitos a processos de transformação que passa por várias etapas nas quais se adiciona substâncias prejudiciais para a nossa digestão e para a nossa bioquímica interna, provocando os mais variados sintomas, que na maioria das vezes as pessoas não relacionam.

São adicionados açucares, muitos deles químicos altamente prejudiciais, sal, óleos, gorduras más, corantes, conservantes, emulsionantes, entre outros aditivos químicos.

Porque se faz isto?
Quando uma empresa alimentar quer criar um produto contrata um engenheiro químico, e este vai cumprir o seu papel e tentar produzir o melhor produto, mas não é o melhor produto para o nosso corpo, é o melhor a nivel de cor, sabor, aroma, textura, tentar que o produto dure o máximo possível e que quem o consuma goste muito, muito mesmo a ponto de ter de voltar a comprar. O objetivo é conseguir o melhor em tudo, menos o de ser o mais adequado para a biologia humana. Com certeza isto vai subir as vendas, a empresa lucrar, o engenheiro químico que substituiu o cozinheiro, sai bem-sucedido, só é mau para nossas células. O nosso ADN tem milhares de anos, muito conhecimento, mas não sabe o que fazer com os aditivos químicos, são substâncias novas, desconhecidas, que entram para dentro do corpo. Enquanto o corpo tem vitalidade, o intestino impede, o fígado manda fora, o rim elimina, mas quando algo fraqueja, estas substancias muitas vezes ficam dentro de nós e o corpo como não as reconhece como naturais, onde elas estão, vai haver inflamação, muitas vezes doenças auto-imunes.

A coisa é seria quanto a estes alimentos, porque não fica por aqui, veja:
- Têm mais gordura hidrogenada que é extremamente prejudicial nas doenças cardiovasculares e na diabetes tipo 2. Grande parte da nossa população sofre delas.

- Têm níveis de sódio muito elevados, são muito prejudiciais na hipertensão, na retenção de líquidos e na obesidade.

- Estes alimentos são vazios, enchem o estômago, mas não dão nutrientes ao corpo. Nos processos industriais a que são submetidos, perdem as fibras e a maior parte dos nutrientes, o que causa problemas digestivos e intestinais, e é no intestino que se fabrica a doença ou a saúde.

- O excesso de aditivos químicos que passam para a circulação sanguínea, provoca alergias e está relacionado com a hiperatividade em crianças, pois quando estas deixam de consumir este tipo de produtos normalmente melhoram.. Uma criança com hiperatividade, falta de concentração, inclusive as do espectro do autismo não podem tocar neste tipo de alimentos, não têm corpo para os metabolizar e se verem livres deles, logo a perturbação vai ser grande e os danos surgem.

Nos nossos lares, quem toma conta da cozinha tem de estar muito bem direcionado para aquilo que quer para si e para a sua família, é fácil cedermos a estes produtos, mas temos que manter o foco e nos protegermos, perceber que no mundo há tudo, mas para dentro de nós, no nosso mundo interno vamos tentar colocar só o que nos convém.


Sem comentários:

Enviar um comentário