sexta-feira, 28 de junho de 2019

Que plantas tomar em caso de depressão?


A palavra depressão vem do latim, significa “apertar firmemente” e “para baixo”, traduzindo poderíamos dizer que as pessoas se sentem “apertadas” e com tudo “em baixo”, ou seja, onde pouca coisa flui.

Para sair da depressão, para curar uma depressão, tem que haver foco em querer se curar, em querer ganhar saúde e isso se consegue com práticas que vamos incorporando ao dia a dia.

Neste poste vou unicamente falar sobre as plantas que podemos tomar, para fazer frente a estados depressivos. Caso a pessoa esteja medicada com fármacos antidepressivos, não tome plantas. Não há muitos estudos entre as interações de plantas e fármacos. A planta é usada há milhares de anos e seus efeitos estão bem provados, mas a ação entre os princípios ativos dos medicamentos e os fitoquímicos da planta não se conhecem, por isso não misture.

Plantas a usar
copiada da net
Hypericum Perforatum (Erva de são João)
Usado desde a idade média, o extrato desta planta foi o antidepressivo mais usado na Alemanha. Contém númerosos componentes biologicamente ativos que produzem o efeito antidepressivo, entre eles está o aumento dos níveis de serotonina no cérebro.
Além de antidepressivo, esta planta tem ação calmante, analgésica e anti-inflamatória.

Deve tomar 10 gotas de tintura três vezes ao dia, ou seguir as indicações do fabricante.
É uma erva estudada, sabe-se perfeitamente que a sua toma é segura, no entanto em algumas pessoas pode aumentar a fotosensibilidade, ou seja a pessoa quando está a fazer tratamento com o Hypericum não deve se expor demasiado ao sol.
Não tome esta planta com antidepressivos, ela interfere nos efeitos.
Tomar Hypericum em estados depressivos é fazer uso de um conhecimento que tem alguns séculos de experimentação, e que é atuamente comprovado com estudos científicos. Pode ver uma meta análise aqui, onde se conclui que para pacientes com depressão leve a moderada, a erva de São João tem eficácia e segurança comparável com os fármacos habituais. 

imagem copiada da net

Curcuma
É usada na Índia há milhares de anos, mas nos últimos tempos é a especiaria com mais estudos feitos e entre muitas outras ações no nosso corpo, a Curcuma também é antidepressiva.
Neste estudo que pode ver aqui, diz que há um interesse no uso da Curcumina, porque tem propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes , neuro-protetoras e também antidepressivas.
A Curcuma é muito fácil de usar, basta juntar diariamente às refeições. Neste blogue, noventa por cento das receitas têm Curcuma, são receitas dos meus almoços onde sempre junto um pouco de Curcuma, visto ser indicada como a grande especiaria anti-inflamatoria.



Maca 
A Maca é consumida como alimento medicinal no Peru há milhares de anos e tem efeitos ansiolíticos e antidepressivos. Este estudo que pode ver aqui, mostrou que nos tecidos cerebrais dos ratos, após seis semanas de tratamento, os níveis de noradrenalina e dopamina aumentaram pelo consumo de extrato de Maca. 
Pode tomar em pó, usar 3 colheres de café ao dia.

Alecrim
Este estudo conclui que o alecrim pode ser usado para aumentar a memoria, reduzir a ansiedade e a depressão e melhorar a qualidade do sono em estudantes universitários. Beber duas a três chávenas ao dia.

Estas são as plantas mais estudadas em depressão. Tomar plantas para a depressão é unicamente uma ação contra os sintomas da depressão, pode ter o seu efeito e a pessoa só com elas se sentir melhor, caso não aconteça é por que seu corpo precisa de outras ações para o ajudar.
Um Tratamento Natural pode passar pela toma de uma planta que contrarie o desequilíbrio que incomoda, mas é muito mais do que isso. Um Tratamento Natural tem como finalidade a Saúde cada vez melhor da pessoa, que assenta em vários pilares que ajudam o corpo e promovem a Saúde.


Sem comentários:

Enviar um comentário