sexta-feira, 27 de setembro de 2019

A hipertensão tem cura?



Aquilo que mais me apaixona na Medicina Natural é a Esperança que nos é dada, de que o corpo é uma máquina maravilhosa, e que tem seus mecanismos de recuperação.
No entanto a resposta, se tem cura ou não, não a posso dar, porque hipertensão ou qualquer outra perturbação, é algo que não existe separado do corpo de uma pessoa. Não existe uma coisa independente chamada Hipertensão, existe uma circulação de sangue que corre nas veias e artérias com mais pressão, mas sempre relacionado ao corpo de uma pessoa. As causas que conduziram a isso são diferenciadas, o feito que é manifestado e o prognóstico de cura são dependente do paciente que a tem.

Imaginemos duas pessoas com hipertensão, uma começa a fazer exercício, a ter em atenção a sua alimentação, emagrece, trata o intestino, apanha diariamente sol, bebe chás direcionados ao problema, tenta viver uma vida calma, dorme bem e outra pessoa não faz nada disto, come o que acha que tem direito, até porque a vida é para ser vivida, não se exercita, tomas laxantes, etc.
O prognóstico destas duas pessoas é totalmente diferente, há a mesma doença, mas o paciente é totalmente diferente, o que leva a dizer que não se pode olhar a doença apartada do paciente.

Um dos grandes Mestres da Medicina Natural disse: “ Posso afirmar que normalizando a digestão por meio de dieta crua de frutas e saladas e pela lavagem de sangue, que é uma alternância entre quente e frio, e que de uma forma mais simplificada pode ver aqui, feito diariamente, ao fim de poucos dias desaparece a pressão arterial”.
Esta facilidade em resolver o problema é para quem não toma medicação para a hipertensão.
Mais uma vez a resposta é “ tudo está na sua mão”.


Hambúrgueres de Trigo Sarraceno

Ingredientes:
- Meia chávena de Trigo-sarraceno hidratado.
- 1 Cenoura ralada
- 1 Cebola picada e 3 dentes de alho
- Ramo de Coentros ou Salsa fresca
- 2 Colheres de farinha
- Sal, azeite, cominhos, noz-moscada, salsa e manjerona secas ou outra erva ou especiaria a gosto.

Deixar o trigo em água por duas horas.



Lavar o trigo em água corrente e colocar a cozer em água com pouco de sal.


Ralar a Cenoura.



Colocar todos os ingredientes na picadora, inclusive o trigo sarraceno cozido e sem água nenhuma.
Picar grosseiramente.


Colocar a pasta num recipiente.



Formar uma polme com 2 colheres de sopa de farinha e um pouco de água, eu usei farinha de aveia, mas pode usar outra. Pode ver aqui como fazer farinha de aveia.


Adicionar à massa do trigo-sarraceno.
Envolver bem e temperar. 
No meu caso adicionei sal, cominhos, noz-moscada, salsa e manjerona secas.



Deixar arrefecer.
Moldar as Hambúrgueres. 
Levar ao forno numa forma untada.


Deixar tostar de um lado e outro.



Estão prontas, ficam uma delicia saudável!

quinta-feira, 26 de setembro de 2019

O ponto de partida é onde estamos


Nem sempre conseguimos fazer o que queremos, mas isso nunca poderá nos impedir de seguir em frente. Se sentimos que já devíamos de estar mais adiantados, que podíamos no momento atual ocupar outros lugares na vida, é normal sentir. Não podemos é deixar de avançar.
Temos de começar por aceitar o estado atual, e desde dele recomeçar para onde queremos ir. De que forma? Com o que temos, se não temos carro vamos de jangada. 
É lento? Pode ser, mas só podemos fazer o que se pode.

No outro dia uma pessoa perguntou-me de que forma e por quanto tempo ela devia fazer dieta para emagrecer dez quilos, disse-lhe que se ela quisesse ser magra não tinha de fazer dieta, tinha de começar um novo estilo de vida. Respondeu-me torcendo o nariz, que isso devia levar muito tempo. 

O Fim do Alzheimer




O Alzheimer é um estado perturbador, ninguém quer perder a memória, o pensamento ou o raciocínio. Assusta pensar que na ultima etapa da vida, vamos estar totalmente dependente de outros, sem saber quem somos.
Não chamo de doença, prefiro dizer que é um estado, que pode ser prevenido ou curado. A Esperança da cura do Alzheimer é nos dada por um neurocientista e neurologista Americano o Dr. Dale E. Bredesen que desenvolveu um programa que tem implementado nos seus pacientes com excelentes resultados.
 O tratamento é um protocolo que atribuiu chamar de RECODE ( Reversal of Cognitive Decline).
Toda a explicação e o protocolo está escrito num livro “ O fim do Alzheimer” editado em Portugal e também no Brasil.

No livro conta a historia  de Kristin, uma paciente que segue o seu Protocolo REcode há Cinco anos e aos 73, mantém-se cognitivamente saudável, trabalha a tempo inteiro e viaja pelo mundo. Mas, quando chegou ao consultório de Dale E. Bredesen já se perdia quando conduzia na autoestrada, trocava nomes, entre outros sinais de demência. Além disso estava assustada porque tinha visto o mesmo acontecer à sua mãe.

As causas do Alzheimer apontadas pelo cientista

O neurocientista passou muitos anos a estudar esta “doença” e vem refutar aquilo que até então se acreditava, que de uma forma resumida era que o cérebro deixava de funcionar como devia, por uma acumulação de placas amiloide.
Mas, como sempre o corpo tem razão, e descobriu-se que estas placas amiloides presentes na doença de Alzheimer é uma proteção do cérebro, que a inteligência do corpo cria para fazer frente a três ameaças metabólicas e toxicas como:

- Inflamação - que pode vir de infeções, de uma alimentação inflamatória, onde a pessoa ingere alimentos que cria substâncias inflamatórias.

- Escassez de nutrientes, de hormonas e de outras substâncias de suporte ao cérebro - estamos alimentados, mas muitas vezes desnutridos, e esse quadro acontece muito na terceira idade, onde a maior parte das pessoas tomam omeoprazol e deixam de fazer uma digestão adequada, o que a longo prazo vai desnutrir a pessoa. Pode ver o estudo aqui.

- A presença de substâncias tóxicas como metais ou biotoxinas - Nossa alimentação atual contém muitos metais pesados devido aos pesticidas, por isso temos toda a vantagem em ir introduzindo cada vez mais alimentos biológicos. Sem ser os alimentos de feira que compro a produtores locais, grande parte dos cereais, feijões ou sementes, compro biológico. Encontra-se cada vez mais oferta no supermercado Aldi, devido a políticas do Norte da Europa, onde há uma procura e uma consciência da importância a estes alimentos, e porque há mais oferta, os preços estão competitivos. Também há que ter em conta as toxinas e os metais pesados presentes nos detergentes e nos produtos de limpeza, que se introduzem no nosso corpo através da pele e da respiração. Os produtos de beleza, como champôs, sabonetes, hidratantes, batons, e uma lista interminavel de produtos semelhantes são tóxicos, essencialmente os desodorizantes que contêm um metal que está presente precisamente no cérebro das pessoas com Alzheimer, que é o alumínio.

O problema agrava-se com os anos, porque as ameaças ao corpo citadas acima, são constantes e intensas, o que dá origem a que nosso corpo se defenda, e esta luta entre ameaça e defesa cria alterações, neste caso específico nas células cerebrais.
O Dr. Dale Bredesen é bem direto, a pessoa pode reverter o Alzheimer, para isso tem de remover todos os fatores que o causam e que foram referenciados acima.


Os três tipos de Alzheimer

Dale Bredesen conseguiu individualizar três tipos de Alzheimer, aos quais designou por:
- Quente ou inflamatório
-  Frio ou atrófico 
-  Tóxico
A linguagem parece estranha, mas é muito empregue nas Medicinas Tradicionais, como a Medicina Chinesa, onde toda a doença é um desequilíbrio instalado em determinados tecidos por excesso ou deficiência, por quente ou frio, pelo desequilíbrio de yin/yang, e também pela presença de toxicidade.

Segundo o neurologista é necessário equilibrar a bioquímica do paciente, para isso tem que se perceber qual do três tipos de Alzheimer a pessoa manifesta, para poder iniciar um programa, ou seja um estilo de vida personalizado.

10 Formas de prevenir e regredir o Alzheimer

O programa RECODE é diferente para cada pessoa, mas há 10 formas comuns e que qualquer pessoa pode fazer uso para prevenir ou até mesmo reverter o declínio cognitivo.

1. Evitar a resistência à insulina
Está muito associada à alimentação rica em hidratos de carbono simples como o açúcar, a farinha branca e todos os cereais refinados, assim como um estilo de vida sedentário e stressante. Pessoas com diabetes tipo 2 tem grandes probabilidades em desenvolver demência.

2. Seguir a dieta ketoflex
É uma dieta que tem na sua base vegetais, verduras, legumes não amiláceos de várias cores. Pode consumir peixe e carne, mas estes não devem exceder os 60 g por dia. O jejum deve durar 12 horas e devem evitar-se hidratos de carbono simples, gorduras saturadas, glúten e laticínios o mais possível. Aposte nos alimentos ricos em fibra, nas gorduras boas  como os frutos secos, abacate, sementes, azeite, etc. e nos pré-bióticos e pró-bióticos.

3. Fazer exercício físico
Ser sedentário prejudica a função cognitiva, por isso, praticar desporto é fundamental. O exercício físico reduz a resistência à insulina, que desempenha um papel-chave na doença de Alzheimer.
Além disso, aumenta o tamanho do hipocampo, uma zona cerebral que costuma diminuir nos doentes com Alzheimer. O exercício também reduz o stresse, melhora o sono, o humor e a probabilidade de sobrevivência de neurónios recém-nascidos.

4. Dormir bem
É fundamental para reverter o declínio cognitivo. Tente dormir oito horas por dia sem recorrer a comprimidos, que também comprometem a função cognitiva.
Mantenha o quarto o mais escuro e tranquilo possível, desligue os aparelhos eletrónicos, descomprima antes de dormir, deite-se antes da meia-noite, não ingira estimulantes depois do início da tarde, evite as refeições pesadas e mantenha-se hidratado.

5. Diminuir situações stressantes
O stress aumenta os níveis de cortisol, que em níveis elevados, é tóxico para o cérebro. Além disso, contribui para a subida dos níveis de glicose no sangue, para o aumento da gordura corporal, para a obesidade e para as doenças cardiovasculares, todos fatores que aumentam o risco de declínio cognitivo.
Meditação, ioga, respirar pelo diafragma de forma profunda, fazer massagens e ouvir música são atividades que reduzem o stresse.

6. Treinar o cérebro
Existem vários programas para treinar o cérebro, pode aprender outra língua, ler sobre assuntos que interessem, ter atividades que exijam trabalho de raciocino e memorização ao cérebro.

7. Reduzir a inflamação
Esta atua diretamente nos mecanismos da doença de Alzheimer e no declínio cognitivo, portanto é preciso curar a inflamação, evitando as suas causas, como maus hábitos alimentares e infeções crónicas. A canela, o gengibre, o alho, o tomilho e os legumes de folha verde são anti-inflamatórios poderosos.

8. Tratar o aparelho digestivo
Se o fizer, vai reduzir a inflamação sistémica, melhorar a absorção de nutrientes e reforçar as respostas imunitárias. O açúcar, alimentos com organismos geneticamente modificados, álcool, antibióticos, anti-inflamatórios, stresse, pesticidas, herbicidas e glúten, para quem é alérgico ou intolerante, desencadeiam problemas no intestino.

9. Equilibrar as hormonas
Alcançar os níveis hormonais ideais é fundamental e para isso fale com o seu médico. A homocisteína é uma das mais importantes e a sua normalização consegue-se com a toma de vitamina B6, B12 e ácido fólico.

10. Eliminar toxinas
Estas contribuem para o declínio cognitivo, portanto é importante livrar-se delas. As crucíferas, o abacate, a alcachofra, a beterraba, o gengibre, a toranja, as algas e o azeite são bons alimentos para ajudar a eliminar toxinas, tal como ir à sauna. Por sua vez, os bolores, o mercúrio presente nos peixes, alimentos processados e não biológicos, medicação, álcool e cosméticos contribuem para acumularmos toxinas.

Atualmente, Bredesen está a treinar cerca de mil médicos e profissionais de saúde de dez países para que mais pessoas possam receber este tratamento. No entanto, há uma parte da comunidade médica que ainda não aceita este protocolo. Preferem continuar com a medicação que já sabem não funcionar, atrasam um pouco a regressão da doença, mas não resolvem o problema e depressa os doentes voltam a piorar”, sublinha o neurocientista.

Dale E. Bredesen deseja que no futuro “todos os países adotem este método para prevenir a doença. Não é difícil e poderá reduzir os elevados custos da demência em muitos deles”





Só há resultados



É fácil entendermos que quando estamos no Rio da Vida, vamos bater em muitas pedras. Podemos estar muito bem preparados para iniciar o nosso projeto, mas "fracassos" sempre surgem.
Não há fracassos, há apenas resultados e se ainda não conseguimos os resultados que queríamos, temos que aprender com a experiencia, para que no futuro possamos tomar decisões melhores e obter melhores resultados.
Quando éramos crianças, e aprendíamos a fazer contas, quantas vezes não errámos a tabuada, e não era um fracasso, era simplesmente um resultado errado...e nós continuávamos...até a conta estar certa.
Nessa escola onde todos andamos, não aprendemos só a ler ou a fazer contas, aprendemos a tentar e a tentar... até conseguir.

quarta-feira, 25 de setembro de 2019

Agarrar as rédeas no Caminho estabelecido



Segundo o Neurologista António Dâmaso, a qualidade das emoções e dos sentimentos dependem da Homeostase do corpo. Isto é muito importante para quem quer tomar as rédeas da sua vida.

As emoções de uma pessoa doente são diferentes das emoções dessa mesma pessoa com Saúde.
Por vezes reagimos de determinada forma, não porque nosso carater é desse modo, mas porque estamos doentes.

Na pirâmide da Vida, a Saúde está na base, ela ampara e impulsiona os degraus acima, tudo o que fizer no contexto da Vida será melhor realizável se houver Saúde.


A Natureza deu-nos todos os mecanismos para conseguirmos ter uma Saúde Perfeita, e um dos fatores que contribui para isso, é a escolha e o controlo naquilo que comemos ou bebemos que deve estar adequado à biologia humana

sábado, 21 de setembro de 2019

Brócolos e alho francês salteados


Como legumes usei duas cenouras, metade de um alho francês, uma cebola e uma cabeça de brócolo.



Cortar todos os legumes e colocar numa frigideira, por cima deitar um fio de azeite, sal, noz-moscada, alho seco e a nossa amiga curcuma.


Envolver bem todos os alimentos e tapar, deixar em lume médio.



Quando espetar os legumes com uma faca ou um garfo e verificar que estão quase cozidos, adicionar uma colher de sopa de molho de soja.


Quando pronto, salpicar por cima com sementes de sésamo, o que é opcional.
Eu tento sempre adicionar estas sementinhas devido à sua riqueza em nutrientes.


Acompanhei estes legumes salteados com quinoa cozida e salada.


Cativar a Vitoria



Napoleon Hill foi um escritor que viveu no século passado, foi e continua a ser através dos seus livros, um influente na realização pessoal. Um dos seus livros famosos é “ Pense e fique Rico”, mas este título podia ser substituído por “Pense e Viva Saudável”. 

A pessoa é livre para escolher aquilo que mais acha importante para a sua vida. No meu caso é a Saúde. Acredito que com Saúde posso tudo! 

Mas como ele diz nesta frase “há que crer plenamente”. Todos os dias, ou quase todos os dias cumpro determinados protocolos estipulados por mim, que estudei e acredito me ajudarem, a minha alimentação, exercícios respiratórios, exercício físico, visualizações, andar descalça, apanhar sol, banho frio, etc. tudo isto faz parte do meu empenho.
Todos os dias nos é dado a possibilidade de aumentar a Saúde, todos os dias nosso corpo tenta fazer isso, manter a homeostase para que o Todo, que somos nós, viva mais e melhor.

quarta-feira, 18 de setembro de 2019

Louro e suas Propriedades Medicinais



As folhas de Louro com seu sabor forte e aromático são utilizadas na culinária de quase todo o Mundo.
Além do sabor especial que conferem aos pratos, também têm na sua constituição propriedades medicinais.

O Louro tem propriedades Medicinais

Louro ajuda o aparelho digestivo - Aumenta as secreções que ajudam na digestão e favorece os movimentos peristálticos.

No aparelho respiratório - É expetorante, o cineol presente nas folhas de Louro, é antibacteriano e antitússico.

Circulatório – Com a idade vamos diminuindo a capacidade de ter uma boa circulação sanguínea e as folhas de louro têm propriedades que ajudam.

Regulador da Menstruação – Diminui as menstruações abundantes e favorece as que são pobres em fluido. Tomar duas chávenas de chá de Louro, por dia, durante sete dias antes da menstruação.
Não serve para quem toma a pilula.

Quase sempre tenho Louro, porque conheço muito bem a árvore e costumo apanhar quando passeio por Portugal. No ano passado trouxe do jardim de Vila Viçosa. Dentro do castelo, havia tanto Loureiro, algumas das folhas vieram comigo. Este ano apanhei em Tomar, não digam a ninguém, porque nem sei se podia, foi na Mata dos Sete Montes. Alguem conhece? Já apanharam louro neste local?
Trago as folhas, espalho-as em tabuleiros e deixo secar à sombra, depois é guardar e não esquecer de utilizar, porque como vimos, além do sabor, ainda ajuda nosso corpo.


terça-feira, 17 de setembro de 2019

Simplicidade


Só por hoje, sejamos simples...façamos tudo com Simplicidade.
Khalil Gibran disse:" A Simplicidade é o ultimo degrau da sabedoria"


segunda-feira, 16 de setembro de 2019

Legumes Salteados


Ingredientes:
- 1 Taça de cogumelos frescos fatiados
- 1 Taça de repolho roxo cortado
- 1 Taça de curgete (abobrinha) cortada em cubos
- 1 Taça de alho francês cortado
- 1 Tomate cortado em pedaços grandes
- 4 Fatias de pimento verde
- 2 Dentes de alho
- 1 Colher de sopa de azeite, curcuma, noz-moscada e molho de soja


Numa frigideira colocar os 2 dentes de alho picados, curcuma, noz-moscada e um fio de azeite.
Deixar refogar um pouco para misturar os aromas.



Começar por colocar o alho francês e a curgete.


Mexer e deixar que os legumes murchem um pouco, como mostra a imagem.


Juntar os cogumelos fatiados.
Mexer.


Envolver com o preparado.
Adicionar o tomate, o pimento e o repolho roxo.
Mexer.



Temperar toda a mistura com sal.
Mexer.


Adicionar 1 a 2 colheres de sopa de molho de soja.
Deixar cozinhar um pouco.



Envolver bem e está pronto.


domingo, 15 de setembro de 2019

Linhaça e seus Benefícios


Nos dias de hoje, todos conhecemos as Sementes de Linhaça, elas estão nas prateleiras de todos os supermercados.
Tornou-se famosa, graças à sua riqueza em ómega -3. Há quem diga que são as sementes mais ricas em ómega-3. O que são Omega-3? São ácidos gordos que ajudam a fabricar hormonas, substâncias anti-inflamatórias, que permitem entre outras funções o bom funcionamento do sistema nervoso e imunológico.

Benefícios das Sementes de Linho
São consideradas um Superalimento, mas para isso têm de ser consumidas em forma de farinha. Não se aconselha a compra da farinha de linhaça já preparada, preferível comprar as sementes e em casa triturar num moedor, a quantidade para uma semana e guardar num recipiente fechado dentro do frigorífico.
Além da fibra, nutricionalmente é composta por ácido alfa-linoleico, lecitina, ácido oleico, pectina, lignina e minerais como o cálcio, o cobre e o magnésio.

Como dose terapêutica, recomenda-se a tomar 2 a 3 colheres de sopa por dia, nos problemas corporais abaixo enumerados:
- Doenças inflamatórias como dor, fibromialgia, artrite, artrose e todos os demais sintomas dolorosos.
- Obesidade, obstipação e hemorroidas
- Problemas de pele como dermatites, secura, psoríase, etc…
- Lúpus e Alzheimer
- Insuficiência renal e sintomas da menopausa
- Problemas de demência, crianças hiperativas, com défice de atenção, crianças do espectro autista.


 Propriedades Terapêuticas da Linhaça
É uma pequena semente, riquíssima em fibra mucilaginosa ou seja do tipo solúvel, por isso quando a tomamos com bastante água, retém essa água e promove um efeito regulador intestinal.

Linhaça para a Saúde Cardiovascular
Alguns estudos mostram que consumir diariamente estas sementes, baixa o colesterol “mau” e ajuda a dissolver coágulos da corrente sanguínea. Por isso é importante nos problemas de arteriosclerose, ateroesclerose e angina de peito e ainda em pessoas que fizeram o “cateterismo”.

O Ómega-3 é uma gordura responsável pela formação das prostaglandinas, que são substâncias anti-inflamatórias, como tal têm a capacidade de dilatar as artérias, prevenir agregação plaquetária na corrente sanguínea e diminuir a pressão arterial. Tudo ações que beneficiam a circulação sanguínea, o que ajuda o coração no seu trabalho.
Esta ação antiinflamatoria também pode ajudar na Artrite reumatóide, no Lúpus, e na Tensão pré-mentrual.

Linhaça e sua ação na prevenção do Cancro
A farinha de Linhaça que trituramos em casa e consumimos é um dos alimentos indicados para prevenir o cancro, apontadamente o de mama e de cólon.
A Linhaça é rica em mucilagem e pectinas, estas fibras, uma vez no organismo têm a capacidade de absorver grande quantidade de água, o que forma uma “pasta” que aumenta o volume das fezes e envolve toxinas, para depois serem expulsas na evacuação.

As fibras da Linhaça também contribuem para a prevenção ou normalização da diabetes tipo 2, a fibra ajuda na retenção do açúcar no intestino, para que não haja picos, nem de açúcar, nem de insulina no sangue.

A Linhaça é rica em lignanas, que quando consumidas e através das nossas bactérias intestinais, se convertem em substâncias com ação hormonal, que são capazes de neutralizar outras hormonas, como as de procedência animal. Se comprovou que as lignanas neutralizam o excesso de estrogénios que se produzem no organismo devido à ingestão de produtos animais, ricos neste componente.
Acredita-se que os estrogénios animais contribuem para a formação do cancro de mama e problemas de endometriose e que comer sementes de linhaça pode fazer prevenção. Muitos investigadores defendem a ingestão de alimentos ricos em fitoestrogénios, ou seja estrogénios de origem vegetal em mulheres saudáveis, mas têm alguma prudência quando já há na mulher cancro de mama declarado, visto que não há suficientes estudos, então a pessoa pode escolher não consumir estas sementes.

Linhaça é uma ajudadora do aparelho digestivo
É suavizante das mucosas digestivas irritadas.
Na gastrite, ajuda a melhorar o sintoma inflamatório do estômago, seus betacarotenos promovem um efeito gastroprotetor.
Ajuda na acidez gástrica, como na sintomatologia de azia e refluxo.
É muito utilizada para prevenir ou tratar diverticulite, tomar de 1 a 3 colheres de sopa bem moídas e com bastante água.
É indicada desde de sempre, pela Medicina Tradicional como remédio para a prisão de ventre. Normalmente associava-se à Linhaça algumas ameixas secas demolhadas do dia anterior.

Linhaça é rica em Fito-estrogénios Naturais
Estes componentes devem fazer parte da alimentação da mulher na menopausa, principalmente as que sofrem com afrontamentos.

Para concluir podemos dizer que a Linhaça tem nutrientes que podem diminuir o risco de algumas doenças, aumentar a defesa do organismo e reduzir o ritmo de envelhecimento celular.


Curgete como acompanhamento



Precisamos de uma Curgete ( abóbrinha) cortada em cubos.


Colocar a Curgete cortada em cubos numa frigideira.
Adicionar1 colher de sopa de azeite, sal, curcuma, noz-moscada e tempero seco, no meu caso coloquei tomilho.
Levar ao lume.

Mexer.
A Curgete vai largar água, o que ajuda na sua própria cozedura.
Deixar por uns minutos.


Quando estiver macia, está pronta.
Mais simples, não há!
Acompanha qualquer prato.


Serviu como acompanhamento de milaneses vegetarianas feitas com lentilhas laranja, salada e beterraba ralada.


Batata Doce na Frigideira


Esta receita tanto pode ser feita com Batata-doce, como com a normal inglesa.
Lavar a batata com casca muito bem, cortar ás rodelas grossas.
Cozer a vapor. Também pode cozer em água.
No meu caso, acrescentei brócolos.


Numa frigideira colocar 2 alhos picados, 2 colheres de sopa de azeite, um pouco de curcuma, coentros em pó, paprica ou outra especiaria a gosto.


Deixar fritar um pouco o alho e adicionar as rodelas da batata já cozida, como mostra a imagem.


Deixar a batata tostar um pouco de um lado e depois do outro. 
No final adicionei os brócolos também para ganhar gosto.

Muito bom! 



Esta receita não deve ser consumida por quem tem problemas digestivos, nem por quem se sente pouco saudável. Para quem está com problemas, e precisa urgentemente fazer uma alimentação anti-inflamatória e bem digerível, pode comer os mesmos alimentos, mas opta por os consumir cozidos.