segunda-feira, 24 de junho de 2019

O Sonho do Rei


Há sempre uma maneira sábia de falar as coisas, essa maneira nos torna pessoas melhores porque a comunicação deve unir e estreitar laços entre nós. A fábula do rei faz-nos perceber isso mesmo e começa assim:
Era uma vez um rei que teve um sonho e chamou os conselheiros da corte para lhe dizerem o que significava. Veio o primeiro, o rei todo entusiasmado contou o sonho e o conselheiro, um homem que interpretava sonhos disse:
- Nossa majestade, que coisa terrível, que sonho horroroso, o sonho está a dizer que o senhor vai ver todos seus parentes e entes queridos morrerem!...
O rei ficou indignado:
- Que absurdo!?... Como ousa me dizer uma coisa destas?... Guardas levem este homem e dêem-lhe 10 chibatadas!

O rei manda chamar outro dos conselheiros, conta o mesmo sonho e o segundo diz:
- Que maravilha! Que sonho bem explicito…, este sonho quer dizer que o senhor vai viver mais do que toda a sua família… Que bom presságio…!
 O rei ficou tão satisfeito com o significado do sonho que mandou:
- Guardas dêem 10 moedas de ouro para este homem!

Bem, cá fora o primeiro que tinha levado as chibatadas e que estava a ouvir tudo diz:
- Você está a enganar o rei…que historia é essa…você viu no sonho o mesmo que eu, eu ganhei 10 chibatadas e você 10 moedas de ouro?... você é um vigarista!?
O outro responde:
- Não! Você é que não sabe, você não entendeu o fundamental do mecanismo da vida… a verdade é uma pedra preciosa, ela tem que ser dada num ato de gentileza!

A maneira como estruturamos o nosso pensamento de forma a comunicar, deve levar em conta o outro e a sua receção ao contexto, e como mostra a fábula, deve ser feito de uma forma sempre positiva.

Sem comentários:

Enviar um comentário