domingo, 23 de junho de 2019

Zinco é um mineral importante


Nosso corpo precisa de Zinco!
É encontrado nos órgãos, nos tecidos e nos fluidos corporais, e desempenha um papel vital em muitos processos biológicos.
Dentro do nosso corpo existem 300 enzimas, que são substâncias com atividades dentro e fora das células e que requerem Zinco para funcionarem normalmente.

O corpo precisa de Zinco para a coagulação do sangue, cicatrização de feridas, divisão celular e crescimento, bom olfato, paladar e visão, equilíbrio do açúcar no sangue, fortaleza do sistema imunológico, saúde da tiroide e bom humor.

Zinco no sistema imunológico – Pessoas que estejam constantemente resfriadas, crianças constantemente doentes, com infeções bacterianas, problemas com acne e caspa, podem ter deficiência de zinco, pois este tem uma ação direta no sistema imunológico.

O humor precisa de Zinco – Por vezes não se entende, porque se está deprimido, e muitas vezes essa baixa de vitalidade é deficiência de nutrientes entre eles o Zinco. Pesquisadores apontam que baixos níveis de Zinco podem desencadear mau humor crónico.

Alguns investigadores defendem que quando há depressão, há inflamação no cérebro, na zona do hipocampo, o que pode levar à sua redução de tamanho e alterações nas emoções, assim como dificuldades no aprendizado e em recordar memorias, por sua vez isto leva a stress emocional que causa mais inflamação e depressão, é uma bola de neve que começa, e que cada um que sente que a vive deve pensar seriamente em parar. E onde é que o Zinco entra aqui?
Parece que o zinco pode ativar a produção de (BDNF) que é o Fator Neurotrófico Derivado do Cérebro, um agente metabólico necessário para combater a inflamação cerebral, para ajudar na sobrevivência dos neurónios e ter um papel causal na saída da depressão.


Tiróide precisa de Zinco – é necessário Zinco para ir no cérebro, quando necessário e ter uma ação na TSH – Hormona estimulante da Tiróide, para que a tiróide produza mais quantidade de hormonas. Também ajuda a converter a T4 em T3, e neste caso é necessário Zinco e Selénio.
Todos já ouvimos a importância das hormonas da tiróide no bem-estar do corpo humano, mas essas hormonas precisam de Zinco para se ligarem aos recetores do ADN dentro das células, caso haja falta de Zinco, a tiroide da pessoa pode até produzir hormonas, mas o corpo não consegue fazer uso delas.

De acordo com o Dr. Timothy Wilens, chefe da divisão de psiquiatria infantil e adolescente do Hospital Geral de Massachusetts, os sintomas relacionados à deficiência de Zinco em crianças podem manifestarem-se de forma diferente dos adultos, nas crianças pode surgir caspa, problemas nas unhas, cutículas inflamadas e erupções cutâneas. 

Um estudo que pode ver aqui mostrou a possível relação, entre os níveis de Zinco e o transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) em crianças.  "Um total de 17 estudos, incluindo 2.177 crianças com TDAH e 2.900 crianças normais, mostraram que os níveis de Zinco em crianças com TDAH eram menores que os níveis em crianças normais e que os níveis de Zinco podem estar associados à suscetibilidade para TDAH em crianças ".
Outro estudo também aponta que a deficiência de Zinco em crianças também está associada com Transtornos do Espectro do Autismo.

Depois de lermos sobre a importância do zinco, devemos tomar suplementos de Zinco?
A opção mais saudável e mais natural é obter o Zinco da alimentação, os nutrientes vêm dos alimentos.
Há situações com necessidade de suplementar, mas isso passa por verificar os níveis com análises e depois se assegurar de uma fórmula de Zinco que assegure qualidade, para isto precisa de aconselhamento médico.
Para ser bem absorvido o Zinco tem de entrar no nosso corpo em equilíbrio com o cromo, o cobre e o ferro, e este equilíbrio é mais assegurado nos alimentos, o que leva a uma melhor digestão e melhor absorção, porque os alimentos são equilíbrios perfeitos de nutrientes.

Fontes Alimentares de Zinco de origem vegetal
Sementes de Abóbora, sementes de sésamo, castanha do Pará e amêndoas.
Outras fontes são as ervilhas, feijão vermelho, grão de bico, lentilhas, cogumelos, aveia, espinafres e gérmen de trigo.

Se está a pensar “talvez eu tenha défice de Zinco, estou sempre resfriada, com infeções… ou tenho um filho com hiperatividade, autismo, infeções de repetição”, pode até ter razão.
A melhor solução é escrever num papel os alimentos que são ricos em Zinco e depois introduzi-los na alimentação diária.
Temos que fazer opções alimentares a nível de nutrição. Produto alimentar, na maioria das vezes não tem nada de alimento, nem de nutritivo, por isso comemos e temos falta de nutrientes.


Sem comentários:

Enviar um comentário